ATIVIDADE

Sarau junino virtual: inspirações para as crianças festejarem com a família e os colegas

Conheça uma sugestão de atividade que pode ser desenvolvida da Educação Infantil ao 9º ano em tempos de ensino remoto

Ilustração de correio elegante, cactus e chapéu de palha. Elementos presentes nas festas juninas.
Ilustração: Paola (Papoulas Douradas)/NOVA ESCOLA

A palavra “festa” traz consigo a ideia de música, dança, comidas e pessoas queridas reunidas num mesmo espaço. No entanto, mais uma vez, a pandemia do novo coronavírus faz com que as celebrações na escola precisem ser adaptadas para o contexto de ensino remoto.

Pensando nisso, que tal organizar um sarau junino e convidar as crianças e seus familiares para se apresentarem e se divertirem juntos, apesar da distância? Vale convidar todos os professores e demais funcionários da escola para participar também. 

A seguir, você confere uma sugestão de organização inspirada no sarau da Escola da Vila, em São Paulo, que é organizado todos os anos, e turbinada com sugestões de Sérgio Tück, professor de Arte na EMEF Prof. Hélio Damante, em São Jesus dos Perdões (SP; Maura Barbosa, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC e consultora de gestão escolar; Janaina Peresan, professora de Expressão Corporal no Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo; e de Valéria Pimentel, coordenadora de Arte na Escola Verde Que Te Quero Verde, de São Vicente (SP).

divisória de atividade

Sarau junino virtual


1. Contextualização

Antes de apresentar a proposta do sarau virtual para as crianças, faça perguntas sobre as memórias que elas têm sobre as festas juninas que participaram no passado. Pergunte do que se lembram, do que mais gostam. O compartilhamento das experiências é um passo importante para todos, para compreender os detalhes que farão a diferença, o que a turma já conhece e o que pode ser apresentado como novidade.

Após resgatar essas lembranças, pergunte se algum familiar já contou sobre as festas juninas da infância deles. É comum algumas crianças falarem sobre parentes de outras regiões do país, com histórias interessantes para compartilhar.

Você pode sugerir que elas cantem uma música que aprenderam com eles, um “causo”, ou mesmo alguma dança típica da região nesta época.

Aproveite o momento para explicar que os festejos juninos e julinos são diferentes a depender da região do país.

Por fim, apresente, usando imagens, vídeos, textos e áudios, os vários tipos de celebrações que ocorrem pelo Brasil (confira aqui algumas sugestões selecionadas).

2. Organização 

Proponha a produção de um sarau junino virtual. Explique do que se trata: uma reunião para conversar, dançar, ouvir música... Peça, então, que convidem os familiares ou quem vive na mesma casa para participar também. E não se esqueça de deixar claro que, quem não se sentir à vontade para se apresentar, pode ajudar a turma na organização do sarau.

A. Para trabalhar com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1
Escolha, previamente, uma temática para todos trabalharem. Você pode perguntar qual dança, música e história o grupo mais gostou durante o momento da contextualização. A partir das respostas e do debate, escolha a mais citada e sugira que produzam algo sobre um vídeo ou um desenho, por exemplo. Lembre-se de que a preparação e apresentação do sarau deve acontecer com a ajuda das famílias. Então, prepare um convite bem explicado sobre o sarau para enviar com antecedência para cada uma delas. É importante também enviar para as famílias alguns vídeos e textos que apresentem a temática. Assim, todos terão bons modelos e informações de qualidade.

Por fim, explique que os trabalhos devem ser enviados para você diretamente - e não compartilhados no grupo de WhatsApp de pais. O objetivo é manter o mistério para o dia do sarau e a expectativa de cada apresentação. Não se esqueça de definir um prazo para a entrega final.

Recebidas as produções das crianças, elabore um roteiro de apresentação para fazer, ao vivo, no dia do sarau, uma breve introdução de cada trabalho, dando destaque para os autores. Comente sobre o que será apreciado e não se esqueça de contextualizar. Capriche na introdução de cada apresentação, que você já terá escutado, visto ou assistido. Vale caracterizar-se no espírito das festas e decorar o ambiente no qual você estará, com bandeirinhas. Outra opção é escolher um fundo de tela temático (clique aqui para conferir o de NOVA ESCOLA).

Organize um grupo de WhatsApp ou lançando mão de plataformas como o Zoom ou o Google Meets e convide a todos para se conectar. Compartilhe, também, a ordem que as apresentações devem ocorrer, para que todos possam se organizar em casa. 


B. Para trabalhar com turmas do Ensino Fundamental 2
Convide a turma para realizar um sarau junino virtual e explique que se trata de uma reunião para cantar, dançar e ouvir música.

Divida a classe em cinco grupos para que cada um pesquise sobre a festa junina que acontece em determinada região do país ou estado. E, internamente nos grupos, cada aluno deverá escolher uma forma de manifestação da região ou do estado em questão para fazer dela o foco de sua apresentação.

Por exemplo, se um grupo com cinco estudantes ficou responsável por investigar como são as festas juninas do Sul do país, um deles pode escolher para apresentar um passo típico de dança daquela região, outro pode contar as memórias que seu pai, de origem sulista, tem das festas de quando ele era jovem. Lembre-se de que as fontes vivas podem ser uma fonte riquíssima de informação.

Estabeleça um período para a pesquisa e oriente a turma durante o processo, sugerindo fontes, corrigindo rumos e dando sugestões.

Alguns alunos podem optar por fazer uma apresentação de música. Estimule aqueles que têm algum instrumento musical em casa a utilizá-los. E, se algum parente tocar um instrumento, sugira que o convidem a participar. Conte para os estudantes que a percussão corporal pode ser uma boa opção para quem não tem instrumentos.

Inclua a possibilidade de os alunos contarem histórias vivenciadas pelos seus pais cuja origem seja da região estudada. Causos também são bem-vindos.

Especificamente para estudantes dos anos finais, é possível pedir que contextualizem suas apresentações, levando em conta a pesquisa realizada em grupo. Peça que elaborem um breve parágrafo sobre o que vão apresentar e mostrem o registro para você antes do sarau. Avalie a pertinência do conteúdo e ajude-os a aperfeiçoarem o material.

Também dê como tarefa para cada grupo elaborar uma sugestão de convite, criando texto e ilustração. Depois, faça uma votação para que todos decidam qual será usado. Também vale deixar todos à disposição para serem enviados aos familiares e membros da comunidade escolar.

Por fim, construa um roteiro geral, constando a ordem das apresentações e compartilhe-o com todos os estudantes.

3. Realização

No dia e horário combinados, agradeça a presença de todos no evento virtual e vá convidando os alunos e familiares para se apresentarem, na ordem combinada. Antes de cada apresentação, lembre-se de pedir para que os convidados fechem o microfone ou fiquem em silêncio, para não comprometer o espetáculo. Depois, não se esqueça de agradecer os participantes depois de cada apresentação e pedir uma salva de palmas para eles.

divisória de fechamento

Mais sobre esse tema