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Atividade de Geografia: Pensando sobre o caminho e o trânsito da casa à escola

Discutir sobre regras, segurança e transporte escolar é essencial para desenvolver noções de cidadania desde a infância

Ilustração animada de homem, mulher e garoto em cadeira de rodas, atravessando a rua em faixa de pedestre.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Trânsito é assunto para crianças, sim. Mesmo que elas não conduzam veículos nem tenham autonomia para andar sozinhas pelas ruas. É questão de segurança falar sobre o assunto com elas e fundamental para que compreendam o papel de cidadão que cada um precisa desempenhar. 

Segundo dados do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), entre janeiro e setembro de 2019, 36 crianças e adolescentes por dia sofreram algum tipo de acidente. Acredita-se que o número seja bem maior, uma vez que os dados só contabilizam quem pediu indenização (por lesão, invalidez ou morte). 

“Locomover-se com segurança pelo território é um direito de todos e deve ser conhecido pelas crianças. Elas são afetadas pelas condições precárias do transporte escolar e pelo trânsito em si. Por isso, conhecer as medidas de segurança é fundamental”, explica Elaine Aparecida Paraguai, professora de Geografia nas redes privada e pública de Belo Horizonte e integrante do Time de Autores da NOVA ESCOLA.

Segundo Elaine, para orientar a turma sobre segurança no trânsito e sobre transporte escolar, é importante levar em conta as especificidades de cada cidade. “Numa região rural, o cenário é diferente do que existe em um grande centro urbano. Em algumas cidades muito pequenas, não tem faixa de pedestre nem semáforo.” Por isso, é preciso conduzir esse trabalho considerando o cotidiano dos estudantes para que assimilem as ideias. Apesar disso, vale esclarecer que não há impedimento para falar sobre características do trânsito em outras cidades e países. 

A sugestão de atividade que você vai ler a seguir, elaborada pela professora Elaine, busca estimular a turma a desenvolver um olhar atento para o modo como todos se locomovem pela cidade e da casa à escola e a propor melhorias para que o deslocamento ocorra de forma mais segura.

divisória de atividade

ATIVIDADE: TRÂNSITO E SEGURANÇA

Converse com as crianças sobre os meios de transporte utilizados e sobre as condições do espaço pelos quais se locomovem


Indicado para: Turmas do 2º ano do Ensino Fundamental

Materiais: Computador e projetor ou imagens impressas, caderno, lápis

Na BNCC: EF2GE03 - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.


PASSO A PASSO 

1. Conversa inicial. Convide a turma para uma conversa sobre os meios de transporte usados pelos alunos e por você para chegar à escola: ônibus escolar, carro, balsa, barco, moto, ônibus… são muitas as possibilidades. Peça que descrevam o meio utilizado, suas condições e o trajeto (ruas pelas quais passam, condições das vias, tempo). Por fim, pergunte se as crianças se sentem seguras no caminho e se têm medo de algo. Abra espaço para que contem situações perigosas ou tensas pelas quais já passaram no trânsito. Garanta também que quem vai a pé possa falar sobre o percurso que faz caminhando, como este é, as inseguranças etc.

2. Apresente outros modos de locomoção. Realize uma pesquisa anterior para apresentar para a classe ou, se possível, pesquise com as crianças imagens de diferentes meios de transporte escolar (procure os que foram citados por elas e também os que não são comuns na região) e converse com elas sobre possíveis problemas que cada um deles apresenta (falta de cinto de segurança e falta de assentos para todos, entre outros) e os benefícios (o transporte escolar coletivo reduz a quantidade de carros nas ruas, por exemplo).

3. Compartilhe regras de segurança. Focando nos meios de transporte utilizados pelos alunos, explique que há uma série de leis e regras que têm por objetivo promover a segurança e uma convivência pacífica entre condutores de todos os tipos de veículos e pedestres. Por exemplo: atravessar na faixa de pedestres, quando o semáforo estiver fechado para os veículos, e olhar para os dois lados antes; usar cinto de segurança e não colocar nenhuma parte do corpo para fora do veículo. Pergunte quais delas a turma já conhece, fale sobre outras e peça que cada estudante tome nota de modo resumido. Todos seguem todas as regras? Há alguma que sempre se esquecem?

4. Leve a turma para um passeio. Explique para as crianças que vocês vão caminhar pelos arredores da escola. O objetivo é permitir que todos observem as características do entorno em relação ao trânsito de veículos e de pessoas as placas de sinalização, a condição das calçadas e do asfalto, o fluxo de veículos na região da escola, os semáforos e outros elementos semelhantes. Caso não seja possível realizar a atividade, solicite que os alunos observem e registrem esses aspectos (por escrito, desenho ou foto) no caminho que fazem da casa à escola.

PONTO DE ATENÇÃO: Para a realização dessa atividade, relembre as crianças sobre as dicas de segurança para pedestres. No passeio, é importante que mais de um educador acompanhe a turma para garantir a segurança de todos.

5. Sistematize os pontos discutidos. Proponha e apoie os alunos na construção de gráficos simples baseados nas principais informações coletadas até então, como meios de transporte utilizados pela turma. Oriente as crianças a registrarem a percepção delas sobre a segurança do meio de transporte e aspectos que poderiam ser melhorados nas ruas ao redor da escola (por exemplo, colocar uma faixa de pedestres na frente da instituição). Veja neste plano de aula um exemplo de gráfico adequado para turmas de 2º ano.

6. Solicite propostas de mudança. Com base no que foi discutido ao longo da atividade e já registrado, oriente a escrita de uma carta coletiva para uma autoridade local responsável pelo trânsito. Explique que algumas ações dependem do poder público (Executivo ou Legislativo, municipal ou estadual) e que é direito dos cidadãos propor mudanças. Encaminhe a busca pelo endereço físico ou eletrônico do responsável e enviem a mensagem com os gráficos e registros fotográficos feitos pela garotada. Também é possível convidar os  alunos para escreverem uma carta para o diretor da escola, sugerindo que ele proponha algumas ações, como organizar o horário de entrada e saída dos estudantes para melhorar o fluxo de carros e realizar campanhas de conscientização sobre trânsito com a comunidade escolar.

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