Língua Inglesa

Sugestão de atividade: apresente o Carnaval de New Orleans para a turma

O Mardi Gras remete à França dos séculos 17 e 18 e é uma opção para explorar a dimensão intercultural da festa popular

Colagem digital de crianças dançando em festa tradicional de New Orleans.
Ilustração: Laissa Moreira/NOVA ESCOLA

Por ser comemorado em diferentes partes do mundo e com representações variadas, o Carnaval é uma manifestação que pode ser incorporada ao planejamento das aulas de Língua Inglesa para enriquecer o trabalho com o eixo Dimensão Intercultural, previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dentre as festividades internacionais que podem ser abordadas com as turmas, está a comemoração de Carnaval chamada Mardi Gras, que tem sua representação mais famosa na cidade de New Orleans, na Louisiana,  às margens do rio Mississippi, nos Estados Unidos.

De origem francesa, a expressão mardi gras significa terça-feira (mardi) gorda (gras) e é um feriado cristão que remonta aos séculos 17 e 18 e às tradições pagãs anteriores a esse período. A festa foi incorporada à cultura estadunidense a partir de 1700, quando colonizadores franco-canadenses comemoraram a festa na localidade que, anos mais tarde, se chamaria New Orleans.

De acordo com Celina Fernandes, mestre em Sociologia e consultora de Inglês, toda essa mistura cultural tem os elementos ideais para um rico trabalho de prática social com pesquisa nas aulas de inglês. “Nesse trabalho, o eixo de dimensão intercultural é o mais interessante para explorar, pois ele permite ampliar os horizontes do aluno em relação à festa Carnaval.”

Celina afirma que o tema ainda favorece as habilidades de leitura, que serão exercitadas ao longo de todo o projeto de pesquisa, seja ele on-line, seja com materiais impressos. "É um trabalho que pode ser feito com os alunos dos 7º ao 9º ano para ampliar as práticas de linguagem que fazem parte de uma pesquisa”, explica.

Leitura com olhar histórico

Por se tratar de uma festa estrangeira, o Carnaval de New Orleans e suas origens provavelmente é desconhecido por boa parte dos estudantes. Nesse sentido, Celina alerta para a necessidade de usar boas referências ao longo do processo de pesquisa. “O professor pode indicar o site oficial como ponto de partida, mas precisa ampliar para outros links que permitam aos alunos criarem suas hipóteses.”

Perguntas apropriadas para cada fase da pesquisa também enriquecem o processo, aponta a especialista. “No início, o professor pode mostrar um vídeo ou imagens que sirvam como disparador para que os alunos pesquisem mais sobre a festa no site oficial. Uma vez nesse site, pode questionar sobre a data, o local onde acontece e outros pontos que ajudarão a trabalhar a compreensão textual.”

Os aspectos históricos da festa também devem permear a pesquisa. Para isso, Celina indica que o professor faça uma seleção prévia de conteúdo sobre essa história para antever os possíveis entraves dos alunos e direcionar o trabalho para que eles vivenciem o idioma o máximo possível. “A festa do Mardi Gras faz parte da cultura de povos que habitaram aquelas terras séculos atrás. Isso abre espaço para pensar também que no território dos Estados Unidos há a coexistência de tradições de vários povos, que depois se tornaram tradições estadunidenses e hoje levam milhões de pessoas àquela cidade. É a coexistência de culturas em um mesmo lugar que permite essa riqueza cultural”, conclui. Confira, a seguir, o passo a passo da sugestão de Celina. 

divisória de atividade

Atividade: pesquisar a festa do Mardi Gras

Proposta colabora para ampliar o repertório cultural dos alunos


Indicado para: 7º ao 9º anos 

Na BNCC: EF07LI06; EF07LI07; EF07LI08; EF07LI09; EF07LI10; EF07LI11; EF08LI18; EF08LI19; EF08LI20; EF09LI17; EF09LI18; EF09LI19); EF09HI07; EF09HI08 e EF09HI09


PASSO A PASSO

1. Busque referências. Antes de iniciar a atividade com a classe, faça uma análise prévia dos sites e textos em inglês que poderão compor a pesquisa. Caso não seja possível navegar na internet nas aulas, apresente o material impresso.

2. Contextualize o tema. Em sala, apresente o trecho de um vídeo ou fotos que representem a comemoração do Mardi Gras em New Orleans. A partir da referência disparadora, questione se os alunos conhecem o evento ou se já viram algo semelhante em filmes, fazendo uma breve contextualização, caso necessário.

3. Convide os alunos a mergulharem no assunto. Considerando o que a turma disse, convide o grupo a pesquisar sobre o Mardi Gras para conhecer mais acerca dessa manifestação cultural. Dê início à pesquisa em pequenos grupos, sugerindo navegar pelo site oficial do evento. Você também pode apresentar um site que trata da história do evento e o site da cidade de New Orleans ou ainda explorar os materiais impressos previamente.

4. Combine os objetivos. Estabeleça os objetivos de leitura da atividade, orientando que tipo de informações devem buscar (exemplos: pesquisar a data e o local; a história e as tradições etc.). Esse esclarecimento pode contribuir para que os estudantes se sintam capazes de ler o texto, buscando identificar informações dentro de um site em língua inglesa.

5. Ajude a turma a explorar os materiais. É importante compreender que os alunos não precisam conseguir ler os materiais na íntegra para compreendê-los nem traduzir termo a termo ou entender os vídeos da mesma maneira. Estimule a busca por palavras que eles conhecem, sugira que façam inferências. É válido, inclusive, fazer um levantamento das palavras identificadas pelos alunos e anotá-las no quadro. Socializar as anotações vai permitir que eles tomem consciência do que já sabem em inglês e relacionar ao que os materiais apresentam.

Ajude a turma a elaborar hipóteses sobre a festividade, questionando sobre as cores usadas, a música, a data de realização, as origens da festa e do nome oficial e outras informações que os levam a aprofundar suas pesquisas.

6. Oriente a leitura e o registro de impressões. Acompanhe as leituras nos grupos e, caso necessário, promova uma leitura coletiva para ajudar a turma a avançar em suas impressões iniciais. Oriente que tomem nota das descobertas, de preferência usando termos em inglês, palavras-chave, para compartilhar em momento posterior com os colegas.

7. Promova o compartilhamento dos aprendizados. Organize um tempo para socialização coletiva e incentive a oralidade, fazendo perguntas que possam ser respondidas em inglês de acordo com o conhecimento de cada aluno, por exemplo: qual a origem do termo Mardi Gras? O que significa "Terça-feira Gorda"? Quando a festa acontece? Lembre-se de que a pesquisa e a posterior compreensão da festividade como manifestação intercultural são mais relevantes para a aprendizagem neste momento do que a obrigatoriedade de o aluno falar corretamente palavras em inglês.

8. Avalie possíveis desdobramentos. Documente todas as etapas de pesquisa e avalie se há possibilidade de expandir a socialização para a comunidade escolar ou promover a interdisciplinaridade com outras aulas.

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