Para usar com alunas e alunos

Atividade: xadrez como opção para abordar plano cartesiano

Aproveite que ambos utilizam coordenadas para ensinar as turmas de 5º ano a localizar e descrever a movimentação de objetos no plano

Ilustração abstrata de peças e tabuleiros de xadrez e dama.
Ilustração: Paola (Papoulas Douradas)/NOVA ESCOLA

Especialmente para o 5º ano do Ensino Fundamental, quando as crianças vão aprender plano cartesiano, o xadrez pode ser um aliado, uma vez que ambos se utilizam de coordenadas.

Com o jogo de tabuleiro, os estudantes têm a possibilidade de aprender a localizar um ponto no plano a partir de sua projeção nos eixos, e a interpretar e descrever a movimentação de objetos no plano, indicando mudanças de direção e sentido. Ao mesmo tempo, aprendem as regras do xadrez e podem se divertir.

“Os jogos têm sido adotados para o ensino da Matemática, porque cativam a atenção dos estudantes”, afirma Maria Cláudia Damasceno, professora dos anos iniciais na rede pública de Sergipe. A docente conta que, em geral, ao sugerir um jogo, ela explica como ele funciona e para quê ele vai servir na aprendizagem da turma. “Eu deixo eles jogarem livremente e depois associo o jogo ao conteúdo que quero ensinar”, comenta.

Confira abaixo uma sugestão de atividade para ensinar plano cartesiano por meio do xadrez.

divisória de atividade

COMO USAR O XADREZ PARA TRABALHAR PLANO CARTESIANO

Estimule a turma a descobrir a posição ou a movimentação das peças a partir de coordenadas cartesianas

Indicado para: turmas do 5º ano

Material: Tabuleiro, peças de xadrez e plano cartesiano.

Na BNCC: (EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

1. Apresente os planos: Coloque lado a lado: um tabuleiro de xadrez e o primeiro quadrante de um plano cartesiano que tenha as mesmas dimensões do jogo. A ideia é mostrar aos alunos para facilitar a compreensão das similaridades entre ambos. Evidencie especialmente as coordenadas nos eixos do tabuleiro e do quadro. Explique que a proposta é conhecer o jogo, se divertir com ele e, ao mesmo tempo, aprender sobre o plano cartesiano.

2. Foque no xadrez: Apresente para as crianças as regras do jogo. Enquanto elas aprendem, pode ser útil deixar no quadro uma legenda com o nome das peças e os movimentos que cada uma pode fazer. Disponibilize o jogo para a turma experimentar brincar algumas vezes. Você pode utilizar o jogo tradicional, uma versão virtual ou construir o tabuleiro e as peças com os estudantes.

3. Proponha desafios: Quando as crianças estiverem um pouco mais familiarizadas com o xadrez, comece a desafiá-las. Por exemplo, você pode dar uma coordenada do tabuleiro e pedir que as crianças posicionem a peça correta no quadrado indicado. Ou que encontrem a peça a partir das coordenadas fornecidas. É possível também solicitar a descrição de qual figura geométrica uma peça pode formar em seu percurso. Ou pedir para elas deduzirem qual é a peça a partir de uma sequência de coordenadas que indicam o movimento dela pelo tabuleiro. Outra possibilidade é montar um tabuleiro gigante com fita crepe no chão de uma praça ou da escola e permitir às crianças experimentarem as movimentações como se elas mesmas fossem as peças de xadrez.

4. Volte ao plano cartesiano: Agora que as crianças já estão um pouco mais acostumadas a trabalhar com as coordenadas, volte ao primeiro quadrante do plano cartesiano e faça a associação das coordenadas do tabuleiro de xadrez com as do plano. Em seguida, posicione peças do tabuleiro no plano, e peça para as crianças darem as coordenadas cartesianas delas. Ou outras sugestões para que elas se acostumem com o plano. Depois, introduza os demais quadrantes e vá explorando brincadeiras similares utilizando o plano e as peças de xadrez, até trocá-las por pontos.

divisória de fechamento