Competências Gerais

Competência 10: Responsabilidade e Cidadania

Estudante deve ser capaz de atuar na construção de uma sociedade justa e solidária

BNCC prevê que crianças e no jovens sejam agentes transformadores. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

O que a BNCC diz
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Essa competência estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável. Veja aqui mais exemplos sobre como construir cidadania desde cedo.

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza.

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)

1. Incorporação de direitos e responsabilidades:
devem conseguir posicionar-se em relação a direitos e responsabilidades indo além de seus interesses individuais e considerando o bem comum.

2. Tomada de decisões: precisam possuir consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos.

3. Ponderação sobre consequências: necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento.

4. Análise e incorporação de valores próprios: vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o que é o certo a se fazer antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão.

5. Postura ética: reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões.

6. Participação social e liderança: realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola.

7. Solução de problemas ambíguos e complexos: ficar confortável e sentir interesse por lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.

Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
A área de Ciências Humanas tem contribuição essencial. Afinal, ser capaz de agir de maneira responsável e cidadã passa pelo entendimento sobre a influência da política e da economia na construção da sociedade, sobre quais processos resultaram (e ainda resultam) em desigualdades sociais e que efeitos elas têm. Também depende de compreensão sobre o que significa ser ético, entre outros pontos. A estratégia para os professores é colocar essas reflexões intencionalmente no planejamento. Clique aqui e se inspire.

Em Ciências da Natureza, a BNCC já prevê várias habilidades nas quais entram o aprendizado sobre o uso adequado dos recursos naturais e a preocupação com a sustentabilidade. Cabe ao docente reforçar iniciativas possíveis para o aluno incorporar em seu cotidiano comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente. Já em Linguagens, uma opção é mostrar a utilização da língua como instrumento para elaboração, por exemplo, de campanhas para mobilizar as pessoas no combate a preconceitos ou para a adoção de hábitos sustentáveis.

A construção da autonomia e a tomada de decisões são aspectos importantes desta competência e exigem ação prática. Isso pode ser trabalhado em aula por todos os docentes, ao permitirem que crianças e jovens façam escolhas sobre a atividade que será feita, por exemplo, e percebam as consequências de suas decisões. Mas também necessita ser exercitada além da sala, com apoio da gestão para abrir espaços de participação sobre o funcionamento da escola. É algo que pode ser feito de maneira gradual, com os estudantes influenciando em uma decisão simples até conseguirem interferir em outras mais complexas, de acordo com a faixa etária.

A competência na prática

Ano: 9º ano
Componente Curricular: Ciências.

Habilidade na BNCC: (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Como abordar: Pesquisa de campo, produção de textos e estudo em grupo para encontrar propostas para minimizar o acúmulo de resíduos na escola são opções pra trabalhar essas questões. Veja aqui 11 sugestões de planos de aula para ajudar no planejamento.

Ano: 2º ano
Componente Curricular: Educação Física

Habilidade na BNCC: (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto
comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

Como abordar: Explique a diferença entre omissão, competição e cooperação e depois proponha jogos de cooperação para as crianças
exercitarem na prática o que foi conversado.