Para saber ainda mais

Livros, cursos, sites e muito mais para conhecer as dez competências gerais da BNCC

Confira uma curadoria de materiais de qualidade para estudar, planejar e até formar a equipe da escola a respeito do documento

Ilustração em close de mãos segurando um livro aberto
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

As competências gerais da BNCC são um universo que merece estudo dedicado – individual e coletivo. E se, ao ler esta Caixa, você ficou interessado em pesquisar mais sobre o tema, NOVA ESCOLA preparou uma lista de livros, reportagens, cursos e sites para que gestores e professores possam ampliar seu conhecimento sobre as competências gerais e levar essas diretrizes para a sala de aula. 

Confira a seleção:

MATERIAIS PARA DOWNLOAD


BNCC na prática: aprenda tudo sobre as competências gerais
E-book
NOVA ESCOLA, 66 págs., grátis
Disponível aqui 

Neste e-book, desenvolvido por NOVA ESCOLA em parceria com a Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA, os educadores encontram um panorama geral do que são as competências gerais, seus objetivos e o detalhamento, uma a uma, de como aplicá-las ao planejamento das aulas. Ao final, é possível testar os conhecimentos apresentados pelo material.


Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC
Apresentação em PDF
Movimento pela Base, 73 slides, grátis
Disponível aqui 

Este é um material orientador que detalha as dimensões e subdimensões que compõem cada uma das dez competências gerais da BNCC, indicando como estas devem evoluir da Educação Infantil até o Ensino Médio. A intenção é facilitar a inserção delas em currículos, práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos de avaliação da aprendizagem. O documento foi elaborado por integrantes do Grupo de Desenvolvimento Integral do Movimento pela Base e por especialistas do Center for Curriculum Redesign, com base em referências curriculares mapeadas no Brasil e no exterior.


Trilhas para implementação da BNCC 
Infográfico em PDF
Movimento pela Base, grátis
Disponível aqui

Nesse infográfico, a entidade organizou de forma prática e visual o caminho a ser percorrido para implementar a BNCC com vistas ao desenvolvimento integral.


Apresentação sobre as competências gerais da BNCC
Apresentação em PDF
NOVA ESCOLA Box, 11 slides
Disponível aqui

Este é para você, nosso assinante: disponível em PDF ou PPT, o material sistematiza as informações sobre as competências gerais e pode ser usado em reuniões pedagógicas com toda a equipe, ou mesmo para estudo pessoal.

VÍDEOS


Série “As Competências Gerais no Currículo”
10 vídeos
Movimento pela Base
Disponível no YouTube

O canal do Movimento pela Base tem uma série de dez vídeos, todos curtos e objetivos, que apresentam cada uma das competências gerais da BNCC.

SITES


Movimento pela Base
movimentopelabase.org.br

A entidade não governamental e apartidária que desde 2013 se dedica à causa da construção e implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio mantém um site com conteúdos como dúvidas frequentes e dicas de como implementar a BNCC no cotidiano das escolas. 


Competências na BNCC
www.competenciasnabncc.org.br

Este é para quem quer ir direto ao ponto. O site possui uma ferramenta que permite encontrar combinações entre as competências gerais e as habilidades de todos os componentes curriculares do Ensino Fundamental.

É possível buscar por competências, por anos, por componente... Tudo de forma fácil e rápida.


Percurso Formativo do Instituto Reúna
institutoreuna.org.br/projeto/percurso-formativo

O Percurso Formativo constitui um conjunto de 20 trilhas formativas para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Elas servem de referência para a formação de formadores (portanto, uma ótima opção para você que é coordenador ou diretor) e de professores sobre a BNCC e os novos currículos. As trilhas são ajustáveis às diversas realidades e necessidades das redes e escolas brasileiras, e cada uma é composta por diferentes pautas com uma sequência de atividades recomendadas. Trata-se de um material rico para que os formadores trabalhem com foco nas principais inovações que a BNCC traz para a Educação Infantil e os diferentes componentes do Ensino Fundamental.

CURSOS


Competências Gerais na BNCC
NOVA ESCOLA, grátis
Disponível aqui

Destinado a professores de Educação Básica e gestores, este curso tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores a aprofundar seus conhecimentos sobre as competências gerais apresentadas no Capítulo Introdutório da BNCC, bem como orientar o planejamento de práticas pedagógicas que promovam o seu desenvolvimento ao longo da Educação Básica. Realizado por NOVA ESCOLA e Fundação Lemann, com coordenação pedagógica do Instituto Inspirare e apoio técnico do Movimento pela Base, o curso é on-line, gratuito, e pode ser concluído em quatro horas de estudo.


Cursos para cada uma das competências
Canal Futura, grátis

Em parceria com outras fundações e instituições, o canal educativo oferece cursos on-line e gratuitos para cada uma das dez competências gerais. Todos são divididos em três módulos com duração de 6 a 10 horas. Os cursos têm o objetivo de apresentar a estrutura geral da BNCC e situá-la como referência para a construção dos currículos nacionais. Além, é claro, de destrinchar os pontos essenciais sobre cada uma das competências e apontar elementos de interesse ao professor na elaboração de práticas pedagógicas úteis no seu desenvolvimento.

Abaixo, você encontra a lista completa com os links para acessar:

- Competência Geral 1: Conhecimento 

- Competência Geral 2: Pensamento Científico, Crítico e Criativo

- Competência Geral 3: Repertório Cultural

- Competência Geral 4: Comunicação

- Competência Geral 5: Cultura Digital

- Competência Geral 6: Trabalho e Projeto de Vida

- Competência Geral 7: Argumentação 

- Competência Geral 8: Autoconhecimento e Autocuidado

- Competência Geral 9: Empatia e Cooperação

- Competência Geral 10: Responsabilidade e Cidadania

Mais sobre esse tema