Para sua formação

Livros, artigos e sites sobre a obra de Henry Wallon e o papel da afetividade

Veja uma seleção de materiais para se aprofundar nos estudos do educador francês que colocou o afeto no centro da discussão sobre o processo de aprendizagem

Ilustração de Livro
Imagem: Getty Images

“O método da Pedagogia da Presença é supersimples. O educador tem de se educar para escutar e educar-se para observar o conjunto dos acontecimentos reais que transcorrem ante os seus olhos, desde a hora em que chega até a hora de dormir.”  Assim o pedagogo mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa (1949-2011) resume as ideias que desenvolveu, visando melhorar a qualidade da relação entre professores e alunos. Para ele, que integrou a equipe responsável pela redação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a presença, ou seja, o relacionamento afetivo saudável entre educadores e educandos, é imprescindível no contexto escolar.

“É uma necessidade básica, pois o primeiro passo para o educando superar suas dificuldades pessoais é a sua reconciliação consigo mesmo e com os outros.”

Segundo Antônio Carlos, essa capacidade de fazer-se presente não é um dom, mas uma aptidão que pode ser aprendida.

As escolas Amorim Lima e Waldir Costa se basearam na Pedagogia da Presença e em ideias similares, entre outras, para consolidar as transformações pelas quais passaram.

O educador francês Henry Wallon (1879-1962) é outro defensor da afetividade como motor propulsor para a aquisição e consolidação do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Para ele, o processo de evolução de uma pessoa depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente onde se encontra.

De acordo com Wallon, a afetividade apresenta-se de três maneiras: pela emoção, pelo sentimento e pela paixão. Para ele, a emoção é a mais visível das manifestações.

Quer se aprofundar no tema? Então confira estas leituras:

1- Por uma Pedagogia da Presença, por Antônio Carlos Gomes da Costa e Pedagogia da Presença.

2- Protagonismo Juvenil: O que é e como praticá-lo

3- Afetividade e aprendizagem: Contribuições de Henry Wallon, por Laurinda Ramalho de Almeida (Edições Loyola). Trata-se de um livro que aborda o conceito de afetividade no contexto escolar, numa análise das ideias de Henry Wallon.  E se você quiser já ter o primeiro contato com Wallon, você pode consultar este texto.

Capa do livro4- Henry Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento, por Izabel Galvão (Editora Vozes). A obra apresenta para o leitor como se dá, a partir da concepção de Henry Wallon, o desenvolvimento da pessoa nos vários domínios e nas relações com o meio social.

A educadora Ana Elisa Siqueira, diretora da EMEF Amorim Lima, em São Paulo (SP) também fez uma lista com sugestões de leitura. Confira abaixo.

capa de livroA Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir, por Rubem Alves (Papirus Editora). Nesse livro, o autor descreve como funciona a Escola da Ponte, em Portugal.

A Roda de Conversa e a Democratização da Fala Nesse texto é possível encontrar algumas referências sobre esse método, que consiste na criação de um espaço de expressão para o educandos, no aprendizado da escuta dos outros e de si mesmo.

Currículo, Território em Disputa, de Miguel G. Arroyo Doutor em Educação, Miguel Arroyo descontrói o currículo e a grade curricular, abrindo uma outra possibilidade de Educação escolar.

Lúcia Cristina Cortez, diretora da Escola Waldir Garcia, de Manaus, também deu indicações voltadas principalmente para a Educação Integral, que você pode conferir a seguir.

Centro de Referência em Educação Integral  Neste site você pode encontrar conceitos sobre Educação Integral.

Fundação SM – Práticas pedagógicas para Educação Integral, em parceria com Itaú Social e outras instituições ligadas à Educação  Aqui, o Centro de Referências em Educação Integral, com o apoio de diversos parceiros, oferece um conjunto de materiais cuja proposta é trazer subsídios, ferramentas e dicas para que os educadores possam implementar práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes.