NA PRÁTICA

Atividade: vamos pensar sobre o lixo que a escola (e todos nós) produzimos?

Sugestão de atividade, produzida e adaptada para o ensino remoto pela professora Beatriz da Silva Gomes, convida as turmas do 3º ano a olhar para o lixo e a desenvolver atitudes responsáveis

Ilustração de crianças e adulto em uma passeata pelo meio ambiente. Elementos abstratos e animais estão ao fundo.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Embalagens plásticas, latinhas, sacolas, papelão, restos de alimentos: você já calculou quanto lixo é produzido por cada um de nós? O cálculo exato depende de cada um, mas, em média, os brasileiros descartam o equivalente a 1,5 milhão de toneladas de lixo por semana. Para transportar tudo isso, seria necessário encher sete navios de cruzeiro. As informações são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, documento que também descreve o aumento da geração de lixo na última década no país, passando de 66,69 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2010 para 79 milhões em 2019 – crescimento de 18%. 

Para discutir a produção de lixo na escola e na vida cotidiana dos alunos do Fundamental 1, a professora Beatriz Gomes apostou no desenvolvimento de atitudes responsáveis e na discussão sobre o consumo consciente – uma estratégia individual que pode ser utilizada para reduzir o lixo – na Sugestão de Atividade a seguir, dirigida para turmas do 3º ano e adaptada para o contexto do ensino remoto emergencial. Você pode ler o Plano de Aula original aqui (ou baixar no formato PDF).

divisória

ATIVIDADE: Produção de lixo e conscientização ambiental 

Adaptada para o ensino remoto, aula convida as turmas do 3º ano a olharem para o lixo e a desenvolverem atitudes responsáveis


Indicado para: Turmas do 3º ano

Na BNCC: EF03GE08 - Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Materiais: Lápis de cor e folha A4; Google Apresentações e Google Jamboard; ferramenta de criação de QRcode (gratuita).


PASSO A PASSO

1. Prepare-se com antecedência: Antes de iniciar a aula, leia com atenção todo o conteúdo da atividade (se necessário, acesse o Plano de Aula original) e procure adaptá-lo para a realidade dos seus alunos. Caso esteja trabalhando no ensino remoto, decida e comunique para a turma a melhor forma de realizar o encontro síncrono (videoaula) ou o envio das instruções da atividade. Escolha a opção que melhor se adequar às possibilidades e ao acesso da turma à internet. 

2. Fale sobre o lixo e contextualize a atividade: Você pode abrir o diálogo comentando com as crianças que existe dia para tudo na escola, menos para o lixo. Avise que a aula refletirá sobre o lixo produzido pela escola (como estamos em um período de isolamento social e aulas suspensas, você pode trocar o cenário da escola para a casa de cada um/ou ao bairro) e sobre medidas para reduzir o desperdício e o descarte de resíduos. Questione: "É importante pensar no lixo?" Escute as respostas e dê espaço para as crianças se expressarem. 

3. Aproveite a música: A seguir, exiba para os alunos ou envie o vídeo abaixo da música Lixo no Lixo, da banda Falamansa.

Apresente para as crianças a letra da música: 

Se no dia em que o mar enlouquecer
O dia em que o sol se esconder
O dia em que a chuva não conter
O choro que caí, pra te dizer
Que acabou o mundo e não sobrou mais nada
Sujou a sua terra
Poluiu a água
E não há uma chance de sobreviver
Se no dia em que o solo empobrecer
O céu deixar de azul ser
O dia em que a lua vir nascer
Tarde demais pra te dizer
Que ainda resta um sonho, uma esperança
Atrás de um sorriso de qualquer criança
Só há uma chance de sobreviver
E você
Salvou o mundo?
Ou se acabou com ele
O teu chão era imundo
Você soube cuidar dele?
Jogando lixo no lixo, no lixo, no lixo
Jogando lixo no lixo, no lixo, no lixo

4. Escolha dois alunos para serem os escrivães da conversa: Fale com eles: Já que a esperança são vocês, agora chegou o momento de conversarmos sobre os problemas e criarmos sugestões para o lixo da nossa escola. Faça as perguntas abaixo, dê um tempo para que possam responder e chegar a uma resposta comum e assim os escrivães poderão anotar.

- Que tipo de lixo é mais produzido na escola?

- Quantas latas de lixo temos na sala?

- Devemos misturar o lixo ou separá-lo? Por quê?

- Qual a importância da coleta seletiva e das lixeiras coloridas? Temos esses recursos na escola? Sabemos usar?

- O que podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem produzir lixo?

Dê um tempo para que os alunos reflitam, estabeleça um tempo de exposição e que cada um que queira falar deve “levantar a mão” no programa que estiver sendo usado para a aula virtual. Você pode ir passando a palavra na sequência àqueles que acenarem.

5. Sugira aos alunos que criem a cartilha no Google Apresentações em conjunto. Para isso, divida a turma em duplas ou trios, deixando cada um com a produção de um slide. De acordo com a roda de conversa anterior eles terão de montar uma cartilha para ajudar na conscientização de toda a escola. A cartilha deve apresentar principalmente às novas atitudes a serem tomadas por todo o corpo escolar para a melhor relação com o lixo. Para ficar mais autoral e não precisar pegar imagens da internet, os grupos podem fazer os desenhos no quadro interativo do Google Jamboard e colar no Google Apresentações. Peçam para que caprichem nos desenhos e que tenham atenção ao texto, que não podem ser longos. Estipule o número de linhas.

6. Antes de divulgar a cartilha, volte à reflexão: Terminada a cartilha, e antes da divulgação, trabalhe com os alunos estas questões: é possível viver sem gerar lixo? Como podemos suprir as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras?

Permita que os alunos expressem livremente suas respostas. Busque retomar, através das falas, o que foi tratado no decorrer da aula. Por fim, na hora de divulgar, a turma pode criar um QR Code da cartilha e enviá-la para os pais e amigos, ou postarem nas redes sociais. Neste site é possível gerar gratuitamente o QR Code.

divisória de fechamento

Mais sobre esse tema