Para se inspirar

Cinco livros para mergulhar no universo de Freinet

Veja a seleção de obras que vai ajudar você a se aprofundar no assunto e repensar o planejamento das aulas

Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação
Marisa Del Cioppo Elias
Editora Vozes
O homem simples e pacifista que criou uma pedagogia contrária à escola autoritária é analisado aqui como um dos grandes educadores do mundo. Os eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.

As Técnicas Freinet da Escola Moderna
Martins Fontes
O criador do método expõe suas principais teorias e mostra de que modo uma escola na qual o aluno é protagonista funciona melhor em relação ao modelo tradicional. O livro, através de explicações, exemplos e conselhos práticos, é uma breve síntese que vale como introdução à Pedagogia Freinet e tenta responder a perguntas que professores e educadores portugueses vêm fazendo: O que são as técnicas Freinet? Como surgiram? Quem as anima?

Pedagogia do Bom Senso
Martins Fontes
Aqui, o criador do método que prioriza a autonomia do indivíduo estende sua pedagogia para fora da sala de aula. "Minha longa experiência dos homens simples, das crianças e dos animais convenceu-me de que as leis da vida são gerais, naturais e válidas para todos os seres". Um dos deveres do professor, segundo Freinet, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.

Para uma Escola do Povo
Martins Fontes
Um guia prático que ajuda os educadores a organizar o material escolar de acordo com a pedagogia desenvolvida pelo autor.