Roteiro do gestor: um passo a passo para organizar seu conselho de classe em 2021
Saiba como conduzir uma reunião de fim de semestre com os professores para consolidar os dados de avaliação dos alunos e refletir sobre possíveis caminhos para o próximo ano
O conselho de classe, que geralmente ocorre bimestral ou trimestralmente, sempre deve ser bem planejado pelos gestores. Após dois anos de pandemia e com a expectativa de que o próximo ano letivo seja totalmente presencial, a reunião inspira ainda mais cuidados. Além de conduzir bem o momento de encontro entre todos os professores, coordenadores pedagógicos e diretores precisam saber o que fazer antes e após o conselho.
Antes de tudo, é preciso que toda a equipe pedagógica repense o modo de olhar para a avaliação, aplicá-las e analisar seus resultados. “Principalmente no Brasil, a avaliação costuma ter um viés punitivista e cerceador. A pandemia tem de nos ajudar a pensar no processo avaliativo, não segundo uma perspectiva de relação de poder, mas como condutora no processo de construção do conhecimento. Avalio para ajudar a evoluir, não para restringir e selecionar”, comenta Jane Reolo, coordenadora de projetos socioeducacionais no Instituto Unibanco e diretora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo.
Segundo Jane, a pandemia também redefiniu o conceito de frequência e presença. Muitos professores viram-se diante da necessidade de conquistar os estudantes para que estes participassem das aulas remotas. Assim, a participação dos alunos em sala mudou de uma relação de poder para uma de conquista.
Durante a reunião, é preciso dividir bem o tempo entre os professores. Para isso, é interessante realizar um pré-conselho ou levantamento inicial de pautas e questões específicas que cada professor precise discutir. Entretanto, isso não significa que apenas aqueles que têm mais problemas para apresentar devem monopolizar a fala. “Se um professor tem mais dificuldades, ele precisa falar, mas todo mundo tem de discutir isso junto. Preciso trazer todo mundo para debater o problema de uma sala. Também é importante garantir espaço de fala para os docentes que superaram dificuldades”, explica Sônia Guaraldo, doutora em Educação, consultora pedagógica e especialista em formação continuada.
Segundo a especialista, os gestores devem garantir a ética profissional dentro do conselho para que nenhum aluno seja exposto ou tratado de modo inadequado. “O foco da discussão tem de se concentrar mais nas ações de ensino do que discutir a culpa que cada aluno tem por não ter aprendido. Como focar na solução? O gestor precisa garantir, através de perguntas norteadoras para os professores, que a discussão se concentre nesse princípio”, esclarece Sônia.
Preparamos, abaixo, um passo a passo para vocês, gestores, organizarem um bom conselho de classe neste fim de ano. Confira!
ROTEIRO DO GESTOR: PLANEJANDO O CONSELHO DE CLASSE ANTES, DURANTE E DEPOIS
Confira um passo a passo de como organizar um encontro com a equipe no fim de 2021 para avaliar o desempenho das turmas e traçar estratégias para o próximo ano letivo
Indicado para: Coordenadores pedagógicos do Ensino Básico
Objetivo da reunião: Avaliar o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do último bimestre/trimestre; avaliar o desempenho, a frequência, a participação e as dificuldades dos alunos; começar a pensar estratégias de recuperação para o próximo ano letivo.
Materiais e ferramentas: Ferramenta de produção conjunta de textos (Google Docs) e planilhas com indicadores de aprendizagem e frequência (confira um modelo aqui).
PASSO A PASSO
Antes do conselho de classe:
1. Proponha uma reflexão sobre avaliação. Durante um momento de horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), organize uma reunião formativa sobre avaliação. Há muito o que discutir sobre essa questão, que pode ser aprofundada no próximo ano, mas agora é importante que a equipe esteja alinhada com o princípio de que o processo avaliativo não pode ser punitivista. Proponha a leitura e a discussão dos seguintes textos: Fechamento de ano: como avaliar os alunos neste 2021 tão atípico? e 7 pontos para repensar o processo de avaliação durante a pandemia.
2. Peça os dados com antecedência. Todos os professores devem ser informados sobre a data em que devem fechar as notas e anotação de frequência dos alunos. Peça que eles façam esses registros no instrumento já combinado no início do ano. Pode ser um diário de classe ou uma planilha Excel (confira um modelo aqui), e verifique se todas as informações foram organizadas pela equipe.
3. Organize um pré-conselho. Caso possível, o coordenador pedagógico deve organizar momentos para conversar individualmente com cada professor ou em pequenos grupos com os professores de uma mesma área. Nesse momento, com base nos dados já fornecidos por eles, será possível ter mais tempo para conversar sobre situações específicas e mais delicadas.
4. Elabore a lista de pautas. Informe a todos sobre o dia, horário e tempo destinado para o conselho de classe de cada turma. Com base nisso, faça uma estimativa de aproximadamente quanto tempo de fala cada professor terá. Com base nisso, eles poderão se organizar para selecionar o que consideram mais relevante e urgente dividir com os colegas.
Durante o conselho de classe:
1. Faça uma abertura apresentando a situação atual da escola. Após dois anos tão atípicos para a Educação, espera-se que todos os professores já estejam sensibilizados para a necessidade de encarar a avaliação e o planejamento de ações futuras de um modo mais sensível e conectado ao momento presente. Reforce essa necessidade apresentando, de modo sucinto, informações sobre o que a escola está vivenciando, como os dados de evasão escolar, número de alunos que não conseguiram acompanhar as atividades on-line, número de alunos que receberam apenas atividades impressas, quantidade de famílias que solicitaram cesta básica ou outras formas de auxílio etc. Foi nesse cenário que o ano letivo aconteceu e é a partir dele que a avaliação final deve ser realizada.
2. Proponha uma reflexão sobre o trabalho pedagógico. No momento de sua fala é importante que cada professor apresente não só as dificuldades e conquistas de seus alunos, mas também, fale sobre o que planejou, realizou e não conseguiu realizar ao longo do ano letivo. Independentemente do motivo (falta de planejamento, de recursos, de tempo, de interesse dos alunos), é importante que todos saibam que nem tudo o que foi apresentado no planejamento inicial se concretizou.
3. Discuta situações mais delicadas. Durante o pré-conselho ou ao ver os dados fornecidos anteriormente pelos professores, o gestor responsável pela condução do conselho de classe já deverá verificar quais casos devem ser tratados com mais cuidado. Por exemplo, caso um aluno tenha muitas faltas e desempenho insatisfatório em um conteúdo, pode-se aproveitar a presença dos outros professores para discutir a participação dele em outras aulas, os motivos pelos quais esse problema pode ter ocorrido e possíveis soluções.
Depois do conselho de classe:
1. Organize a ata. Durante todo o conselho de classe, uma pessoa deve se responsabilizar por escrever a ata. Após a reunião, é importante salvar o arquivo no local determinado e disponibilizá-lo para toda a equipe.
2. Estabeleça propostas para o próximo ano. Caso não haja tempo de fazer isso durante o conselho, a equipe deve se encontrar em outro momento para, com base no que foi discutido e nas informações da ata, pensar no próximo ano letivo (confira mais sobre o tema). O que deu certo e precisa ser mantido? O que precisa ser adaptado? Quais estratégias a escola ainda precisa implementar para garantir o direito dos alunos a uma Educação de qualidade?
Como o ano letivo já está quase acabando, o objetivo não é o de detalhar cada ação, mas estabelecer uma lista inicial do que precisa ser feito. No início do próximo ano, antes que os alunos retornem para a escola, a equipe deverá se reunir novamente e estabelecer responsáveis e um tempo adequado para detalhar, planejar e executar cada ação.
3. Observe o que deve ser alterado ou acrescentado no PPP. Com base no que foi discutido no conselho, os gestores também devem ficar atentos para a necessidade de revisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Por não estarem claros, alguns pontos podem ter sido ignorados por todos os professores ao longo do ano. Por outro lado, novos modos de ensinar que trouxeram bons resultados podem ser acrescentados ao documento. O gestor pode fazer uma lista de sugestões e pedir que a equipe a complemente. No início do ano seguinte, um momento específico deverá ser reservado para a revisão do PPP.
4. Conversa com os pais e alunos. Em algumas escolas as famílias são convidadas a participar do conselho de classe. Caso esse não seja o caso, é muito importante informar a todos os encaminhamentos da reunião e enfatizar que as decisões foram tomadas em conjunto, não apenas por um professor. Chame os familiares para uma reunião (presencial ou on-line) e converse sobre a situação atual da escola, o modo como a avaliação foi pensada e as ações de recuperação e reforço previstas para o próximo ano. Caso algum responsável queira conversar sobre a situação particular de um aluno, isso deve ser pré-agendado com o professor responsável e um gestor para que o estudante não seja exposto diante das outras famílias.
Mais sobre esse tema