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Sugestão de Atividade: Backup para o futuro

Ajude os alunos do 8º e do 9º ano a refletirem sobre a trajetória no Ensino Fundamental 2 e a traçarem caminhos para a vida

A estratégia da sala de aula invertida é sugerida para esta atividade. Ilustração: Caronte Design/Nova Escola

Indicada para as turmas do 8º e do 9º ano, a Sugestão de Atividade a seguir propõe que os estudantes relembrem vivências escolares, aprendizagens, e façam um backup - cópia de segurança - dessas lembranças. Essa será uma forma de se apropriarem delas, projetarem como elas poderão ser importantes para o futuro e fortalecerem a autoestima. Ela pode ser uma ferramenta interessante para que os estudantes revisitem suas trajetórias ao longo do Ensino Fundamental, ponto importante na construção de uma transição saudável para o Ensino Médio. 

Nova Escola Box ouviu o educador Samuel Andrade, autor do plano de aula original, sobre como adaptá-lo para o ensino remoto. Confira:

 

ATIVIDADE: BACKUP PARA O FUTURO 

Reflita com os alunos sobre a trajetória escolar no Fundamental 2 e oriente a produção de um livro de artista 


Indicado para: Turmas do 8º e do 9º ano

Materiais: Folhas, canetinhas, cola, tesoura, revistas para recorte e outros materiais de Arte diversos para que os estudantes construam os livros de artista. Como a atividade será realizada em casa, é importante que os alunos sejam avisados com antecedência para que providenciem os materiais. Os alunos podem ser estimulados a utilizarem materiais alternativos encontrados em casa, como embalagens pet ou papelão, por exemplo. 

Na BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Competências Gerais: 3, 4, 6 e 8.

PASSO A PASSO 

1. Adote a estratégia da sala de aula invertida: Para adaptar o plano de aula original para o ensino remoto, adote a estratégia da sala de aula invertida, ou seja, indique com antecedência aos estudantes leituras e vídeos para que eles tenham contato com o tema da atividade antes da aula.

2. Envie aos alunos perguntas que estimulem a reflexão: Antes da aula, mande para os estudantes materiais de referência e perguntas norteadoras para a discussão. Peça para que eles façam anotações sobre o que leram, viram e pensaram a partir das questões propostas, tais como: o que de mais valioso você considera ter desenvolvido ao longo do Ensino Fundamental? Quais aprendizagens são mais valiosas para você? O que mudou da pessoa que você era no início do Fundamental 2 para quem você é hoje? Quais qualidades e competências você desenvolveu?

3. Trabalhe com a realidade dos alunos e inclua a pandemia na reflexão: O cenário da pandemia pode ser inserido, já que uma questão que tem aparecido é a saudade que os alunos têm da interação com os colegas e do ambiente da escola. É importante trazer essas problematizações: o que mudou no contexto da pandemia? Do que você sente mais falta? A pandemia mudou a sua visão da escola? 

4. Oriente para a sistematização das reflexões: Para tornar a discussão em aula mais objetiva, provoque os estudantes a sistematizarem suas reflexões, como as seguintes proposições: defina em três palavras o que a escola significa para você. Ou: defina em uma frase o que a escola significa para você.

PONTO DE ATENÇÃO: A ideia é antecipar para um momento anterior à aula virtual as discussões que seriam feitas na aula 1 do plano original. Assim, o tempo da primeira aula pode ser aproveitado para a conversa e trocas com base nas reflexões que já foram feitas pelos estudantes. 

5. Socialize as discussões: No ambiente da aula remota, na aula 1, promova a discussão com base nas reflexões que os alunos já fizeram de forma individual. 

6. Apresente o conceito de livro de artista: Nesta segunda aula, é  hora de apresentar aos estudantes o conceito de livro de artista. Explique o que é um livro de artista, comentando que é uma obra de arte no formato de livro e não um livro sobre arte. Diga também que os livros de artista não seguem nenhuma regra, podem ter tamanhos e formatos diferentes, podem ser feitos em tiragens ou com apenas uma cópia. 

PONTO DE ATENÇÃO: Para contornar eventuais problemas de conexão, prepare antecipadamente uma apresentação com o conteúdo que será levado para a aula e envie aos alunos por WhatsApp, e-mail ou outra plataforma de sua escolha. Assim, eles terão um primeiro contato com o tema e poderão acompanhar o arquivo caso haja problemas com a internet na hora da aula remota. Nesta apresentação, inclua exemplos que contemplem a liberdade de criação que os artistas possuem ao criar esses livros. 

7. Discuta sobre a criação do livro: Use a aula para focar nas decisões de como criar o livro de artista: haverá páginas sequenciais? Cada uma conterá uma lembrança? Haverá uma sequência narrativa? Haverá textos, desenhos, colagens ou fotografias? Haverá uma capa? Como ela será feita? Estimule a criatividade e incentive os alunos a fugirem do formato tradicional de livro.

PONTO DE ATENÇÃO: Diferentemente do plano original, a produção do livro não será no ambiente de aula, e sim, como tarefa a ser apresentada depois pelos alunos. Neste caso, abra um canal de diálogo para que os alunos possam tirar dúvidas no decorrer do processo de produção do livro. Você pode criar um chat no WhatsApp com a turma ou organizar de outra maneira que funcione melhor para você. 

8. Encerre com uma breve conversa avaliativa: Inicie conferindo com os estudantes se eles ainda têm dúvidas sobre o que é um backup e como a atividade se apropria desse conceito para trabalhar a memória do Ensino Fundamental e as projeções para o Ensino Médio. Em seguida, proponha algumas questões, como: o que foi mais interessante e empolgante nesse processo? E mais desafiador? Vocês refletiram bastante sobre o passado e o futuro na escola. Que tipo de sentimento isso provocou em vocês?


Esta Sugestão de Atividade foi adaptada do plano de aula "Um backup das memórias de escola", produzido por Samuel Andrade, do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Você pode conferir o plano original clicando neste link.



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