Para usar com as crianças

Hora de brincar com a caixa misteriosa

Em Extrema (MG), a educadora Ana Paula Borges partiu de uma caixa bem misteriosa para trabalhar com a exploração e a curiosidade da turma de bebês de até 6 meses de idade

Ilustração: Lila Cruz

Aproveita a ideia da professora, mas lembre-se de que se trata de uma sugestão para inspirar as educadoras a reproduzir, adaptar ou criar novas propostas que coloquem este campo em ação com os bebês e as crianças.

QUEM FEZ
Ana Paula Souza Borges, Centro de Educação Infantil “Professora Odila Azevedo Marques Paiva”, Extrema (MG)

PARA QUE FAZER
A atividade estimula, por meio da tentativa e do erro, a exploração manual de diferentes tipos de brinquedos e de objetos

COMO FAZER
A professora pegou uma caixa e, dentro dela, colocou diversos brinquedos. Na parte superior da caixa, Ana Paula prendeu vários fios, de modo que ficassem entrelaçados. A ideia era que as crianças tentariam retirar os brinquedos da caixa e, por causa dos fios, alguns objetos sairiam com mais facilidade do que outros. “Eu previ que, dependendo da idade, algumas crianças conseguiriam pegar os brinquedos mais facilmente. Mas eu me surpreendi com o resultado: quase todas as crianças conseguiram retirar os brinquedos da caixa”, lembra ela. Além de não desanimar, aproveitou o aprendizado para confeccionar um novo material com um nível maior de dificuldade para que eles conseguissem alcançar os objetivos da atividade.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

- Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles (EI01ET05);
- Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas (EI01ET03).

APRENDIZADOS OBSERVADOS PELA PROFESSORA
Seguindo o que diz a BNCC da Educação Infantil, a educadora sabe que é preciso respeitar a autonomia das crianças, então buscou uma atividade de acordo com a necessidade delas. Na turma de berçário, com 25 bebês na faixa de 4 meses a 1 ano e 3 meses, percebeu que quando levava uma atividade para a sala de referência, as próprias crianças acabavam mostrando qual poderia ser a próxima atividade, pois ficava visível a necessidade de cada uma.

 

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