Para usar com as crianças

Passo a passo para criar massinha com as crianças

A proposta permite que as crianças façam uma exploração livre e percebam os ingredientes e as transformações

Crédito: Roosevel Cássio

Com um material comum como amido de milho, os pequenos podem ter uma experiência extremamente rica. Uma atividade de criar uma massa ou meleca permite que eles percebam materiais com diferentes texturas, cores, consistências e volumes. Para maximizar a experiência, é essencial permitir que a turma faça uma livre exploração dos materiais em cada etapa da preparação.

Ao proporcionar esse momento para as crianças, elas trabalham com os campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Isto é, a atividade permite que os bebês explorem as possibilidades dos seus corpos por meio da brincadeira e da interação, entendam as relações de causa e efeito - percebendo o que acontece quando eles misturam a água com o amido -, e interajam com o ambiente.

A partir do plano de aula elaborado pela Jéssica Carnevale, do Time de Autores Nova Escola, criamos um passo a passo para criar melecas com as crianças. Coloquemos a mão na massa:

Indicado para: Bebês

Material: Amido de milho, recipiente para colocá-lo, água, corante comestível e colher para misturar.
Espaço: Escolha um espaço externo da escola. Pode ser jardim ou pátio, para que as crianças brinquem livremente enquanto você estiver com pequenos grupos. Leve um cesto de objetos escolhidos pelo grupo. Forre o chão com jornal ou um plástico grande e grosso. Leve o material organizado em seus recipientes e coloque em cima do forro.

PASSO A PASSO

1. Vá para uma área externa e convide um pequeno grupo de 3 ou 4 crianças para que você possa apresentar a proposta. Converse e apresente os materiais separados nos recipientes. Em seguida, convide o grupo a experimentar seu toque seco e permitam que eles explorem livremente os ingredientes.

2. Incentive todos a experimentarem a textura e a temperatura do amido de milho e verifique as iniciativas das crianças: se elas afundam as mãos, encostam os dedos etc. Repita movimentos e brincadeiras que as crianças fizerem e permita que explorem o amido de milho das diferentes maneiras que surgirem no grupo.

3. Apresente o recipiente de água e convide uma criança para pingar o corante para tingir o líquido. Permita que explorem a mistura e deixe que as crianças coloquem aos poucos para irem sentindo a transformação. Chame atenção para a transformação e para as sensações de mexer na massa.

4. Interaja de acordo com o interesse deles, fazendo boas intervenções para que avancem em suas pesquisas exploratórias.