Para usar com as crianças

Atividade 2: Leve a Amazônia para a contação de história

Nesta proposta, as crianças têm contato com mitos e lendas que rondam a vida dos moradores da Região Norte

Ilustração de professora contando histórias sobre mitos e lendas do norte durante uma aula com alunos participando.
Ilustração: Flávia Borges/NOVA ESCOLA

“Pra começo de conversa, tudo o que vou contar é verdade. Coisas que acontecem mesmo. A lenda inventada vira vida.” É assim que o poeta amazonense Thiago de Mello inicia Amazonas – No coração encantado da floresta, da Editora Cosac Naify. No livro, o autor (nascido na vila de Barreirinha, que fica a um dia de viagem de barco até Manaus), recria sete lendas amazônicas: O Calça-Molhada, Tucuxi Dançarino, O Prêmio de Ajuricaba, Curupira, O Mapinguari, Iara e A Cobra Grande.

O grande poeta, defensor desde sempre da preservação da floresta, em eterno idílio com o verde e as águas colossais do Amazonas, recorre aos que com ele conviveram para recontar alguns dos mitos e das lendas que rondam a vida dos moradores na Região Norte. Que tal apresentar essas narrativas para as crianças e, assim, despertar a curiosidade delas a respeito da riqueza cultural desses estados?

Divisória de atividade

Sugestão de atividade: roda de leitura com lendas amazônicas

Apresente às crianças alguns dos personagens da Região Norte

Indicado para: Crianças pequenas

Material: Livro Amazonas - No coração encantado da floresta, texto de Thiago de Mello e ilustrações de Andrés Sandoval, Editora Cosac Naif.

Na BNCC: EI02EF03 - Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos,  diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima a baixo, da esquerda para a direita).

EI02EF04 - Formular e responder a perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

1. Prepare-se: Leia em voz alta a história escolhida antes da aula, teste entonações e ritmos diferentes.

2. Organize a roda de leitura: Sente-se com as crianças em roda, mantendo o distanciamento e seguindo os protocolos de saúde e higiene exigidos no momento (uso regular de máscara e de álcool em gel).

3. Apresente o livro: Mostre a capa e a contracapa, comentando o que está ocorrendo nas imagens. Conte quem são o autor e o ilustrador.

4. Faça a leitura: Escolha uma das histórias da obra e, enquanto realiza a leitura, vá mostrando as ilustrações. Ao terminar, deixe as crianças manusearem o livro. Oriente-as sobre a maneira mais cuidadosa de se fazer isso. É importante que elas criem intimidade com o objeto.

5. Converse com a turma: Após a leitura, promova diálogo com as crianças. Deixe-as livres para trocarem impressões sobre as características da história e das ilustrações, falarem dos pontos favoritos e comentarem as lendas do Norte. Se necessário, releia trechos.

ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO

Se possível, realize uma videochamada com a turma e faça a leitura virtual para elas, garantindo o momento da conversa. Outra opção é gravar e compartilhar com as famílias um vídeo de você lendo a história e mostrando as ilustrações. Oriente pais e responsáveis para, depois que as crianças assistirem ao vídeo, estimularem-nas a falar o que acharam da história. Sugira que registrem esse momento e compartilhem com o grupo.

Divisória de fechamento