Sugestão de Atividade

Arte e Linguagens: Músicas para discar 180 e combater a violência contra a mulher

Explore as letras de músicas e aproveite a potência expressiva das canções com as turmas do Fundamental 1 e do Fundamental 2

Ilustração de mulher com violão em frente a metade do rosto.
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

A música é capaz de expressar todo tipo de afeto e comportamento: amor, perda, injustiça, violência, revanche. Os elementos estéticos como melodia, ritmo e letra (poesia), estão ali para resolver a necessidade humana de se expressar, fazendo  isso com beleza.

Música não é, e nem deve ser, apenas entretenimento, mas sim, modalidade de reflexão e ação. A canção, em diferentes gêneros musicais, pode ser uma boa aliada na sala de aula, em especial aquelas que fazem parte do universo musical dos alunos. Afinal, a reflexão deve fazer sentido para a vida deles.

Nesta sugestão de atividade, a professora Roseli Novak explora as manifestações populares com relação à violência contra a mulher, com seus hinos, e a análise de canções do rap e do funk como forma de mostrar que se por um lado há violência, por outro há muita potência (artística e expressiva). Confira:

divisória de atividade

Músicas para discar 180 e combater a violência contra a mulher

Explore a potência expressiva das canções com as turmas

Indicado para: Turmas do 6º ao 9º ano

Materiais: Conexão na internet

Na BNCC: EF09LI07 - Identificar os argumentos principais e os processos que os sustentam.

Para os anos finais

1. Apresente o tema
As mulheres chilenas fizeram importante manifestação contra os abusadores e a sociedade, criando um verdadeiro hino contra o abuso e opressão das mulheres. Assista ao vídeo, informe-se e apresente a manifestação para os alunos.

PONTO DE ATENÇÃO: O tema é delicado e merece muita atenção e intencionalidade ao ser abordado. Converse previamente com a sua coordenadora pedagógica e outras professoras caso tenha dúvidas e alinhe a estratégia com a escola: as ações de conscientização são mais efetivas quando fazem parte de um planejamento sistemático e conjunto, em vez de uma ação pontual por conta de uma data específica.

2. Provoque a busca
Essa manifestação espalhou-se pelo mundo e criou uma força ainda maior de expressão. Provoque os alunos a pesquisarem se houve essa manifestação no seu estado, como essa de São Paulo, e assista com a turma.

3. Diálogo
Transcreva a letra juntamente com os alunos, seja no presencial, seja on-line. Converse com os alunos sobre o conteúdo do texto. Abra para a discussão sobre a posição social da mulher e sua vulnerabilidade. Contraponha a vulnerabilidade social com a força que essa manifestação expressa.

4. Criar
Converse como os meninos podem apoiar esse tipo de manifestação. Será que é possível criar uma manifestação em que apareçam todos os gêneros em apoio aos que estão em situação de vulnerabilidade?

Outros vídeos da manifestação:
Em vários países do mundo
Parlamento turco

5. Fechamento

Para os anos iniciais

1. Apresente o tema
Apresente o videoclipe Respeita as Mina, de Kell Smith, e leia a letra com os alunos.

2. Trabalhe a canção
Divida a turma em grupos para pesquisarem as mulheres que são citadas na letra e o que elas fizeram que lhes deram destaque. Procure saber qual é o gênero musical da canção. Compare Respeita as Mina com outras músicas do mesmo gênero, tanto na letra quanto nos clipes (se houver).

Provoque: Qual é a mensagem passada pela canção? Quais aspectos são mais reforçados pelas imagens do clipe?

3. Compare
Da mesma forma, ouça a música 100% Feminista, da MC Carol. Leia a letra com os alunos. Da mesma forma, organize a turma em grupos para pesquisarem as mulheres que são citadas na letra e o que elas fizeram que lhes deram destaque.

Procure saber qual é o gênero musical da canção. Compare 100% Feminista com outras músicas do mesmo gênero, focando na letra da música.

Provoque: qual é a mensagem que passa 100% Feminista? Quais diferenças entre essa música e outras do mesmo gênero no aspecto da letra: são as mesmas mensagens? São mensagens opostas?

4. Fechamento

Esta sugestão de atividade foi elaborada pela professora de Música do Colégio Notre Dame e da Escola Projeto Vida, em São Paulo, Roseli Novak.

divisória fechamento atividade