Instrumento para baixar: Diagnóstico sobre as relações étnico-raciais em sua escola
Para compreender como estão as práticas cotidianas, o trabalho pedagógico e o caminho já percorrido em direção ao respeito à diversidade na escola, inspire-se nesse questionário sobre as 5 dimensões que precisam ser avaliadas pela equipe gestora
Para quem lida com formação de gestores e de professores em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nas escolas, uma palavra é chave para começar as transformações: compromisso. Em primeiro lugar, o comprometimento com as posturas antirracistas é responsabilidade da equipe gestora. O discurso da busca pela qualidade da Educação anda até desgastado, mas a priorização da questão étnico-racial se mostra urgente. “É preciso entender que não existe Educação de qualidade se ela for racista”, defende Jussara Nascimento dos Santos, responsável pela ERER no Núcleo de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de São Paulo.
Uma avaliação diagnóstica começa bem se for tratada institucionalmente. “É importante que os professores e gestores reflitam sobre suas práticas, para que percebam onde estão falhando ou não. Ao realizarem um questionário, eles podem entender que não se trata de uma questão pessoal e, sim, do coletivo escolar”, explica Rosa Margarida de Carvalho Rocha, especialista em Estudos Africanos e Afro-brasileiros e Mestre em Educação e consultora deste Box.
Só o fato de realizar um diagnóstico da unidade escolar já sinaliza para a equipe pedagógica que não basta realizar projetos especiais ou organizar celebrações no mês da consciência negra, e que o assunto não evolui se for a bandeira de um ou dois professores com suas turmas. “Isso está longe de ser a implementação da lei, e agora, após 18 anos, devemos buscar uma consolidação da ERER”, ressalta.
Mesmo em capitais onde existe uma política consolidada, como Belo Horizonte, onde um plano municipal de promoção da igualdade racial é seguido por todas as secretarias e uma Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade Étnico-Racial funciona dentro da Secretaria de Educação, a questão precisa avançar. “Vemos que ainda há muita disparidade entre as escolas: tem algumas extremamente envolvidas, outras que estão iniciando a discussão e as que fingem que a discriminação não existe”, conta Janaína Dias Felipe, mediadora da SME e coordenadora do núcleo de estudos para relações étnico-raciais da regional noroeste de BH (as escolas são divididas entre nove regionais).
Antes de começar a fazer um plano de ações com o objetivo de consolidar as leis federais 10.639/03 e 11.645/08 na sua escola, é preciso considerar o que observar no cotidiano para elaborar um diagnóstico. Para além de verificar se os conteúdos previstos (África, afro-brasileiros, indígenas e Educação para as Relações Étnico-Raciais) estão sendo contemplados, a especialista Rosa Margarida sugere formular questões reflexivas que se encaixem nas seguintes dimensões do universo escolar:
1. Temática étnico-racial
2. Material de apoio
3. Diálogo com a família e a comunidade
4. Relações entre pessoas
5. Ações pedagógicas e da gestão
O diagnóstico-modelo que você pode baixar a seguir baseia-se em um material de sua autoria, publicado no Caderno Afropedagógico, da Coleção Que História é essa? Clique no botão abaixo para abrir e efetuar o download. O arquivo está em formato Excel (para ser preenchido digitalmente).
O documento está dividido em seis abas, sendo uma para cada dimensão relacionada às relações étnico-raciais e uma última para trazer uma visão consolidada de todas elas. O gestor ou gestora devem marcar em cada um dos pontos presentes nas abas da planilha se o trabalho está consolidado (verde), em desenvolvimento (amarelo) ou ainda por fazer (vermelho) em suas escolas. Ao final, ele deve somar os pontos que foram classificados com as cores verde e amarela para saber o resultado, que deve ser avaliado da seguinte forma:
De 18 a 25 pontos: SIGAM EM FRENTE! Parabéns! A escola tem procurado desenvolver um bom trabalho e o caminho está sendo bem trilhado.
De 17 a 09 pontos: ATENÇÃO! Algumas ações têm sido desenvolvidas, mas outras precisam ser implementadas com urgência! Procurem avançar cada vez mais!
Abaixo de 08 pontos: CUIDADO! Sua escola parou no tempo! Reflita sobre os resultados e reinicie o trabalho!
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