Para organizar o ano

Instrumento: tabela para organizar os dados de avaliação dos alunos

Baixe um modelo de planilha que permite detalhar os materiais e atividades feitas pelos estudantes, a frequência de cada um deles e a média das turmas em cada componente curricular

Ilustração abstrata de cubo mágico com objetos (lápis, tesoura e papel) desenhados em suas faces.
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Para saber o que deu certo e o que deu errado ao longo do ano letivo, avaliar de modo justo e traçar estratégias para o ano seguinte, é importante partir de evidências e dados. Ausência, presença, possibilidade de acesso às atividades on-line, entrega das atividades impressas, qualidade das entregas, participação nas aulas, notas das avaliações, tudo precisa ser considerado. Se a escola tem claro quais critérios serão utilizados para avaliar os alunos, as tomadas de decisão não serão subjetivas e baseadas em achismos como “esse aluno merece, esse outro não”.

Segundo Jane Reolo, coordenadora de projetos socioeducacionais no Instituto Unibanco e diretora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo, o problema ocorre quando os gestores só definem os indicadores avaliativos e solicitam os dados no fim do ano. No planejamento do ano letivo ou do semestre, já devem ser elencados quais dados são importantes, pois eles vão orientar a prática pedagógica e os projetos da escola.

Além de valores numéricos, como as notas e o número de faltas, os professores podem considerar questões como presença qualificada (participação e contribuição nas aulas) e tempo dedicado ao estudo. Além disso, também é importante anotar observações sobre os alunos, tais como: se ele trabalha ou se a família está passando por alguma grande dificuldade.

No que diz respeito à comparação de dados, o que geralmente é feito através de uma média de notas do aluno ou da turma, é preciso ter cuidado. “A média é um número que espelha algo que está acontecendo, a questão é a análise que é feita disso. Precisa ter cruzamento de dados e análise de vários fatores para entender o que está gerando aquele número. O problema e a resolução não estão nos dados, mas na capacidade analítica que a gestão tem sobre eles”, comenta Jane.

Confira e faça o download de um modelo de tabela para organizar os dados da escola antes e durante o conselho de classe. Lembre-se de adaptá-lo para a realidade da sua escola e segundo os critérios de avaliação já estabelecidos com a equipe.

BAIXE O INSTRUMENTO