Em novembro

Tire suas dúvidas sobre Consciência Negra no nosso Canal com Especialista

Em novembro, assinantes do Box possuem acesso exclusivo para enviar perguntas para a especialista em estudos africanos e afro-brasileiros, Rosa Margarida de Carvalho

Crédito: Getty Images

Todo dia é dia de trabalhar a Consciência Negra, mas em novembro esse tema costuma entrar com força nas salas de aula. O estudo da história, formação, cultura e luta dos negros no Brasil deve ser pautado em todo o currículo escolar, mas ainda gera muitas dúvidas sobre como pode ser desdobrado na prática para que seja um trabalho significativo e não apenas uma ação conectada à data comemorativa. 

E, para tirar essas dúvidas, os assinantes do NOVA ESCOLA BOX vão poder contar com uma ajuda especial e personalizada ao longo do mês de novembro: o Canal com Especialista. Neste espaço exclusivo, os assinantes poderão enviar dúvidas e contar com a consultoria de Rosa Margarida de Carvalho Rocha, especialista em estudos africanos e afro-brasileiros com mais de 30 anos de atuação na área da Educação. 

Quem é nossa especialista convidada?

Rosa Margarida de Carvalho Rocha é professora e trabalhou na rede pública de ensino. Com o olhar para a prática docente, escreveu livros como Almanaque pedagógico afro-brasileiro, Alfabeto negro, e Pedagogia da Diferença. É especialista em didática e fundamentos teóricos da prática pedagógica e em estudos africanos e afro-brasileiros, tendo como principais temas a construção positiva da identidade da criança negra, história da África e dos africanos no cotidiano escolar. Em sua trajetória pela Educação, além da sala de aula, passou por Secretarias de Educação em três estados diferentes e assessorou o Ministério da Educação na concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais. Atualmente é formadora de professores para a implantação da Lei 10.639/03 em todo o Brasil e integra o Circuito Formativo Sankofa - “Letramento Racial, Diversidade, Pluralismo e Educação no Mundo Contemporâneo”. Rosa Margarida também é consultora da caixa Gestão Escolar: Avance na Educação antirracista com a equipe, publicada pelo NOVA ESCOLA BOX.

Qual é a proposta do Canal com Especialista?
Apoiar os docentes e gestores escolares na formação dentro de temas como Consciência Negra, Educação antirracista e relações étnico-raciais. No Canal com Especialista, Rosa Margarida vai tirar dúvidas conceituais, situacionais e de aplicação prática do tema na sala de aula ou na escola como um todo.

Como funciona o Canal com Especialista?
Ele estará aberto para perguntas e comentários até o dia 30 de novembro de 2021. Neste período, a especialista Rosa Margarida vai selecionar 30 perguntas para serem respondidas ao longo do mês.Para enviar sua pergunta, clique aqui. Será necessário fazer um breve cadastro (como no print abaixo), sendo obrigatório apenas o campo do nome. Clique no botão PRÓXIMO (no topo da página) para acessar o Canal com Especialista:

E se a minha pergunta não for respondida pela especialista?
O acervo do NOVA ESCOLA BOX possui mais de 15 caixas exclusivas sobre o tema. Se a sua pergunta não for respondida, nós recomendaremos conteúdos que dialogam com a sua dúvida para que você tenha acesso facilitado à materiais que possam ajudá-lo no planejamento da sua aula. Além disso, recomendamos que você acompanhe o Canal com Especialista ao longo do mês de novembro porque, assim como acontece em uma sala de aula, as dúvidas de outros assinantes também podem ser similares às suas e as respostas poderão ajudá-lo a entender mais sobre o tema. 

Acesse agora mesmo nosso Canal com Especialista, envie sua dúvida e acompanhe as respostas de Rosa Margarida! Clique no botão abaixo:
ACESSAR CANAL

Mais sobre esse tema