Para usar com seus alunos

Conheça recursos digitais disponíveis e gratuitos para dar aula a distância

Opções vão de aplicativos de teleconferência a plataformas de podcast - e incluem, ainda, milhares de livros digitais

Ilustração: Humaaans e Freepik (adaptado por Patrick Cassimiro)

Desde que concluiu a graduação, em 2017, o professor de geografia Olavo Vitorino, da rede pública de Natal (RN), cria conteúdos digitais para suas turmas. Começou com o que tinha à mão na época: a câmera e o microfone do seu notebook pessoal e ferramentas gratuitas do Google, como o Documentos e o Formulários. "Uma dificuldade era fazer isso chegar aos alunos, então eu associei essas ferramentas às redes sociais", explica. O educador compartilha o que produz por meio dos aplicativos de mensagem, como Whatsapp e Telegram, e usa seu perfil no Instagram para engajar alunos e colegas de profissão. 

Mas, nas últimas semanas, com escolas fechadas por causa da pandemia de Covid-19, o uso da tecnologia deixou de ser uma opção e se tornou a única alternativa em redes públicas e privadas que decidiram não paralisar inteiramente o ano letivo. O problema é que muitos professores - e esse pode ser o seu caso - nunca tiveram a experiência de ensinar à distância e não sabem o que fazer. E agora?

Um primeiro passo pode ser conhecer boas ferramentas digitais e entender as possibilidades de interação que eles oferecem. Para ajudar você, NOVA ESCOLA preparou uma lista de recursos gratuitos e fáceis de usar. As dicas são do próprio Olavo e do professor de história Wagner Gonçalves, de Joinville (SC). 


Ferramentas Google

Qualquer um que tenha uma conta do Gmail tem acesso a uma cartela de ferramentas que podem ser usadas para preparar não apenas o roteiro das aulas, como também os materiais de apoio oferecidos aos estudantes. 

No Apresentações, por exemplo, é possível criar facilmente uma sequência de slides para as aulas. Já o Formulários permite a criação de atividades de perguntas e respostas. 

Os recursos são intuitivos gratuitos. Para criar uma conta do Google, basta acessar gmail.google.com e seguir as instruções.

A conta também vai permitir o acesso ao Google Classroom, uma ferramenta que cria uma sala de aula virtual. Usando o serviço de armazenamento em nuvem da própria empresa, o Classroom facilita a relação entre estudantes e docentes, colocando instruções e deveres de casa em um mesmo ambiente virtual. O ambiente do Google Classroom permite compartilhar arquivos, criar lembretes, corrigir provas e conversar com a turma em tempo real por meio de um chat. 

Videochamadas

A mesma conta do Google também dá acesso ao Hangouts, ferramenta de videoconferências que pode ser usada para transmitir aulas ao vivo. Para usá-la, basta um computador com acesso à internet, câmera e microfone ou um smartphone com o aplicativo instalado

Na versão paga, o Hangouts Meet, oferece a possibilidade de até 250 pessoas participarem da chamada simultaneamente - ou seja, cabe a turma toda. Até o dia 1 de julho, o Hangouts Meet estará disponível gratuitamente em todo o mundo, devido à pandemia. 

O aplicativo Zoom também pode ser uma boa alternativa para aulas ao vivo em vídeo. Ele permite até 100 pessoas em cada chamada, tem chat e oferece a possibilidade de compartilhar a tela. Para usar o Zoom, basta fazer o download do aplicativo e se cadastrar - os alunos também precisarão do aplicativo para acessar a chamada.

Livros e jogos

Como resposta às medidas de isolamento social da pandemia de coronavírus, a Amazon liberou acesso gratuito a uma seleção de livros eletrônicos. Qualquer um que tenha uma conta na Amazon pode baixar os livros da plataforma Kindle, bastando ter o aplicativo instalado no celular ou o usando online no navegador. 

Para quem quer apostar em jogos para animar as aulas, o Kahoot é um bom aliado. O aplicativo, que pode ser baixado ou usado no navegador, permite a criação de quizzes com pontuação, podendo funcionar como uma competição entre os alunos. A plataforma já tem, também, diversos testes de conhecimentos gerais prontos que podem ser acessados pelos usuários. 

E para os pequenos, de zero a quatro anos, o portal Kinedu oferece diversos exercícios e jogos de desenvolvimento, em vídeo, separados por faixa etária. O acesso gratuito a todo o conteúdo do site está liberado até o dia 15 de abril. 

Ferramentas de áudio

Quem quiser investir em podcasts e conteúdos exclusivamente em áudio pode usar ferramentas como Castbox e Anchor. Ambas permitem que o usuário faça upload gratuito de arquivos de áudio, que ficam armazenados em uma playlist em formato de linha do tempo. A partir delas os arquivos podem ser compartilhados em agregadores de podcasts, como o Spotify. 

Os alunos podem ouvir as aulas na própria plataforma ou nos agregadores. No caso do Spotify, por exemplo, para ouvir é preciso criar uma conta gratuita, e o Google Podcasts pode ser acessado com a conta do Google. 

Para editar os arquivos gravados, uma boa opção gratuita é o software Audacity, que também permite captura de áudio de outras fontes (como vídeos na internet).

Ferramentas de vídeo

Conteúdos em vídeo estão na ponta dos dedos todos os dias, o que pode ser um atrativo para os alunos na hora de consumir o material da aula. 

Assim, um bom aliado pode ser o Instagram, que permite vídeos de até um minuto na linha do tempo, mas também conteúdos mais extensos na sessão IGTV - ambos permitem comentários e compartilhamento. Para usar o Instagram é necessário instalar o aplicativo e criar uma conta. 

Outra plataforma gratuita de vídeos, de fácil acesso e uso, é o YouTube e para postar vídeos no site basta ter uma conta do Google. A plataforma dispõe de um editor de vídeos embutido, o que pode facilitar para quem está começando, já que dispensa o uso de um programa de edição à parte.

Além destes, durante a pandemia, o portal Stoodi está com acesso gratuito liberado. A plataforma dispõe de videoaulas, exercícios e correção deles em vídeo. É possível criar um usuário vinculado ao perfil do Facebook ou usando apenas o e-mail e celular. 


powered by Typeform

Mais sobre esse tema