Para usar com as crianças

Atividade: convide a turma a pesquisar sombra e luz em casa

Ao brincar com contornos de si mesma ou de objetos, a criança tem a oportunidade de aprender mais sobre a própria imagem e também de construir noções de conhecimentos científicos

Ilustração de duas crianças brincando com a luz e a sombra gerada a partir de uma lanterna
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Brincar com luz e sombra pode ser uma experiência muito criativa e provocadora para as crianças, e uma atividade pedagógica facilmente adaptável para a modalidade remota. O escuro é desafiador e exige habilidades como atenção, visão mais apurada e noções espaciais. Com as sombras, a criança pode aprender mais sobre si mesma e sobre os outros, por meio das imagens projetadas. E também pode construir noções de conhecimentos científicos ao, por exemplo, observar as variações de formato e de intensidade conforme a mudança na fonte de luz ou no anteparo. 

“Ao planejar atividades para o contexto remoto, as professoras precisam ter clareza do que esperam das crianças, no sentido de ações, investigações e possibilidades, levando em conta a realidade de cada família”, afirma Nilcileni Brambilla, professora de Educação Infantil, que participou do projeto Time de Autores de NOVA ESCOLA, elaborando planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Também são pontos importantes para considerar pensar em como pais e responsáveis podem participar, o que precisa ser adaptado e como as atividades serão realizadas a distância”, completa.

A seguir, você confere o passo a passo adaptado pela Nilcileni com base em um plano de aula desenvolvido pela professora Sandra Bonotto. Se sua escola voltou para as atividades presenciais, você pode verificar a versão original da proposta aqui

divisória de atividade

Brincando com luz e sombra

Estimule a turma a explorar as possibilidades de atividades em áreas externas ou dentro de casa


Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Materiais: Lanternas, aparelhos celulares, velas e outros objetos que emitem luz, lápis, folhas de papel e outros recursos para anotação.

Espaço: Pode ser feita ao ar livre ou dentro de casa.

Na BNCC: EI03ET03 - Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

EI01ET02 - Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

EI02ET02 - Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

EI03ET02 - Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.


PASSO A PASSO

1 - Planejando a atividade - Para planejar, verifique a realidade das famílias: todas têm lanterna, celular ou outro objeto que emite luz? Quais serão as adaptações que você terá de fazer? Com essas informações, pense nos objetivos da atividade e quais possíveis entregas esperar das crianças. 

2 - Convide a turma a pesquisar as sombras - Grave vídeo ou áudio propondo que as crianças observem as sombras. Oriente pais e responsáveis a prepararem a atividade junto aos os pequenos, mas é importante que as crianças tenham liberdade para tomar suas decisões com base nas próprias descobertas.

Se as famílias tiverem opção de estar em um ambiente externo - A criança pode ser convidada para brincar com a própria sombra. Peça para que os pais instiguem os pequenos com perguntas que fujam de respostas como “sim” e “não”, e permitam que elas explorem as possibilidades no momento em que interagem com a própria sombra.

Sugestões de perguntas: O que você já ouviu falar sobre sombra? O que você pensa que é preciso fazer para ter uma sombra? Ela está sempre no mesmo lugar? Do mesmo jeito? Por que nossas sombras são diferentes? 

Se a atividade for realizada dentro de casa, um teatro de sombra pode ser muito divertido. As famílias podem começar uma apresentação com ajuda de uma lanterna, celular ou até mesmo uma vela. Folhas de papel recortadas na silhueta de desenhos escolhidos pelas próprias crianças podem ser personagens interessantes para a atividade. Outro recurso simples é usar a própria mão ou até mesmo o corpo para reproduzir as sombras. O palco da apresentação pode ser um lençol pendurado em um fio ou mesmo uma parede. 

PONTO DE ATENÇÃO: Pontue para as famílias a necessidade de tomar cuidado durante a manipulação da vela: o ideal é colocá-la em um suporte e não deixá-la perto de objetos inflamáveis, como tecidos e papéis. 

Sugira aos pais e responsáveis escolherem com as crianças alguns objetos para verificar como fica a sombra deles, utilizando uma lanterna e uma parede branca (ou outro anteparo claro). No primeiro momento, o adulto pode segurar a lanterna e a criança manipular o objeto. Depois, podem inverter os papéis. 

Dê orientações para que as crianças explorem a criatividade durante a brincadeira. Convide as famílias a interagirem com as crianças e investirem no momento lúdico com elas. Diante de uma manifestação curiosa, é importante que os adultos as estimulem e avancem ainda mais no desenvolvimento daquele pensamento.

Sugestões de perguntas: Eu já fiz um bichinho na luz com as minhas mãos, agora é a sua vez, você pode criar o que quiser. Como a gente faz para a sombra deste objeto (algum dos escolhidos) ficar bem grande? Agora o desafio é deixá-lo  ficar bem pequeno, como podemos fazer isto?

3 - Peça que registrem e compartilhem - É importante orientar as famílias para que registrem os momentos com fotos, vídeos ou até mesmo áudio no WhatsApp. Tudo que elas conseguirem enviar do que foi feito durante a atividade é um ativo valioso para que você analise, melhore as orientações e planeje novas propostas com base nas respostas das crianças.

Além do registro do momento em si, peça para que as famílias gravem um áudio das crianças contando o que elas observaram. Pergunte o que elas fizeram e o que descobriram sobre a luz e a sombra. Os pais e responsáveis também podem compartilhar as impressões deles, adultos: como a criança realizou as atividades, qual foi a ajuda que ela pediu, que observações fez etc.

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