Conto #8

"O grande encontro", de Silvana Tavano

Leve para a sua turma a história escrita por Silvana Tavano

Era uma vez um Autor com uma vaga ideia para uma nova história. E, como nessa história tinha vaga de verdade para um grande Personagem, pensou em começar sua busca colocando um anúncio no jornal.

“Procura-se um Personagem disposto a viver aventuras eletrizantes. Não é necessário ter experiência no tema, mas algumas características serão especialmente consideradas: um certo preparo físico, raciocínio rápido e personalidade carismática.”

O primeiro candidato a se apresentar foi logo dizendo:

– Participei de passagens importantes de muitos livros famosos, imortalizados por personagens estrelados.

– Ah, parabéns! O senhor tem razão. Os grandes personagens não envelhecem. Mas, se entendi bem, o senhor nunca foi o protagonista desses enredos, certo? Enfim... É uma pena, mas um coadjuvante de idade avançada não é o que busco. Desculpe!

Dois dias e muitas páginas amassadas depois, o Autor recebe outro candidato – um tipo muito sincero, mas bastante imaturo.

– Já passei por muitas imaginações, mas...

– Mas?

– Nunca cheguei ao papel...

– Ah...

– Tenho muito potencial, mas...

– Mas?

– Preciso de alguém que acredite em mim, que me decifre e me revele com todas as letras, entende?

– Você é muito interessante. Mas...

Na semana seguinte, com a cabeça embaralhada e ainda sem um herói à vista, o Autor começa a pensar em outras possibilidades e, repentinamente, tem uma grande ideia: e se o narrador transformasse a própria aventura em Personagem? Animado, ele já ia colocar o texto em ação quando o telefone toca.

– Bom dia. Posso falar com o Autor?

– E o senhor é...?

– O Personagem.

– Ah, claro, o anúncio...

– Exato, o anúncio. Muito bem escrito, por sinal.

– ...?

– Quantos livros o senhor publicou?

– ... !?!

– Alô? Alô, o senhor está na linha?

– Sim... Claro, estou ouvindo...

Continue, por favor!

– Desculpe! Espero que não me leve a mal, mas preciso saber um pouco mais sobre o seu estilo, como é o seu processo criativo, quais gêneros o senhor domina, se tem livros premiados... É que não me encaixo com naturalidade em qualquer texto. Tenho que sentir alguma consistência literária, entende?

O Autor experimentou vários estados de espírito. No início, ficou atônito. Mais que isso, catatônico! Depois, a palavra certa seria “irritado”. Mas, pouco a pouco, foi se sentindo, como dizer?, impressionado! Pois, à medida que respondia às perguntas do Personagem, foi se surpreendendo mais e mais com suas próprias palavras.

No dia seguinte, conversaram de novo. E no outro, outra vez.

Trocaram ideias durante tanto tempo que acabaram se tornando grandes amigos. Anos depois, eram tão íntimos que um logo adivinhava o que o outro tinha acabado de pensar e, juntos, inventaram histórias fabulosas.


Conto de Silvana Tavano, ilustrado por Sandro Castelli. Publicado originalmente na edição especial de NOVA ESCOLA Contos para crianças e adolescentes - volume 2, agosto de 2004, p. 22 e 23

Mais sobre esse tema