Para usar com as crianças

Atividade: Brincando com desenhos e narrativas

Uma proposta para desenhar em duplas e ampliar os conhecimentos das crianças sobre o grafismo

Ilustração de objetos de desenho e pintura sobre fundo sólido.
Ilustração: Juliana Blanc/NOVA ESCOLA

Quando as crianças desenham livremente e escolhem pessoalmente os suportes e materiais para suas produções, a liberdade de expressão e preferências delas são garantidas. Ao fazerem isso em duplas, há ainda mais uma vantagem: as narrativas são potencializadas, já que precisam negociar suas ideias e criações.

Diante disso e inspirados no plano de aula Desenhos e narrativas, apresentamos um passo a passo que potencializa essas questões e pretende ampliar os conhecimentos das crianças sobre o grafismo. Confira:

divisória de atividade

Desenhos e narrativas

Instigue a turma a criar um desenho livre, em duplas, usando suportes e materiais diversos

Indicado para: 4 anos a 6 anos e 2 meses

Material: Suportes variados (papelão, cartolina, papel-cartão e sulfite) em diferentes cores, espessuras e formas. Giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, canetinhas hidrocor e giz de quadro.

Na BNCC: EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

EI03CG05 - Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03CG02 - Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias e atividades artísticas, entre outras possibilidades.

PASSO A PASSO

1. Prepare o ambiente. Disponha os materiais de forma atrativa sobre uma mesa para que as crianças consigam alcançá-los com facilidade. Atente-se para que o ambiente fique esteticamente agradável e envolva as crianças à proposta.

2. Sente-se em roda com a turma e apresente a proposta. Compartilhe a ideia de criar um desenho livre, em duplas, usando suportes e materiais diversos. Se alguma criança optar por realizar a atividade sozinha, não se oponha. Isso não impedirá que as narrativas aconteçam.

3. Inicie a atividade. Oriente os alunos a escolherem seus parceiros de desenho. Atente-se para que nenhuma criança fique sozinha, a menos que isso seja uma escolha dela. Em seguida, peça para que selecionem da mesa o que querem usar em suas criações. Caso precisem de algo mais durante o desenho, combine que podem buscar ou trocar os materiais entre os colegas da turma.

4. Incentive o diálogo. Ressalte que, para o desenho em dupla acontecer, é importante que conversem umas com as outras para definirem o que vão desenhar, quais materiais vão usar, quem ficará responsável por qual parte do desenho etc. Esteja atento às dificuldades das crianças neste momento para apoiá-las no que for necessário, favorecendo a troca de ideias, o levantamento de possibilidades e decisões coletivas.

DICA: Durante a produção, atente-se às narrativas que surgem no processo, à observação, à escuta, às ações, ao envolvimento das crianças com o desenho e entre elas. Esse momento é muito rico para investigar o enredo construído por elas, entender quais emoções estão exteriorizando e quais os sentidos que atribuem às suas criações.

5. Encaminhe a atividade para o fim. O ideal é reservar 30 minutos para a produção dos desenhos. Quando estiverem faltando 5 minutos, avise as crianças para que comecem a finalizar suas criações. Conforme as crianças forem terminando, o que ocorrerá em tempos diferentes, proponha para algumas duplas que se juntem com alguma criança que preferiu desenhar sozinha, para que contem sobre suas produções. Durante essa troca, esteja atento às narrativas que surgem.

6. Compartilhe experiências. Novamente em roda, converse com o grupo sobre como foi a atividade. Questione sobre como foi a negociação entre elas ao longo da produção, instigue os comentários das crianças e explore a contextualização do enredo. O educador pode fazer perguntas como: “Enquanto observava vocês desenhando, vi um desenho que contava a história de um ovo de passarinho. Quem foi mesmo que desenhou? Você quer nos mostrar o desenho e contar a história?” E assim por diante.

divisória de fechamento