Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: Quem eram e o que faziam as mulheres na Idade Média?

Explore com as turmas do 6º ano os diferentes tipos de atividades exercidas pelas mulheres no período medieval e as relações entre elas e as que vivem atualmente

Por Camila Cecílio

Ilustração abstrata de uma rainha na idade média
Ilustração: Mari Waechter/NOVA ESCOLA

Quais relações existem entre as mulheres medievais e as da atualidade? Essa é uma das reflexões propostas pelo plano de aulaAs Mulheres na Idade Média, de autoria da professora de História Juliana Bardella Fiorot, de Marcondésia (SP). 

A educadora, que faz parte do Time de Autores de Nova Escola, explica que levar questões como essa para as aulas de História pode estimular o processo de desconstrução do machismo presente na sociedade atual.  

“Dentro da história, geralmente não conseguimos estudar sobre os marginalizados, aqueles que não detém o poder, porque eles não escrevem história. A história é escrita por homens brancos, de elite. Isso acontece também com as mulheres”, explica a historiadora. Para ela, ao abordar o tema com os alunos, um dos maiores desafios do professor será a desconstrução que terá que fazer junto aos alunos, que já crescem dentro de uma sociedade na qual, via de regra, aprendem que o papel do homem é mais importante do que o da mulher. 

Para te ajudar a levar o assunto para as aulas de história, preparamos um passo a passo do plano de aula. A principal dica da autora é gerenciar bem o tempo da aula para que todas as etapas sejam cumpridas, pois são complementares. Confira

divisória de atividade

MULHERES NA IDADE MÉDIA: O QUE ELAS FAZIAM?

Elas também eram guerreiras, religiosas e trabalhadoras braçais. Observar as diferentes funções ajuda a desconstruir estereótipos de gênero sobre o período


Indicado para: Turmas do 6º ano 

Material: Acesso à internet e a plataformas de web aulas (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams) ou a grupos de WhatsApp; lista de materiais de referências (links de atividades indicadas no passo a passo), acesso à plataforma Padlet e material para a escrita (lápis, borracha e caderno).

Na BNCC: EF06HI19


PASSO A PASSO

1. Prepare-se com antecedência. Nas aulas remotas ou híbridas, é importante se organizar para enviar os materiais com antecedência para os alunos, bem como decidir quais ferramentas digitais serão utilizadas para viabilizar a aula. Além disso, é sempre interessante estudar o assunto proposto para entender mais e conseguir tirar dúvidas dos alunos com propriedade. 

2. Apresente o objetivo da aula para os alunos e contextualize o tema. Projete, no caso das aulas síncronas, ou envie para os alunos a imagem abaixo, que faz parte do plano de aula original e siga as instruções para iniciar o tema.

Mosaico de imagens relacionadas à participação das mulheres na idade média e na monarquia.
Fotografias: Wikimedia Commons

Neste momento, priorize as diferenciações nas hierarquias sociais medievais (clero, nobreza e servos) que impactavam diretamente na atribuição das funções trabalhistas dos homens e mulheres daquele período. 

Destaque que as mulheres, que integravam as camadas mais abastadas (aristocratas/nobres), tinham direitos limitados perante seus maridos, sendo responsáveis por gerir o lar e educar os filhos. As servas e comerciantes, porém, gozavam de maior liberdade (para além do âmbito doméstico), contribuindo com as mais diversas atividades econômicas. 

Havia ainda aquelas devotadas à religião ou que assumiram governos ficando conhecidas por seus feitos, como Isabel de Castela (rainha dos reinos de Castela e Leão, viveu entre 1451 e 1504) e Leonor de Aquitânia (foi duquesa da Aquitânia e condessa de Poitiers, viveu entre 1122 e 1204). 

Em seguida, faça o exercício comparativo proposto aqui visando aproximar o tema da realidade do século XX e XXI. Os alunos devem compreender que várias funções feitas pelas mulheres medievais ainda são realizadas atualmente.

Caso a aula seja assíncrona, encaminhe para os alunos um documento de Word ou PDF contendo o objetivo, com um pequeno comentário para esclarecimento do tema, e a imagem do slide 05 com algumas das questões sugeridas para este momento. O estudante deve refletir sobre as correspondências do papel das mulheres nas sociedades medieval e contemporânea.

PONTO DE ATENÇÃO: Desconstrua a ideia de que a mulher medieval era obrigatoriamente submissa. Tal equívoco é retratado de forma frequente em filmes e séries levando ao entendimento de que as mulheres medievais em nada contribuíram para a edificação da cultura deste período. Pergunte aos alunos se eles já assistiram cenas que retratavam as mulheres medievais em uma condição de inferioridade. Por fim, destaque que, graças à contribuição das mesmas, as mulheres foram conquistando cada vez mais espaço em diversos âmbitos da sociedade.

3. Problematize o tema. Utilize as imagens presentes no link e apresente-as para os alunos no momento síncrono. Peça a eles que observem as quatro imagens por alguns instantes. 

Na sequência, estimule-os a dizer apenas qual o papel que cada mulher está desempenhando e ressalte que as atividades eram diferentes de acordo com a hierarquia social de cada uma. Não permita que os alunos detalhem as imagens neste momento. A análise continuará na sequência. Neste documento podemos observar:  uma mulher guerreira combatendo um inimigo que tenta atacar seu castelo (imagem 01), uma serva em seus afazeres diários (imagem 02), uma mulher comerciante quase imperceptível atrás de uma pilastra (imagem 03) e, por fim, uma nobre (imagem 04).

Aprofunde a análise através da roleta das mulheres medievais presente no link.

Projete a roleta na aula síncrona e gire a mesma. Desafie os estudantes a fazerem um comentário ou criarem uma frase relacionando a palavra sorteada com as imagens trabalhadas nesta etapa. Exemplo: a palavra sorteada na roleta foi SERVA – “a serva pertence a uma classe social pobre e faz um serviço doméstico no castelo”. Durante a análise, procure relembrar os estudantes sobre alguns assuntos vistos acerca do medievo e que foram tratados em suas aulas. No exemplo citado, é válido retomar a questão da servidão e os impostos pagos, frisando que as servas também eram submetidas a essa exploração. Os alunos podem fazer o registro dos comentários ou frases no caderno ou no chat da aula.

Caso a aula seja assíncrona, acrescente as imagens em um documento de Word ou PDF e elenque as perguntas abaixo, sugerindo que respondam no caderno ou na plataforma utilizada para comunicação com os mesmos:  

Imagem 01 (mulher guerreira): o que está acontecendo na imagem 01? Quem parece estar no comando da situação?

Imagem 02 (serva): O serviço realizado nesta imagem era feito por nobres ou servos? Como você chegou a esta conclusão?

Imagem 03 (mulher comerciante): a qual atividade a mulher desta imagem parece se dedicar?

Imagem 04 (nobre): a mulher desta imagem aparenta pertencer a uma classe social favorecida ou desfavorecida? Justifique.

Professor, se os alunos assíncronos tiverem acesso à internet, você também pode fazer o envio do link da roleta pedindo para que girem a mesma e escrevam uma frase sobre a palavra sorteada no caderno. Esclareça que a frase deve ter relação com as imagens enviadas por você.

4. Conclua a aula com um painel colaborativo. Na etapa final da aula, crie um mural colaborativo no site Padlet (Veja como usá-lo aqui). Neste mural, os alunos devem ser desafiados a pesquisar e postar uma imagem ou link com alguma informação sobre mulheres medievais que ficaram conhecidas no período. Oriente-os para que acessem sites confiáveis. Desta forma, eles poderão compartilhar outras fontes visuais e escritas sobre as mulheres do medievo, ampliando seus conhecimentos sobre seus diversos papéis e podendo fazer correspondências com a atualidade.

Caso o tempo não seja suficiente para concretizar esta última etapa, peça para que a postagem no mural seja feita em formato de tarefa. Na próxima aula, convide os alunos a compartilhar informações sobre suas escolhas, estimulando-os a perceberem a multiplicidade de ações em que estas mulheres estavam envolvidas, não tendo um papel passivo na sociedade, ao contrário do que retrata o cinema e alguns livros de ficção.

Para os momentos assíncronos, solicite aos seus alunos um mapa mental sistematizando as impressões deles sobre o tema (baixe um modelo gratuito acessando aqui – caso este link não abra, tente este https://bit.ly/3jS26ke) ou, ainda, sugira que recortem uma imagem que represente uma mulher atual desempenhando uma atividade feita por uma mulher medieval. A atividade pode ser registrada no caderno se o aluno não dispor de uma impressora, ou no próprio mapa mental sugerido para download. Este poderá ser impresso e colado no caderno ou preenchido através do dispositivo utilizado pelo aluno.

Se seus alunos assíncronos tiverem acesso à internet, compartilhe o link do Padlet para que contribuam com a construção do mural. Envie uma pequena mensagem explicando o que devem postar e qual o seu objetivo com esta atividade.

PONTO DE ATENÇÃO: A atividade de criação do mural colaborativo via plataforma Padlet requer uma explicação sucinta de como seu aluno realizará a postagem. O uso deste recurso é muito fácil e não demandará muito tempo, mas explique que vários tipos de materiais podem ser compartilhados no mural, tais como: links com biografias, imagens, vídeos, áudios, etc.

divisória de fechamento

Ideias para inspirar, conteúdo para ensinar

Esse conteúdo é feito para você recarregar as suas ideias!

Educador, assine o Nova Escola Box e tenha acesso a conteúdos exclusivos orientados para a aprendizagem a distância.

Apenas R$15,90 por mês

Já é assinante Nova Escola Box? Faça login aqui!