Na prática: como explorar sons com diferentes objetos e desenvolver o campo Corpo, Gestos e Movimentos
Confira, passo a passo, a proposta de atividade criada pela professora Glaucia Stopa para explorar esse campo de experiência da BNCC
![](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dYVmQWCptnm4D4WY8YTe7MMeYSUSCgXuNvegptmxwU6MCAaQv4EPgYSYfQpz/glaucia-stopa-conduz-criancas-em-atividade-com-campo-de-experiencia-corpos-gestos-e-movimentos-foto-andris-bovo-9.jpg)
A atividade criada pela professora Glaucia Stopa, da EMI Candinha Massei Fedato, em São Caetano do Sul (SP), aproveita o grande interesse dos pequenos pela exploração de objetos do cotidiano para desenvolver alguns dos objetivos de aprendizagem presentes no campo de experiência Corpo, Gestos e Movimentos, da Base Nacional Comum Curricular. Feita em 2018, a proposta pode servir de inspiração na reabertura da escola, depois da pandemia, ou mesmo como ponto de partida para a família fazer algo semelhante em casa.
ATIVIDADE: EXPLORANDO OS SONS DOS OBJETOS
Utilizando cascas de coco, colheres e canecas para fazer barulho
Indicado para: Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) e crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).
Material: Itens diversos capazes de emitir diferentes sons, como colheres de pau, tocos de madeira e objetos metálicos.
Espaço: Deixe livre o vão central da sala de referência e disponha os objetos sobre um pano colorido.
Na BNCC:
EI02CG01 - Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
EI02TS03 - Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
EI02CG02 - Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.
PASSO A PASSO
1. Divida a turma: Separe os pequenos em grupos de até oito indivíduos.
![](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gvmTb5jyX2bYHYkSb3dY7YEr2H4QNVE9TxkEHpCMtH48cGPQ4YJNFdpy9Gpj/glaucia-stopa-conduz-criancas-em-atividade-com-campo-de-experiencia-corpos-gestos-e-movimentos-foto-andris-bovo-4.jpg)
2. À vontade: Deixe que os pequenos façam uma livre exploração de diferentes objetos em seus grupos. A ideia é de que as descobertas sonoras sejam feitas espontaneamente por eles.
![](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jK7PmHXfGTywnqjk3MV33nru5T9njp5KhvrypM4gQfCq8TAymTjf4AjMc4md/glaucia-stopa-conduz-criancas-em-atividade-com-campo-de-experiencia-corpos-gestos-e-movimentos-foto-andris-bovo-7.jpg)
3. Vendo e ouvindo: Observe (e, caso deseje, registre) como os bebês e as crianças pequenas reagem aos sons produzidos por meio de gestos e movimentos. Note se as crianças e os bebês estão brincando ao som da música, as interações entre elas e quais ruídos despertam maior atenção.
![](https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhamhfdDYXGeyjsmtzbudb79bV7nf9SSmBhK79BcRrAkAXPDgzZDsUeaWZVG/glaucia-stopa-conduz-criancas-em-atividade-com-campo-de-experiencia-corpos-gestos-e-movimentos-foto-andris-bovo-6.jpg)
Conteúdo publicado originalmente em NOVA ESCOLA BOX no dia 15 de outubro de 2019. O texto foi reeditado e sofreu alterações.
Mais sobre esse tema