Filosofia

Frantz Fanon: anticolonialismo e antirracismo

Autor de "Pele negra, máscaras brancas" é essencial para os estudos sobre conflitos etnorraciais. Conheça mais sobre sua vida e obra

Psiquiatra de formação, Frantz Fanon (1925-1961) nasceu em família de classe média na capital da Martinica, colônia francesa localizada no Caribe. Foi na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando foi para as trincheiras defender a França, que Fanon passou a questionar o pertencimento à nação europeia. Pela primeira vez percebeu o quanto os franceses não reconheciam a população da Ilha – especialmente a de origem negra – como francesa. 

A partir daí, teorizou sobre os impactos da colonização na disseminação do racismo. Fanon engajou-se nas lutas anticoloniais, em especial a de Independência da Árgelia, e, com suas reflexões universais sobre os impactos da supremacia branca, influenciou e influencia até hoje muitos estudiosos dos conflitos etnorraciais em todo o mundo.

No e-book a seguir, você conhecerá mais de perto a história de vida e pensamentos de Frantz Fanon. Clique no botão para fazer o download, abrir e salvar no seu computador ou celular. Boa leitura!

BAIXE O E-BOOK

Mais sobre esse tema

Caixa abrindo

Ideias para se inspirar,
conteúdo para ensinar

  • Expriıências reais de sala de aula;
  • Conteúdos alinhados à BNCC;
  • Metodologias ativas;
  • Textos, vídeos, materiais pedagógicos e moldes;
  • Ideias e relatos de professores como você!
assine por R$19,90