Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: olhando o mundo ao redor

Explore com os estudantes, de forma investigativa e afetiva, os espaços ocupados por cada um

A atividade também pode ser feita em família. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Este plano de aula foi elaborado pela professora Midian Kelly Carvalho Lessa e adaptado para aulas a distância por Danielle Ferreira. Ele foi selecionado pela consultora Sherol dos Santos por estimular habilidades que se espera que o aluno desenvolva nesta fase: saber-se sujeito histórico, entender seu lugar no mundo, compreender as fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro).

Essa atividade, segundo ela, é importante ainda porque pode ser feita em família. “Colabora para o envolvimento de todos, tem um caráter lúdico e pode ser realizado até num momento de descanso”, explica. Veja como aproveitar a ideia com seus alunos. Danielle assinala que a habilidade trabalhada no plano tem conexões com outras e elas podem dialogar entre si.

ATIVIDADE: OLHANDO O MUNDO AO REDOR

Pensando sobre o próprio lugar no mundo a partir de uma perspectiva histórica

Indicado para: Turmas do 1º ano

Na BNCC: EF01HI01

Materiais: documentos em PDF, prints de tela, WhatsApp. Quando possível: Padlet, Google Meet, Hangout, Zoom, Skype, Google Classroom ou outros aplicativos de vídeo.

1. Peça aos alunos que reúnam fotografias de atividades escolares  e familiares (Festa Junina, Carnaval, Natal, aniversários etc.): As orientações devem ser compartilhadas no primeiro dia da atividade proposta. Explique um pouco sobre os objetivos desta aula nesse momento. Você pode usar para isso o áudio do WhatsApp ou outro recurso disponível, se preferir e tiver acesso a mais opções. Diga que as fotografias selecionadas deverão ser mostradas por eles no grupo de WhatsApp da classe, ou de alguma outra forma, conforme o caso.

2. Lance para o grupo as seguintes questões: O que fazemos na escolas? Como vivemos em família? Direcione o debate para que os estudantes percebam a escola e a família como espaços de vivências específicas e que tenham noção de como cada ambiente proporciona diferentes experiências.

3.
Problematize: Há duas possibilidades. Você deve escolher a que mais esteja vinculada à sua realidade. Na primeira, você precisa estar com os estudantes em um momento síncrono: crie uma lista com lugares que existem ao redor da escola, com base no caminho que eles realizavam diariamente de casa para escola e da escola para casa.

Na segunda proposta de sistematização, que você pode realizar  em um momento assíncrono, compartilhe o arquivo de problematização disponível neste link. Peça aos alunos que leiam a lista.

Nas duas opções, após produzir/apresentar a lista, questione: Quais atividades são desenvolvidas nesse lugar? Qual a importância de cada lugar para a comunidade? Como aquelas pessoas colaboram na construção da história do bairro todos os dias?

Caso não seja possível compartilhar o arquivo, imprima o material e deixe disponível na escola para que os responsáveis pelo aluno possam retirá-lo. Se as crianças já estiverem alfabetizadas, peça que escrevam em um caderno as respostas e enviem uma foto no grupo. Senão, a opção é que enviem um áudio.

4. Peça para desenharem e descreverem vivências importantes: Peça aos alunos que façam desenhos escolhendo uma vivência que eles acham importante, ocorrida em um dos espaços descritos na questão anterior. Solicite que descrevam o lugar escolhido com detalhes e os motivos de terem optado por essa vivência. Essa descrição pode ser feita por vídeo, se possível, enviado ao professor. Se houver outros recursos, como aulas síncronas conjuntas, melhor, pois os alunos poderão interagir trocando suas apurações.

Para envolver as famílias, se for possível, sugira alguns vídeos para assistirem, como “Bairros” e “As cidades se transformam com o passar do tempo”.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Perceber ao meu redor: olhar o mundo, criado por Midian Kelly Carvalho Less, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Salvador (BA). Para conferir o plano original na íntegra, clique aqui.