Para usar com seus alunos

Foguete, caixa misteriosa e viagem espacial: imaginando Marte no Fundamental 1

Conheça três sugestões de atividades divertidas para fazer com as turmas do 1º ao 5º ano

Ilustração de objetos utilizados para atividades de ciências relacionadas a marte.
Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

A imaginação é grande aliada das professoras do Fundamental 1: aproveitar atividades divertidas, que estimulem as crianças do 1º ao 5º ano a delinear novas ideias, é um caminho para estudar Marte e outros temas relacionados ao Universo com os pequenos.

Nessa etapa, recomenda a professora de Ciências Denise Chiconato, é especialmente importante fazê-los imaginar o que há para além do que os olhos podem ver. “É trabalhar de forma lúdica para ir formando conceitos”, sugere a Denise, que é professora de Ciências na EE Victor Maida, em Ibitinga (SP).

Assim, a proposta é inverter a ordem dos processos: em vez de começar o assunto descrevendo as características dos planetas, por exemplo, é mais interessante estimular que os alunos formulem suas dúvidas e participem do processo de descoberta das informações.

“A possibilidade de usar esses conhecimentos de forma significativa que torna a aprendizagem mais fácil e melhor”, afirma Cíntia Diógenes, professora de Ciências da rede de Fortaleza (CE).

Para colocar tudo isso em prática, sugerimos abaixo três atividades divertidas que podem ser realizadas com as turmas de Fundamental 1 no ensino presencial ou remoto.

divisória atividades

ATIVIDADE 1 - A CAIXA MISTERIOSA

Para descobrir qual é o objeto que está dentro de uma caixa fechada, as crianças vão precisar se transformar em cientistas, usando o método científico para  formular hipóteses, métodos e sistematizar resultados.

Ilustração de objetos usados na atividade 1: caixas, lanternas e celular.

Como fazer: Coloque um objeto dentro de uma caixa fechada, e o desafio dos estudantes é adivinhar o que tem dentro dela. Se a atividade for remota, peça para as famílias criarem a caixa. Primeiro, os estudantes devem formular hipóteses do que pode estar dentro dela, observando as propriedades da caixa e dos objetos existentes no local. Depois, devem pensar em quais métodos podem utilizar para testar as hipóteses formuladas, por exemplo, erguer a caixa para sentir o peso, balançá-la para ouvir se há algum barulho específico, usar lanterna para testar se o material da caixa é translúcido o suficiente para transparecer o que há dentro, ou o que a criatividade deles permitir. Por fim, as crianças devem realizar seus testes, registrar os resultados e formular uma conclusão. Depois, podem abrir a caixa para verificar quão próximas chegaram de acertar o objeto. Se necessário, apresente para as crianças uma série de objetos e selecione um dentre eles para colocar na caixa.

Para conversar com a turma: Converse com a turma sobre como foi a experiência para elas. Busque semelhanças e diferenças nos métodos escolhidos por cada uma e explique que esse processo de pensamento e investigação é a base do trabalho de um cientista.

ATIVIDADE 2 - FOGUETE DE BEXIGA

Nessa atividade, as crianças criam um foguete de bexiga que, ao liberar o ar, desliza por uma linha de barbante. O experimento proporciona um primeiro contato com conceitos básicos de Física e facilita a compreensão de como um foguete é lançado para o espaço.

Ilustração de objetos usados na atividade 2: barbante, canudos, bexigas e pregadores

Como fazer: Passe a linha pelo canudo ou tira de papel enrolada e amarre as pontas em extremidades distantes horizontalmente. Depois, encha a bexiga e não dê um nó, mas prenda a saída de ar com um pregador. Cole a bexiga no canudo com fita adesiva. Solte o pregador e observe o movimento da bexiga. Experimente encher a bexiga com mais e menos ar e colocar a linha inclinada ou vertical.

Para conversar com a turma: Peça que os estudantes registrem suas observações sobre o comportamento da bexiga nesses diferentes cenários e debatam com a turma suas percepções. Para finalizar, explique o papel do ar no movimento realizado e sua similaridade com a propulsão a jato de foguetes.

ATIVIDADE 3 - PRÓXIMA ESTAÇÃO: PLANETA MARTE

As crianças são convidadas a embarcar em uma viagem a Marte. Após uma discussão inicial sobre o tema, a turma pode imaginar como seria sua chegada no Planeta Vermelho e, a partir disso, refletir sobre as características de Marte em comparação com as da Terra. Depois, podem produzir um desenho, um texto ou um vídeo com as descobertas que fizerem.

Como fazer: Organize uma conversa inicial com a turma, que pode ser um debate simultâneo, ou um pequeno texto ou vídeo. O objetivo é fazê-los imaginar que chegaram a Marte e, a partir disso, instigá-los a refletirem e pesquisarem sobre o planeta. Faça perguntas como: por que foi possível pousar em Marte? Como são o chão e a paisagem? Você ouve sons? Por que você precisa de roupa especial? E do que ela te protege? Quanto tempo dura um dia aí? Depois, indique ou forneça sites e reportagens em que eles possam fazer a pesquisa. Para finalizar, peça que as crianças gravem um pequeno vídeo encenando a sua chegada a Marte e relatando para a Terra suas observações e características do planeta. Se não for possível gravar um vídeo, sugira um desenho ou um texto.

Para conversar com a turma: Comente com as crianças as produções que elas realizaram, retomando os principais conceitos sobre o Planeta Vermelho e a importância disso para entendermos melhor a nossa própria vida aqui na Terra.