Para sua formação

O que a BNCC propõe para o campo “Corpo, gestos e movimentos”

Saiba o que a Base diz sobre o segundo Campo de Experiência da Educação Infantil

Foto: Andris Bovo

Para começar, um pouco de teoria. Leia, abaixo, o trecho extraído da BNCC da Educação Infantil sobre o Campo de Experiência “Corpo, gestos e movimentos”. A seguir, separamos os objetivos de aprendizagem específicos do Campo, divididos por faixa etária e disponibilizamos esse material em pdf. Lembre-se de que, por mais que seja importante entender as especificidades de cada campo, o ideal é que vários deles sejam combinados nas atividades. Quanto mais misturado, melhor! 

“Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).”

(Trecho extraído do documento Base Nacional Comum Curricular)

Confira todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do Campo de Experiência “Corpo, gestos e movimentos” 

BAIXE O PDF

Mais sobre esse tema