PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Geografia: A relação com a Natureza no campo e na cidade

Estimule os alunos a refletirem sobre como eles se relacionam com elementos naturais e culturais no cotidiano e quais diferenças podem ser encontradas em áreas urbanas e rurais

Ilustração de objetos de trabalho em áreas rurais.
Ilustração: Letícia Moreno/NOVA ESCOLA

Nem sempre os alunos se dão conta de que muito do que há ao redor deles ou nos caminhos que fazem em seus deslocamentos diários faz parte da natureza.

Crianças que vivem em ambiente muito urbanizado podem entender que ela é algo distante, fora do alcance de sua rotina. O mesmo pode ocorrer com os alunos de escolas rurais ou próximas a reservas florestais. Eles podem pensar que apenas nesse tipo de ambiente é possível ter contato com a natureza.

Para ampliar o repertório e o olhar do aluno sobre o que está ao seu redor e em ambientes diferentes ao que ele vive, Marina Paulino, professora de Geografia e integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, traz na proposta abaixo uma sugestão de atividade para ser feita em um ambiente externo e arborizado em que o estudante possa usar o meio onde está para refletir sobre sua relação com a natureza.

divisória de atividade

ATIVIDADE: RELAÇÃO COM A NATUREZA

Explore a área externa de sua escola com os alunos para que eles identifiquem e reflitam sobre elementos naturais e culturais

Indicado para: Turmas do 2º ano

Na BNCC: EF02GE04 - Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares

1. Prepare a atividade. A aula se iniciará no espaço externo da escola. Se possível, busque um ambiente onde haja elementos naturais e culturais no mesmo ambiente para que seja possível aos alunos identificarem as diferenças entre esses elementos.

2. Questione os alunos sobre como se relacionam com a natureza. Sugira que os alunos fiquem sentados em círculo. Conte que o tema da aula de hoje são as formas de se relacionar com a natureza. Pergunte a eles o que significa se relacionar com a natureza e como esta é presente no dia a dia das atividades que fazem cotidianamente. Deixe os alunos refletirem e compartilharem o que pensam como toda a turma.

3. Conte uma história. Nesse momento, o professor deverá contar aos alunos a história de Teresa (veja a seguir). Caso o professor julgue pertinente, ele pode levantar algumas questões sobre em que sentido a vida da menina é diferente da vida deles.

Teresa é uma menina que vive no campo. Todos os dias ela ajuda sua mãe a cuidar do pomar e dos animais. Seu pai conseguiu um emprego e ela precisará se mudar para a cidade. Teresa está chateada, pois tem medo de não ter mais contato com a natureza. O que ela deve fazer para continuar a ter contato com a natureza?

PONTO DE ATENÇÃO: Para as escolas rurais, o professor pode levantar a questão de como a vida de quem vive na cidade pode ser diferente da realidade deles. Pode também levantar questões sobre como eles se sentiriam se estivessem na mesma situação de Teresa.

4. Passeio pela área externa. Nesse momento, convide-os para um passeio pelo espaço que concentra mais elementos naturais – pode ser um jardim, uma horta ou qualquer espaço aberto em que possam observar elementos da natureza, como árvores, pássaros, terra etc. Se possível, organize também um passeio nos arredores da escola, para que seja feita a observação dos elementos naturais e como esses elementos fazem parte do dia a dia dos alunos. Nesse momento é importante explorar ao máximo a natureza que os cerca.

PONTO DE ATENÇÃO: Para as escolas rurais, é interessante que o professor leve os alunos para passearem ao redor da escola e observarem todos os elementos naturais que eles reconhecem. O professor pode auxiliar os alunos na reflexão sobre como eles imaginam que seria a escola em um ambiente urbano. Quais seriam essas diferenças? Nesse caso, providence imagens diferentes de escolas no ambiente urbano para que eles possam fazer comparações e apontar as diferenças.

5. Carta a Teresa. Por fim, peça que os alunos escrevam uma carta para Teresa, em que vão relatar o contato que eles têm com a natureza em seu dia a dia. Para isso, resgate com os alunos a investigação feita na área externa. Se quiser ampliar ainda mais a proposta, faça um breve questionamento sobre outras formas de contato com a natureza fora da escola. Aproveite esse momento para fazer uma comparação entre as formas de se relacionar com ela, levando em consideração a vida de Teresa e a realidade local dos alunos.

PONTO DE ATENÇÃO: Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em um texto coletivo, dependendo do nível de alfabetização da turma.

6. Atividade extra. Caso a escola tenha espaço e disponibilidade, sugira que os estudantes organizem um espaço de contato com a natureza dentro do âmbito escolar. Eles podem planejar a criação de um pomar ou uma horta, ou, simplesmente, plantar árvores nos arredores da escola.

divisória de fechamento