Para usar com as crianças

Onde está sujo? Atividade para lavar as mãos

Construir hábitos de higiene pode ser um momento bacana e rico em experiências para as crianças

Atividades de lavar as mãos já são comuns na Educação Infantil, mas com o coronavírus elas receberam uma importância ainda maior. Ilustração: Rodrigo Damati/NOVA ESCOLA

Antes do Covid-19, aprender a lavar as mãos já era uma atividade muito consolidada na Educação Infantil. No entanto, a pandemia colocou em evidência maior a necessidade de revisar a qualidade (e frequência) da higienização das mãos. 

Entre as principais maneiras de prevenção do novo coronavírus, lavar as mãos com água e sabão se destaca. No entanto, isso não pode ser feito de qualquer jeito, há uma técnica correta: realizar uma série de movimentos que devem durar por ao menos 20 segundos  - confira aqui um guia para fazer essa lavagem

Pode parecer que é um momento mecânico, quase uma burocracia, mas a higienização faz parte da aprendizagem das crianças e dialoga com os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Quando eu cuido da criança, sou exemplo para ela. Ensino a ela como cuidar de si e do outro", afirma Damaris Maranhão, professora de pós-graduação no Instituto Vera Cruz e consultora de saúde e bem-estar na Educação Infantil. 

Lavar as mãos deve se tornar um hábito presente na rotina da criança. Damaris ressalta quatro momentos importantes: ao chegar na escola, após ir ao banheiro, ao espirrar e antes de comer. Ao fazer a troca da fralda também é interessante fazer essa higienização. 

No entanto,  deve-se tomar cuidado para não transformar o momento em algo chato ou em um sofrimento para as crianças. Para que isso não ocorra, Karina Rizek, consultora da Avante Educação e Mobilização Social e formadora da Escola de Educadores, reforça o papel do lúdico e a possibilidade de realizar a higiene também como brincadeira. Ela sugere utilizar músicas e fazer perguntas que incentivem a investigação da experiência. Com as crianças bem pequenas, vale estimular a autonomia, mas ainda é necessário ter um apoio do adulto. 

Confira abaixo uma sugestão de atividade simples que pode ser feita tanto na escola quanto em casa pelos pais e responsáveis. 

Indicado para: crianças bem pequenas e pequenas.
Materiais: água, sabonete e toalha. 
Espaço: banheiro (ou acesso a uma pia)
Campos de experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação

PASSO A PASSO

1. Crie uma brincadeira com a criança. Por exemplo, uma atividade com tintas ou com melecas. O importante é que as mãos fiquem visivelmente sujas. Se estiver procurando uma sugestão, confira este box sobre massinhas e melecas caseiras.

2. Convide-os a lavarem as mãos. Permita que explorem e brinquem com a água e com o sabonete, que percebam as cores, os cheiros, a temperatura da água, a textura do sabão ao virar espuma e misturar-se com o material que tinham nas mãos. 

3. Questione-os se ainda há partes sujas: Estimule uma investigação de onde ainda está sujo e como poderiam garantir que está limpo. Neste momento, é possível introduzir e demonstrar os movimentos corretos de lavagem das mãos.

Indicação para as crianças pequenas: Com elas, é possível ir além e conversar sobre a importância de lavar as mãos, principalmente no momento em que estamos vivendo com o Covid-19; o que é autocuidado e cuidado do outro; a existência de coisas que não vemos como o vírus e outros micro-organismos. 

4. Enxaguem as mãos: O ideal é usar toalhas de papel. Se não for possível, evite utilizar uma mesma toalha de tecido para todos.



Pode usar álcool em gel com os pequenos? 

Até os 2 anos, Damaris sugere que seja evitado usar álcool gel. Independente da idade, o mais indicado é lavar com água e sabão - inclusive é o único que funciona se a mão estiver visivelmente suja. Claro, na ausência dessa possibilidade, o álcool em gel pode ser utilizado - com o cuidado de deixar a mão das crianças bem seca e de se evitar que elas passem a mão no olho.  




Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema