Para usar com seus alunos

Baixe: livro com 8 personagens pouco conhecidas do nosso folclore

Criado com a pesquisadora Januária Cristina Alves, material revela figuras tão traquinas e assustadoras quanto o saci-pererê e a mula-sem-cabeça

A cachorrinha-d'água, um personagem famoso no Nordeste, ainda é pouco conhecida no resto do país. Ilustração: Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

Nem só de mula-sem-cabeça e saci-pererê vive o imaginário popular brasileiro. Há uma imensa variedade de tradições país afora - tanto que a jornalista e pesquisadora Januária Cristina Alves foi capaz de escrever um Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro (Edições Sesc/FTD), com figuras folclóricas de A a Z.

O livro foi lançado em 2017 e tornou-se referência não apenas para estudiosos, mas também para o grande público. E, nesta Caixa, você terá a oportunidade de desfrutar desse trabalho.

A pedido de NOVA ESCOLA, Januária selecionou oito lendas brasileiras para serem apresentadas aos alunos do Fundamental I. A seleção foi feita com base no Abecedário e na obra Personagens do Folclore Brasileiro (FTD Educação), da mesma autora. Foram privilegiados personagens menos conhecidos do rico repertório popular. Note a relação deles com as regiões do país e com outras figuras do folclore.

O resultado desse trabalho está nas páginas de um livro digital ricamente ilustrado pelo designer. Você pode fazer uma roda de leitura com a sua turma ou mesmo compartilhar o arquivo com as famílias.

Para baixar, clique no botão abaixo. Boa leitura!

BAIXAR O ARQUIVO