Filosofia

Achille Mbembe, um intérprete das heranças do colonialismo

Saiba mais sobre um dos principais intelectuais da atualidade, que investiga os efeitos ainda atuais da presença europeia na África


Achille Mbembe, filósofo e historiador camaronês,  é um dos mais notáveis intelectuais da atualidade. Um dos pilares do seu pensamento é a visão afrocêntrica da realidade, capaz de refletir sobre os efeitos duradouros do colonialismo na África e no mundo. Este capítulo da coleção Pensadores Negros aborda a biografia e a obra do intelectual, marcada pelo contraponto ao eurocentrismo, o pensar sobre a cultura e a história restrito ao ponto de vista dos europeus.

Seus estudos sobre pós-colonialismo são referência para quem busca entender como a estrutura racista de poder herdada dos tempos de controle europeu no continente africano sobrevivem até hoje, ainda que com roupagens diferentes. No Brasil, suas pesquisas oferecem recursos teóricos para compreender o racismo presente em nossa sociedade. Seu conceito de "necropolítica", relacionado ao poder do Estado em decidir quem deve viver ou morrer, é extremamente atual e embasa muitas reflexões do movimento negro sobre a violência policial, por exemplo.

No e-book a seguir, conheça mais sobre a vida, a obra e as contribuições de Achille Mbembe:

BAIXE O E-BOOK

 

Mais sobre esse tema