Para saber ainda mais

Recursos para criar ótimas aulas online

Conheça estratégias e ferramentas para implementar metodologias de ensino a distância, como a sala de aula invertida

Ilustração: Rafael Cerveglieri

A metodologia da sala de aula invertida pode ser dividida em três principais momentos: a preparação dos alunos, a atividade principal e a sistematização. Veja, abaixo, recursos e estratégias para cada um desses três momentos.

PARA A PREPARAÇÃO

Videoaulas
Grave você mesmo explicando alguns conceitos para os alunos. O YouTube permite que você faça transmissões ao vivo. É possível criar uma transmissão privada – que só você verá – e depois usar o link dessa transmissão para enviar a aula aos alunos. Veja como fazer isso aqui.

Vídeos da internet
Videoaulas do YouTube Edu podem ser utilizadas, além de outros vídeos disponíveis na plataforma. Também recorra a outros conteúdos disponíveis na plataforma. Para documentários, é possível usar o SPCine Play e o VideoCamp, que disponibilizam vários filmes gratuitamente.

Podcasts
Há conteúdos em áudio sobre diferentes temas disponíveis on-line e que usam linguagem descontraída e acessível. A plataforma Spotify disponibiliza uma sessão com programas de todo o mundo. Veja aqui como usar essa plataforma para ouvir podcasts.

Textos
Conteúdos em texto – e imagem – também são uma importante fonte de informação. Reportagens de portais como o Nexo ajudam a explicar questões da atualidade. O Joca também produz conteúdo voltado especificamente para estudantes. Você também pode sugerir que eles façam pesquisas em sites confiáveis (com o apoio dos pais), como o Scielo e o Google Acadêmico.

PARA A ATIVIDADE PRINCIPAL

Debate on-line
Faça uma videochamada com os alunos para discutir o que foi estudado, em que é possível interagir em tempo real com os estudantes. O Zoom permite que os estudantes participem ao mesmo tempo por até 40 minutos em sua modalidade gratuita e os Hangouts também podem ser uma alternativa.

Elaboração em grupo
É possível sugerir que os estudantes façam produções (em texto, apresentações, vídeo etc.). Uma alternativa é usar os recursos do Google Drive, que permitem a diversas pessoas incluir arquivos e os editar simultaneamente. Outra alternativa é o Dropbox, que também permite a inclusão e o compartilhamento de arquivos.

PARA A SISTEMATIZAÇÃO

Streaming on-line
O YouTube permite que você faça uma transmissão aberta, que os estudantes podem assistir apenas usando o link. Também é possível usar ferramentas de chat, como o Zoom e Hangouts.

Mural de tarefas
O Padlet permite que os estudantes anexem suas produções no formato de um mural. Também é possível comentar nos conteúdos postados por outras pessoas.

Quizzes e atividades
A Khan Academy disponibiliza videoaulas e sequências de exercícios – alinhados às habilidades da BNCC – que podem ser uma alternativa para que os estudantes finalizem o estudo. Após a atividade, realizar as atividades pode ajudar a consolidar o que foi discutido. Aos professores, a plataforma permite acompanhar o desempenho dos estudantes. Outro canal que pode ser útil é o Mentimeter (apenas em inglês), que permite realizar apresentação, lançar perguntas e analisar os resultados em tempo real.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!