Para usar com as crianças

Atividade: Cantinhos e brincadeiras para meninos e meninas se divertirem juntos

Jogar futebol, preparar um lanche e compartilhar brinquedos: com três propostas simples, é possível proporcionar uma riqueza de possibilidades para todos

Ilustração de caixa cheia de brinquedos.
Ilustração: Renata Miwa/NOVA ESCOLA

Em algumas salas de Educação Infantil, é comum organizar os chamados cantinhos de brincadeira, onde os professores disponibilizam brinquedos e outros objetos separando-os por categorias diversas. Entretanto, em alguns casos, essa separação é feita de acordo com os gêneros, ou seja, um espaço para as meninas brincarem, com os brinquedos a elas destinados, e outro para os meninos. Osmar Arruda, diretor escolar na Prefeitura Municipal de Rio Claro (SP) e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), explica que a escolha aparentemente espontânea das crianças de se agruparem por gênero revela uma construção social: “Sempre que existe uma separação, é porque em algum momento as crianças receberam algum tipo de orientação a respeito, direta ou indiretamente, da família ou da escola. Se os brinquedos ficam separados [na sala], a criança já se sente coagida e entende que não pode pegar qualquer um deles”.

NOVA ESCOLA conversou com Jane Felipe, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero, e Clemerson Elder Trindade Ramos, formador e professor de Educação Infantil, e montou uma sugestão de atividade que privilegia a organização de cantinhos atraentes para todos, além de brincadeiras que proporcionem que meninos e meninas brinquem juntos.

divisória de abertura para atividades

EXPERIÊNCIAS, ATIVIDADES E BRINQUEDOS COMPARTILHADOS ENTRE TODOS

Incentive as crianças a participarem de atividades em grupos mistos e escolhidos por critérios aleatórios


Indicado para: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Materiais: Computador com acesso a internet para pesquisas ou fotos e vídeos pré-selecionados; caixa e papéis para sorteio, bola, lanche

Espaço: Quadra ou espaço onde seja possível jogar futebol

Na BNCC: 
Campo de experiência: O eu, o outro o nós
EI03EO03 - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

EI03EO05 - Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
EI03CG02 - Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.


PASSO A PASSO

1º momento: proposta do professor

1. Levantamento de repertório inicial: Organize uma roda com as crianças e pergunte o que sabem sobre futebol e suas regras. Peça que citem nomes de jogadores e jogadoras. Fique atento para perceber se alguma criança expressa não gostar do esporte e pergunte o porquê. 

PONTO DE ATENÇÃO: Nesta atividade, o futebol pode ser substituído por outro esporte ou ainda algumma atividade que seja socialmente mais atribuída a um gênero ou com a qual você perceba que as meninas ou meninos não se interessam muito. 

2. Ídolos do esporte: Dentre os jogadores citados pelas crianças, selecione um homem e uma mulher e apresente suas fotografias, vídeos e história para as crianças. Ressalte seus feitos e o quanto ambos são muito importantes para o esporte. 

3. Hora do jogo: Leve as crianças para um espaço externo, preferencialmente uma quadra, e convide-os a jogarem. Diga que o primeiro passo é separar a turma em duas ou quatro equipes (de acordo com o número de crianças) e que para isso você desenvolveu um método de divisão por cores. Em uma caixa, coloque pedacinhos de papel de cores diferentes e explique que as equipes serão divididas conforme a cor sorteada por cada um. Assim, a divisão será aleatória e sem relação com o gênero ou outra característica física.

4. Olho no lance: Fique atento para observar se as crianças estão interagindo e incluindo todas no jogo. Caso perceba que alguma criança está sendo excluída, explique que em uma atividade de equipe é muito importante passar a bola para todos. Organize também momentos específicos de chutes a gol para que todos tenham a oportunidade de chutar e também de defenderem o gol. 

5. Preparando um lanche juntos: Após o jogo, pergunte se as crianças estão com fome e sugira que preparem um lanche. Escolha algo que não precise ir ao fogo (como lanches frios e um suco) e siga novamente o critério de separação por cor para dividir a turma em grupos de trabalho. Por exemplo: uma equipe fica responsável por lavar as frutas, outra por separar os ingredientes para o lanche, outra por montar a mesa.  

6. Conversa: Enquanto comem, conversem a respeito da pesquisa sobre futebol, jogadores e sobre o jogo. Pergunte se as crianças gostaram de jogar e se gostariam de experimentar também outros esportes de equipe.

2º momento: brincadeira livre

1. Organizando o espaço: Ao organizar um espaço de brincadeira dentro da sala, não separe os brinquedos em caixas ou áreas diferentes. Deixe todos misturados e à disposição de todas as crianças. 

2. Liberdade para escolher: É muito importante que o professor não repreenda ou faça qualquer comentário sobre o fato de uma criança ter escolhido determinado brinquedo, pois isso poderá inibi-la ou constrangê-la. Observe também se as crianças comentam algo entre si e, caso necessário, converse com elas a respeito. Por exemplo: se um menino for questionado por brincar de boneca, lembre a turma de que assim como as mulheres cuidam de seus filhos, homens também são pais e cuidam de seus bebês. 

3. Brinque junto: Além das falas, é importante que o professor dê exemplos por meio de suas ações enquanto ser brincante. Uma professora pode, por exemplo, brincar de carrinhos e dizer que gosta muito desses brinquedos e de corridas de carro.

4. Incentive as trocas: Divida o tempo da brincadeira e diga que avisará quando for a hora de trocar de brinquedos. Nesse momento, caso uma criança queira o brinquedo que está com outra e haja conflito, explique que, conforme o combinado, é necessário trocar ou encontrar uma forma de brincarem juntos. Caso alguma criança diga que a outra não pode porque é menino ou porque é menina, relembre que já realizaram atividades juntos, como o jogo de futebol e a preparação do lanche, e que essa parceria pode se estender para todas as brincadeiras.

PONTO DE ATENÇÃO: Há momentos em que as crianças poderão se organizar segundo critérios de afinidade, mas lembre-se de sempre organizar brincadeiras e atividades em que a divisão seja aleatória e não leve em consideração gênero, raça ou estrutura física.

divisória de fechamento

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