Para saber mais - Artes

Música e arte: o que ouvir e apreciar para começar o ano

Conheça recomendações para desfrutar os primeiros dias do ano no universo musical e no campo das artes

Colagem fotográfica do grupo musical The Beatles sobre fundo ilustrado abstrato.
Ilustração: Laíssa Moreira/NOVA ESCOLA

Do colorido psicodélico dos anos 1960 nas imagens dos Beatles aos balanços da música brasileira de Zeca Baleiro, selecionamos sugestões de discos, documentários e experiências musicais para ouvir, apreciar e aumentar o volume do início do ano.


Leia também:

Livros e escritores com olhar inclusivo para ler e expandir os horizontes em 2022 
Streaming + Cinema: filmes e séries que valem a pena assistir
Educação Infantil: 5 referências culturais para curtir com crianças e bebês


divisória

Documentário Musical | Get Back - Beatles - Disney+ 

Uma olhadela nos bastidores das criações e nos primeiros dias de janeiro de uma das bandas mais influentes do rock, os Beatles, é motivo suficiente para interessar no documentário Get Back (2021), dirigido por Peter Jackson (da saga O Senhor dos Anéis). A obra apresenta, ao longo de mais de 8 horas de documentário, cenas para beatlemaníacos nas imagens raras, as quais, em muitos momentos mostram composições, a troca artística (e de farpas) entre John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Para ser visto (e ouvido) em muitos dias ou, para quem tem fôlego, tudo de uma vez.


Disco | Canções d'Além-mar - Zeca Baleiro 

O disco venceu o Grammy Latino de 2021 de melhor álbum de MPB e é o 14º do cantor e compositor maranhense de 55 anos, que venceu a honraria após nove indicações. As músicas tecem diálogos transatlânticos e prestam homenagem a autores portugueses, tais como Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto, Zeca Afonso, Rui Veloso e Carlos Tê, Jorge Palma, António Variações, Ornatos Violeta, Vitorino, João Gil e João Monge e também José Cid. 


Canal | Hélio Ziskind

A vasta discografia do compositor Hélio Ziskind, dedicado ao universo infantil e à exploração lúdica da musicalidade com os pequenos, aparece reunida no canal do YouTube, no qual é possível ouvir e apreciar clássicos como Banho É Bom (presente na trilha sonora do Castelo Ra-Tim-Bum) e experimentações como O Som e o Sint (1988), trilha sonora para acompanhar o livro O Som e o Sentido, de José Miguel Wisnik, composta utilizando sintetizadores para recontar a história das músicas de diversos países e civilizações.


Exposição | Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros

A mostra, também acessível no meio digital #CarolinaNoIMS, é dedicada à literatura e trajetória da autora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), internacionalmente reconhecida pelo retrato da vida real da pobreza no Brasil dos anos 1960 expresso no livro Quarto de Despejo. Atenta às desigualdades e contradições de sua época, os registros de Carolina são uma lente rica para olhar para a realidade de nosso país ainda hoje.

divisória

Mais sobre esse tema