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Game educativo

Da vida real para as telas: Apresente aos alunos o “Jogo do Cidadão”

Confira a proposta de um game eletrônico para a meninada pensar sobre as regras de trânsito, desenvolver a empatia e o respeito ao próximo e aprender noções de espacialidade

Ilustração animada de mãe e filha dentro de um carro.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Imagine que interessante e divertido pode ser explorar e refletir com a turma sobre situações que acontecem de forma rotineira no trânsito com um game educativo. Essa é a proposta do Jogo do Cidadão, desenvolvido pela NOVA ESCOLA e pela Fundação Mapfre. Qualquer estudante, como jogador, pode escolher vivenciar em diferentes cenários um dos três papéis disponíveis – pedestre, cadeirante e gestor público – e entender, na prática, que o trânsito e suas leis precisam ser levados a sério por todos nós. 

O jogo pode ser trabalhado com turmas do 1º ao 3º ano e foi elaborado com a consultoria de Fernando Barnabé,  professor de Matemática, integrante do Time de Autores e do Time de Formadores da NOVA ESCOLA e autor e editor de materiais didáticos. 

Com os desafios apresentados no jogo, a ideia é fazer com que os alunos compreendam as leis de trânsito que envolvem veículos e pedestres, desenvolvam a empatia e o respeito ao próximo e entrem em contato com noções de espacialidade.

A elaboração do jogo foi bastante cuidadosa, a fim de oferecer às crianças a melhor experiência possível, fornecendo informações de qualidade sobre as regras de trânsito, ao mesmo tempo que desperta o interesse delas pelas situações que aparecem na tela. É uma mistura de desafio lúdico com aprendizagem na medida certa. Do ponto de vista pedagógico, o game tem como base a concepção de resolução de problemas e da construção de estratégias. E, como o público-alvo está em fase de alfabetização, os textos e as interações propostos consideram essa característica. O jogo pode ser acessado gratuitamente no celular ou no computador.

Bateu curiosidade para saber como jogar? Basicamente, trata-se de um jogo dos sete erros, porém, mais turbinado e inteligente. “Não basta que o jogador identifique os equívocos fazendo uma análise criteriosa da imagem, como acontece no modelo tradicional. Ele tem de recorrer ao que sabe sobre Educação para o trânsito para resolvê-los”, explica Fernando. 

Para começar a brincar, o aluno tem de escolher um dos três cenários disponíveis: periferia, centro urbano ou cidade rural – cada um deles, como você deve estar imaginando, tem características próprias de trânsito. Em cada cenário, o jogador assumirá, respectivamente, os papéis de pedestre, cadeirante e gestora pública (prefeita). 

Os desafios em cada um dos ambientes é observar o entorno e identificar 7 erros que aparecem no trânsito, como o pedestre atravessando fora da faixa de segurança. Ao se locomover para o local onde há um dos erros, o aluno terá de acertar uma pergunta sobre regras de trânsito para corrigir o equívoco apresentado na cena. Depois de concluir as três fases, o jogador fica sabendo qual sua pontuação geral (é possível conferir as instruções detalhadas no próprio jogo)

E aí, vamos nessa? Acesse, a seguir, o jogo e convide a meninada para aprender com direito a muita diversão!

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