Para se preparar

Livros, sites e materiais para saber mais sobre Ciências

Sugestões de conteúdos para ajudar a compreender e aplicar as propostas do documento

Ferramentas podem ajudar professores na elaboração de aulas de Ciências. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

Um dos destaques da BNCC é a proposta de um ensino de Ciências pautado pela investigação. Diversas instituições e organizações têm materiais e ferramentas que podem colaborar para o planejamento de aulas. Há também livros com referências sobre os conceitos que nortearam a construção do documento. Veja a seguir quais são:

LIVROS

Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, Anna Maria Pessoa de Carvalho
Para quem quer compreender melhor as características do ensino de Ciências por investigação, este livro traz uma série de artigos que podem ajudar professores a aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.

Ensino híbrido – personalização e tecnologia na educação, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani
Para quem quer conhecer melhor estratégias e dinâmicas para uma aula baseada em metodologias que propõem a integração entre educação e tecnologia, este livro traz a experiência de diversos professores brasileiros na implementação de ensino híbrido, em escolas públicas e privadas. Você encontrará mais informações para criar uma aula no modelo de sala de aula invertida ou de rotação por estações, por exemplo.  

Física mais que divertida, Eduardo de Campos Valadares
Traz diversos experimentos que podem ser trabalhados em sala de aula, alguns simples e outros um pouco mais complexos. A maioria utiliza materiais de baixo custo e fácil aquisição.

VÍDEO

Passo a passo de como fazer plástico com batatas e vinagre
Disponível em: http://bit.ly/2uA7D9o
Um experimento prático para que os alunos tivessem contato com o conteúdo teórico abordado em sala de aula. 

SITES E FERRAMENTAS DIGITAIS

Phet
Site com diversos simuladores que podem ser utilizados nas aulas de Ciências para promover a investigação de fenômenos por meio da experimentação de hipóteses e analise de variáveis. São diversos os temas abordados, como fotossíntese, densidade, estrutura do átomo e formação de moléculas.

Ponto Ciência
Banco de práticas experimentais colaborativo, no qual é possível ter acesso ao passo a passo, com fotos e vídeos, de atividades de Química, Física e Biologia. Também dá para compartilhar suas experiências.

Experimentos de STEM
Site com dicas de experimentos de STEM com ênfase no uso de recursos digitais, robótica e programação. Desenvolvido pela Microsoft em parceria com diversas instituições.

Sci Journal
O aplicativo Sci Journal pode ser um excelente recurso, que transforma um smartphone em diversos sensores para movimento, luminosidade e até magnetismo. Ideal para usar nas aulas de Ciências.

Simulador laboratório maker
Com a abordagem STEM, surge também uma nova linha de laboratórios educacionais de alta tecnologia, conhecidos como espaços maker. Eles são equipados com materiais como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura e eletrônica, entre outros. O Porvir lançou um guia para ajudar escolas no planejamento e montagem desses espaços. 

ACERVO NOVA ESCOLA 

Estudo sobre nutrição muda hábitos alimentares
Disponível em: http://bit.ly/2O61zMC
Essa matéria de 2015 mostra com detalhes como uma turma de 4º ano refletiu sobre informações nutricionais e passou a se alimentar de forma mais saudável. 

De qual passarinho é aquele ninho?
Disponível em: http://bit.ly/2U8mNgC
A turma da professora Luana não perde a chance de observar as aves no entorno da escola. E ficou craque nos processos de investigação científica.

O que você não sabe e não ensina sobre HIV
Disponível em: http://bit.ly/2uzpmxQ
Um surto de Aids entre jovens em idade escolar e a vinda de novos remédios ao Brasil são informações importantes para abordar

Conheça a cadeia produtiva do papel
Disponível em: http://bit.ly/30WwXTd
Mais que reciclar, a classe vai entender as mudanças químicas e físicas dessa indústria 

Nem todo plástico vem do petróleo
Disponível em: http://bit.ly/2GvpYqI
Com muito estudo, debate experimentação, uma turma de 9º ano desvendou os segredos dos polímeros.

Confira mais de 250 planos de aula de Ciências 
Disponível em: http://bit.ly/316yS7O
Planos de aula gratuitos e alinhados à BNCC, com atividades da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental. 

Mais sobre esse tema