Apoio:

Para baixar

Redes de ensino se preparam para o fim da quarentena

Depois de quatro meses de portas fechadas, escolas de todo o Brasil começam a elaborar estratégias para receber os estudantes com segurança

Até a retomada definitiva de todas as atividades, vão ser necessárias várias adaptações, incluindo o momento de entrada dos alunos na escola. Estúdio Kiwi | NOVA ESCOLA

Essa volta às aulas não será como as outras: reabrir as escolas após a pandemia do novo Coronavírus demanda muitas ações para garantir a biossegurança de todos. E ainda que a maioria das redes não possua uma data definida para iniciar esse retorno, porque dependem do sucesso das fases de retomada das atividades anteriores, elas já começaram a planejar suas estratégias. De maneira gradual, levando em conta as realidades de cada território, elas esperam receber todos os seus estudantes de volta o quanto antes.

Crédito: Estúdio Kiwi/NOVA ESCOLA

Três pontos a considerar no retorno

Antes de retomar os conteúdos curriculares nas aulas presenciais, é importante reservar momentos para promover o acolhimento dos estudantes, e dar tempo para que eles se adaptem à nova rotina. Conversem sobre como foi esse período para eles e, se possível, construam juntos as regras de distanciamento e higienização na escola — assim será mais fácil que eles vejam sentido no que está sendo pedido deles e, portanto, cumpram as orientações.

Também será necessário conduzir processos de diagnóstico das aprendizagens da turma (leia mais sobre o tema aqui). Mas não deixe de lado as particularidades do que cada estudante vivenciou durante o período de isolamento social, sejam elas questões emocionais ou de acesso às atividades remotas.

Vale atenção aos estudantes que não retornarem à escola. Nesse caso, pode ser preciso entrar em contato com a família para entender o que está acontecendo e, se necessário, mobilizar profissionais de saúde e assistentes sociais de maneira a garantir as condições para que essas crianças e adolescentes retomem a rotina de estudos.

Crédito: Estúdio Kiwi / NOVA ESCOLA

BAIXE O ARQUIVO