PARA USAR COM AS FAMÍLIAS E CRIANÇAS

Apresentando a nova rotina aos bebês e a seus familiares no retorno

Na hora de receber as crianças, esclareça e ouça os responsáveis sobre os cuidados que serão adotados e respeite as inseguranças que possam surgir

Faça com as crianças e famílias um varal com fotos relacionadas à higienização e a mudanças no espaço da escola. Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Na Educação Infantil, os vínculos entre a família e os educadores são essenciais para estabelecer uma rotina acolhedora para os bebês. Para projetar o retorno dessa faixa etária ao ambiente escolar após um longo período de isolamento social, essa relação terá de ser ainda mais próxima.  Tranquilizar os pais e responsáveis sobre os cuidados com a higiene e com a saúde das crianças será fundamental na readaptação.

Para ajudá-lo a construir uma relação de parceria com os familiares dos bebês na volta, adaptamos o plano de aula “Apresentando a rotina às famílias”, de autoria da professora Fernanda Alves da Silva, integrante do time de autores de NOVA ESCOLA. Com foco no campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, o objetivo dessa atividade é ajudar na socialização dos bebês com os professores após a quarentena, aproximando as famílias na construção dessa readaptação.

ATIVIDADE: APRESENTANDO A ROTINA ÀS FAMÍLIAS

Favoreça uma continuidade entre a casa e a escola e respeite as eventuais inseguranças dos responsáveis com esta proposta

Indicado para: Bebês (Zero a 1 ano e 6 meses) e suas famílias

Materiais: Placas sinalizadoras dos objetos (mochilas, copos, agendas), brinquedos, fotos dos ambientes da escola para a rotina, almofadas, colchonetes e material para higienização segura.

Na BNCC: EI01EO06; EI01CG02 e EI01EF06

1. Convide para o retorno: Quando a data do retorno ao ambiente escolar estiver definida, peça a um dos familiares do bebê que reserve o dia para acompanhar a volta. É importante ressaltar que os adultos precisarão estar de máscara durante a presença na escola. A instituição deve estipular previamente um revezamento de horários para a chegada das famílias, com o objetivo de evitar aglomerações.

2. Oriente e ouça as famílias na escola: Já na unidade escolar, peça que um dos responsáveis entre com o bebê na sala onde será realizada a atividade de reencontro. Se for possível, privilegie, por questões de segurança, que a atividade seja realizada ao ar livre. O professor deve mostrar como será a rotina no novo contexto: de que forma se dará a higienização dos brinquedos e materiais utilizados pelas crianças; onde ficarão a mochila, os copos, as agendas e demais objetos. Os adultos devem ser estimulados a sugerir algumas atividades e até alguns protocolos de higiene, caso queiram.

PONTO DE ATENÇÃO: Para que não se sintam inseguros, os responsáveis devem ser muito bem informados de como será feita cada atividade na retomada: troca dos bebês, higienização dos espaços e materiais utilizados, momento da refeição, limpeza dos espaços ocupados pelas crianças, distanciamento entre elas, novas regras de contato e brincadeiras.

3. Escolha e cante uma música com todos: Com ajuda dos responsáveis, escolha uma música que a família costuma cantar para os bebês na hora de acolhê-los. Cante com os familiares a canção escolhida para estimular os bebês a reconhecerem uma continuidade entre suas casas e o ambiente escolar.

4. Apresente a nova rotina: Para engajar as famílias e os bebês na nova rotina, o professor deve apresentar imagens de alguns momentos no novo cenário: fotos referentes à higienização, ao parque, brinquedos, refeitório etc. As fotos devem estar envoltas em embalagens plásticas, para facilitar a higienização. Depois, eles podem ser convidados a organizar um varal com as fotos, de acordo com o planejamento do dia. Tudo isso respeitando os protocolos de higiene dos materiais.

5. Hora da despedida: Para finalizar, com alguns minutos de antecedência o professor deve informar às famílias e aos bebês que em breve irão se despedir. Uma estratégia para tornar a despedida mais leve é mostrar aos bebês o varal sobre as atividades interessantes que ainda farão na escola nos próximos dias.