Acordo de Paris, desmatamento e acesso à água: como trabalhar Sustentabilidade em 2021
A promessa do presidente eleito dos EUA de voltar a cumprir medidas para controlar o aquecimento global e a fiscalização dos biomas brasileiros prometem ser assuntos relevantes no próximo ano
O debate sobre a importância de se cuidar da natureza ganhou ainda mais força em 2020. As trágicas notícias, ao longo deste ano, sobre os incêndios no Pantanal e na Amazônia reforçaram a urgência em discutir e agir acerca da preservação ambiental. O tema promete continuar em evidência em 2021, com destaque para discussões internacionais sobre tratados climáticos - Os Estados Unidos prometem, por exemplo, voltar ao Acordo de Paris - e a intensa fiscalização de índices de desmatamento.
“É importante que os docentes usem temas da contemporaneidade para trabalhar as questões úteis para a vida das crianças para sempre. Elas precisam ser ajudadas a compreender dados, analisar informações que as ajudam, entender os contextos e desenvolver habilidades que sirvam para exercer a sua cidadania”, explica Rodrigo Mendes, coordenador pedagógico de Ciências da escola Móbile, em São Paulo.
O debate sobre o meio ambiente também permite abordar questões que impactam diretamente na vida das pessoas e que, infelizmente, seguem atuais, como a falta de saneamento básico e de acesso à água por parte de muitos brasileiros. De acordo com dados da pesquisa Munic 2017, realizada pelo IBGE, 41% das cidades brasileiras ainda sofrem com racionamento ou falta de água no abastecimento diário.
Abaixo, listamos algumas datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente e três temas sobre preservação ambiental e escassez de recursos naturais que podem ser abordados em sala de aula no próximo ano.
DATAS RELACIONADAS À LUTA PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
- 3 de março
Dia Mundial da Vida Selvagem (a data celebra a grande diversidade de animais e plantas selvagens existentes no planeta)
- 21 de março
Dia Mundial da Floresta
- 22 de março
Dia Mundial da Água
- 22 de abril
Dia Mundial da Terra
- 28 de abril
Dia da Caatinga
- 22 de maio
Dia Internacional da Biodiversidade
- 27 de maio
Dia Nacional da Mata Atlântica
- 31 de maio a 5 de junho
Semana Nacional do Meio Ambiente
- 5 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente
- 17 de julho
Dia de Proteção às Florestas
- 14 de agosto
Dia do Combate à Poluição
- 27 de agosto
Dia da Limpeza Urbana
- 5 de setembro
Dia da Amazônia
- 11 de setembro
Dia do Cerrado
- 4 de outubro
Dia Mundial dos Animais
- 24 de novembro
Dia do Rio
- 30 de novembro
Dia do Estatuto da Terra
TRÊS TEMAS DE MEIO AMBIENTE PARA RELACIONAR COM A BNCC
Veja sugestões para trabalhar desmatamento, falta de acesso da população à água e o Acordo de Paris com os alunos
Desmatamento da Amazônia e do Pantanal
Como trabalhar em Geografia:
Aqui, o objetivo pode ser ajudar as crianças a analisarem as razões e consequências do desmatamento nos dois biomas brasileiros. De acordo com Rodrigo, é importante que os professores trabalhem com mapas e gráficos. “Quando a gente fala para crianças que as queimadas no Pantanal aumentaram 12%, é difícil para elas compreenderem a dimensão disso. É importante trabalhar com escalas, apresentar esses dados de forma comparativa e que as ajude a entenderem os significados desses números em suas vidas”, diz.
Planos de Aula NOVA ESCOLA relacionados ao assunto:
Habilidade da BNCC de Geografia relacionada:
6º ano
EF06GE11 - Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
A escassez de água no Brasil
Como trabalhar em Ciências:
Esse é um tema recorrente e seus desdobramentos ganham força com o aumento da degradação do meio ambiente. Para Rodrigo Mendes, a escola precisa ajudar os alunos a terem consciência do país onde moram. "Independentemente da etapa do Ensino Fundamental, elas precisam aprender a olhar os dados, descobrir sobre a quantidade de cidades que não têm saneamento básico, quantas pessoas não têm acesso à água. Não é só falar que esse problema existe, é preciso quantificá-lo. E as crianças precisam enxergar isso com números próximos à sua realidade”, reflete. Ele sugere também, propor aos alunos que investiguem o volume de água que consumimos em casa, a quantidade utilizada na cadeia produtiva de alimentos e roupas.
Na BNCC, muitas habilidades dialogam com esse assunto (destacamos algumas, mais adiante). E existe até uma competência específica da área de Ciências da Natureza:
Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Planos de Aula NOVA ESCOLA relacionados ao assunto:
- Plano de Aula - 3º ano - O uso consciente da água
- Plano de Aula - 5º ano - Distribuição de água potável
- Plano de Aula - 8º ano - Água um recurso essencial
Habilidade da BNCC de Ciências e Geografia relacionadas:
- No Ensino Fundamental 1
3º ano, em Geografia
EF03GE09 - Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
5º ano, Ciências
EF05CI04 - Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
EF05CI02 - Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
- No Ensino Fundamental 2
8º ano, em Geografia
EF08GE20 - Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.
O Acordo de Paris
Como trabalhar em Geografia:
O Acordo de Paris obriga todos os países signatários a manterem o aumento da temperatura média do planeta "bem abaixo" de 2 graus em relação aos níveis pré-industriais e a prosseguir os esforços para limitar esse crescimento a 1,5 grau. Os Estados Unidos vão retornar ao Acordo em 2021 e, com isso, segundo especialistas, o Brasil deverá sofrer pressões. A queima de árvores é uma das principais causas do aumento das temperaturas, e os biomas brasileiros têm sofrido com isso neste ano.
É possível analisar os contextos geopolíticos de como os países têm se portado em relação às questões ambientais. Por exemplo: o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, prometeu que o país voltará a cumprir as metas do Acordo de Paris em seu governo, posição oposta à da administração de Donald Trump. Ou como a China, originalmente um país extremamente poluidor, passou a se movimentar na adoção de medidas de preservação do meio ambiente.
Plano de Aula NOVA ESCOLA relacionado ao assunto:
- Plano de Aula - 8º ano - Guerra comercial entre potências: “Made in China” x “America First”
Habilidade da BNCC de Geografia relacionada:
8º ano
EF08GE07 - Analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
Como trabalhar em Ciências:
Uma boa sugestão é relacionar a necessidade imposta pelo Acordo de Paris de se controlar o aumento da temperatura global às matrizes energéticas menos ou mais prejudiciais ao meio ambiente.
Plano de Aula NOVA ESCOLA relacionado ao assunto:
- Plano de Aula - 8º ano - Fontes de geração de energia elétrica
Habilidade da BNCC de Ciências relacionada:
8º ano
EF08CI06 - Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termoelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
Ilustrações: Veridiana Scarpelli/NOVA ESCOLA
Mais sobre esse tema