Para se inspirar

6 sugestões de sites e livros para você mergulhar nas riquezas da Região Norte

Indicações permitem ampliar repertório de brincadeiras e histórias e, assim, enriquecer o planejamento de suas atividades

Ilustração abstrata de crianças brincando com livros e celulares gigantes.
Ilustração: Flávia Borges/NOVA ESCOLA

Há muitos Brasis que ainda precisam se conversar, se conhecer. Por isso, compartilhar brincadeiras e histórias é fundamental para que o universo imaginário de crianças de determinada região chegue às demais. Uma criança do Amazonas faz uma boneca com sabugo de milho. Em outro ponto do mapa, outra criança replica esse brinquedo usando um rolinho de papel higiênico, linha, tecido e tesoura. A gangorra de embaúba do Norte ganha versão com madeira típica de outra região. E esses saberes espalham-se, atravessam fronteiras e fazem a alegria dos pequenos.

Muitas são as iniciativas que retratam as brincadeiras regionais. Com a ajuda da jornalista, escritora e documentarista Gabriela Romeu, autora de Terra de Cabinha – Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão (Editora Peirópolis), apresentamos dicas de sites, vídeos e livros com conteúdos do brincar na Região Norte. 

divisória

Mapadobrincar.folha. com.br

Liderado por Gabriela Romeu, o Mapa do Brincar começou em 2009 e contou com a participação de cerca de 10 mil crianças de todas as regiões convidadas a contar quais são suas brincadeiras. Muitos relatos foram obtidos diretamente com os pequenos. Em 2011, uma atualização de informações permitiu à iniciativa reunir 750 brincadeiras. Fotos, vídeos, desenhos, áudios, depoimentos – um material consistente nos leva a viajar pelo país por meio dessas brincadeiras. Na seção reservada aos Mestres, somos apresentados a profissionais empenhados como Chico dos Bonecos, que realiza oficinas para adultos e crianças resgatando brinquedos antigos.


Projetoinfancias.com.br

Nesse projeto, cuja gestão é feita pelo Estúdio Veredas, uma equipe percorre os quintais do Brasil para pesquisar, documentar e refletir sobre as infâncias em diversos contextos socioculturais. Além do Médio Xingu (PA), as buscas pelo brincar estenderam-se ao Vale do Jequitinhonha (MG), Cariri cearense, Chapada Diamantina (BA), interior de Goiás, norte do Rio Grande do Sul e periferias de São Paulo, Pantanal. A iniciativa, que começou em 2012, é de Gabriela Romeu e Marlene Peret. As pesquisas transformaram-se em reportagens, documentários, artigos, exposições, palestras e oficinas.


Territóriodobrincar.com.br

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks visitaram os quatro cantos do Brasil em busca dos saberes infantis. Acompanhados dos filhos, reviraram praias e sertões, comunidades rurais e indígenas, metrópoles e comunidades quilombolas. O material mostrou-se tão abrangente e expressivo que deu origem a um longa-metragem, dois livros, duas séries infantis para a tevê, filmes de curta-metragem, artigos e também uma exposição. O site permite o acesso a esse incrível raio X do universo do brincar. 


Tecendosaberes.com.br

Nesse projeto (acessível também pelo YouTube), o olhar é da criança. A artista Marie Ange Bordas visita comunidades quilombolas do Baixo Amazonas (Pará) e do povo indígena Huni Kui do rio Humaitá (Acre). Os saberes e fazeres desses grupos são registrados em DVDs e livros, uma forma de preservar sua cultura. Entre os muitos vídeos encantadores do acervo, há a deliciosa jornada de garotos de Óbidos, no Pará, a construir uma pequena mesa de bilhar e se divertir jogando.


Coleção Crianças Daqui, textos e ilustrações de Roberta Asse, Criadora Livros 

Com oito títulos, a coleção reúne narrativas que revelam o cotidiano de crianças em diferentes regiões do país. Do Norte, é possível conferir Pedro Pio - Na margem do rio, das Ilhas Fluviais de Abaetetuba (PA), e Sementes de cuidado e capim dourado, de Mumbuca, no Parque Estadual do Jalapão (TO). 


Coleção Um Dia na Aldeia, texto de Ana Carvalho e ilustrações de Rita Carelli, da Editora Cosac Naify 

A proposta dos livros é apresentar os costumes antigos e atuais de povos indígenas do Brasil a partir do ponto de vista deles mesmos e, assim, desmitificar algumas imagens preconcebidas. Do Norte, é possível conhecer, por exemplo, os Wajãpi (Amapá e Pará). Eles contam como vivem, do que brincam e quais são suas lendas. Cada livro é acompanhado por um DVD com um vídeo feito por cineastas indígenas.

divisória

Mais sobre esse tema