Corpo, gestos e movimentos

Na prática: como explorar sons com diferentes objetos e desenvolver o campo Corpo, Gestos e Movimentos

Confira, passo a passo, a proposta de atividade criada pela professora Glaucia Stopa para explorar esse campo de experiência da BNCC

Com objetos simples e um pedaço de tecido, a professora Gláucia criou um espaço para explorar sons na sala. Foto: Andris Bovo/NOVA ESCOLA

A atividade criada pela professora Glaucia Stopa, da EMI Candinha Massei Fedato, em São Caetano do Sul (SP), aproveita o grande interesse dos pequenos pela exploração de objetos do cotidiano para desenvolver alguns dos objetivos de aprendizagem presentes no campo de experiência Corpo, Gestos e Movimentos, da Base Nacional Comum Curricular. Feita em 2018, a proposta pode servir de inspiração na reabertura da escola, depois da pandemia, ou mesmo como ponto de partida para a família fazer algo semelhante em casa.

ATIVIDADE: EXPLORANDO OS SONS DOS OBJETOS

Utilizando cascas de coco, colheres e canecas para fazer barulho

Indicado para: Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) e crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).

Material: Itens diversos capazes de emitir diferentes sons, como colheres de pau, tocos de madeira e objetos metálicos.

Espaço: Deixe livre o vão central da sala de referência e disponha os objetos sobre um pano colorido.

Na BNCC:

EI02CG01 - Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

EI02TS03 - Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

EI02CG02 - Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc.

PASSO A PASSO

1. Divida a turma: Separe os pequenos em grupos de até oito indivíduos.

Foto: Andris Bovo/NOVA ESCOLA

2. À vontade: Deixe que os pequenos façam uma livre exploração de diferentes objetos em seus grupos. A ideia é de que as descobertas sonoras sejam feitas espontaneamente por eles.

Foto: Andris Bovo/NOVA ESCOLA

3. Vendo e ouvindo: Observe (e, caso deseje, registre) como os bebês e as crianças pequenas reagem aos sons produzidos por meio de gestos e movimentos. Note se as crianças e os bebês estão brincando ao som da música, as interações entre elas e quais ruídos despertam maior atenção.

Foto: Andris Bovo/NOVA ESCOLA

Conteúdo publicado originalmente em NOVA ESCOLA BOX no dia 15 de outubro de 2019. O texto foi reeditado e sofreu alterações.