Para saber mais sobre a história e a cultura das festas tradicionais do meio do ano
Mais que simplesmente organizar a diversão, dedicar-se ao tema é essencial para apresentar aos alunos o universo diverso da cultura brasileira
Assim como todas as festas populares, as comemoradas em junho e julho têm diferentes faces a depender do lugar onde são realizadas. A pedido de NOVA ESCOLA, Marisa Szpigel, professora de Arte na escola da Vila, em São Paulo, e Sérgio Tück, professor de Arte na EMEF Prof. Hélio Damante, em Bom Jesus dos Perdões (SP), indicam 22 sugestões para aprender mais sobre o tema.
1. O Lugar da Criança nas Manifestações Populares
A educadora e musicóloga Lydia Hortélio fala sobre o trabalho com a música na Educação das crianças durante o Seminário Nacional Educação Integral nas Infâncias.
2. Festa Junina nas Escolas: Lições e preconceito
Artigo do pesquisador Judas Tarde de Campos, doutor em Educação e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação no Brasil, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Judas reflete sobre a face preconceituosa construída a partir da cultura caipira na comunidade escolar.
Janio Roque de Barros, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), assina o artigo que trata da espetacularização das festas em comparação com as celebrações familiares.
4. Caipira Armorial - Episódio 3: Entrevista com Ivan Vilela
Entrevista com o compositor, pesquisador e professor Ivan Vilela, um dos maiores nomes da viola caipira e estudos da cultura rural brasileira.
5. Uma Viagem com Ariano Suassuna
O documentário apresenta o projeto vencedor do Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola, realizado pela professora Andréa Mendes Avona, de Santana de Parnaíba, com uma turma do Ensino Fundamental 2 do CM Governador Mário Covas Júnior, sobre a memória de familiares de seus alunos, migrantes do Nordeste. Os trabalhos produzidos com as crianças têm como base grandes nomes das artes nordestinas, como Ariano Suassuna e Mestre Vitalino.
6. Colherim
Nesse vídeo, o educador musical Estêvão Marques apresenta um pouco do que ensina no livro Colherim (Ed. Peirópolis): a percussão de ritmos tradicionais do Brasil feita a partir de instrumentos no mínimo inusitados: colheres.
7. Batucanetas
Em vídeo, o músico Marcus Vieira apresenta seu trabalho de percussão alternativa, usando com canetas.
E-book com a história do bumba meu boi. Escrito por Estela Barbiere e com ilustrações de Fernando Vilela, aproxima os leitores dessa tradicional dança que se manifesta em várias regiões do país, principalmente nos períodos de junho a julho.
http://www.stelabarbieri.com.br/livros.html
O vídeo conta a história do bumba meu boi, com a dança típica apresentada pelo grupo Cupuaçu Danças Populares Brasileiras.
10. Coreografia do Bumba Meu Boi
Vídeo com Manoel Ghizzi, professor de Educação Física, ensinando passos da dança do bumba meu boi.
11. Playlist de Viola e Viola Vaipira
Coletânea organizada pelo professor de música Zero Beto Freire, na escola Verde Que Te Quero Verde, em São Vicente (SP).
12. Coreografia da Dança Catira
Vídeo produzido pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que explica o que é a catira e ensina essa coreografia.
Vídeo produzido pelo Centro Pedagógico da UFMG, que explica o que é o fandango e ensina a coreografia da dança típica das regiões Sul e Centro-Oeste do país.
14. Cordel Junino
Blog da poeta, musicista e contadora de histórias pernambucana Mari Bigio. Com rimas que falam, por exemplo, da colheita do milho, alimento celebrado nas comemorações populares de junho.
https://maribigio.com/tag/cordel-junino/
No vídeo, o professor Sérgio Tück mostra uma técnica básica de percussão corporal para a apresentação de um xote.
Texto e vídeo com declamação do causo Chico Beleza feita por Rolando Boldrin, o Sr. Brasil, apresentando bem a diversidade linguística do país.
17. Entrevista VI: Aniela Rovani e Rafael Cardoso (Música de Interior) do Podcast Ruídos
Sobre a música típica do interior, suas origens, influências e toda a sabedoria que vem do campo, regada com muita música.
18. Sarau Junino da Escola da Vila
Apresentação de um sarau junino virtual com apresentação de alunos da Escola da Vila, em São Paulo.
Texto e áudio da Revista Pesquisa Fapesp sobre a obra do pintor Almeida Junior, com as célebres figuras caipiras.
https://revistapesquisa.fapesp.br/caipiras-transnacionais/
20. A Performatividade das Quadrilhas Juninas: Reminiscências da tradição e a espetacularização da dança
Artigo de Samuel Ribeiro Zaratim, professor de Educação Física, sobre a quadrilha junina acerca do conceito de performatividade, caracterizada pela ação junina na dança em cena desde a introdução da figura estereotipada do matuto, até a quadrilha junina de competição repleta de novos sentidos; conhecida como moderna ou estilizada.
21. Candido Portinari, o Pintor do Café
Reportagem da revista Globo Rural sobre a obra do artista que retratou aspectos da cafeicultura brasileira do século 20.
Mais sobre esse tema