Para se inspirar

5 planos de atividade para colocar a mão na massa na Educação Infantil

Confira sugestões de atividades para permitir que a criançada misture, mexa, brinque, crie e amasse

Crédito: Roosevel Cássio

Para que a experiência seja ainda mais significativa e rica, que tal se no lugar de levar as massinhas e melecas prontas, as crianças façam as suas próprias? Para te ajudar a construir e preparar essas experiência, selecionamos 5 planos de atividade que te ajudam a permitir que a criançada se jogue nos ingredientes e crie suas próprias massinhas e melecas. 

Explorando massinhas caseiras

É para comer ou para brincar? Esta proposta propõe que as crianças criem massinhas caseiras comestíveis. Nada do professor fazer todo o trabalho. As crianças também colocam a mão na massa. Essa é uma forma que as crianças entendam a transformação da textura enquanto mexem e misturam os ingredientes. Já com a massinha pronta, é hora de brincar!

Tintas caseiras nas massas

Que tal pegar as massinhas que ensinamos a fazer no plano de atividade anterior e dar uma cor para elas? Mas nada de corantes prontos, forneça suco de beterraba e de espinafre para as crianças. Após fazer a tinta e tingir as massinhas, o que sobrar pode ser utilizado para que as crianças façam uma pintura coletiva livre. 

Arte com tintas caseiras, massas e melecas

Já com as tintas, massinhas e melecas criadas pelos pequenos anteriormente, este plano de atividade propõe que as crianças explorem livremente os materiais que preferirem. Veja todos os materiais necessários para permitir que a experiência seja ainda mais bacana e as crianças se joguem na arte. Não deixe de fotografar, anotar e gravar para não esquecer de nada!

Brincadeira com produção de massinha comestível

A adaptação é um período difícil. Por isso, que tal organizar uma atividade que envolve todos os bebês e permite que eles interajam, brinquem e compartilhem? Nesta proposta, os pequenos poderão explorar as texturas e cheiros dos ingredientes para preparar uma massinha caseira comestível. Veja como conduzir a atividade, as intervenções e caminhos possíveis.  

Brincadeiras com massinha

Dividido em três cantos, a proposta permite que bebês e bebês pequenos façam uma livre exploração e circulação. No primeiro canto, o professor será responsável por disponibilizar materiais para a criação de uma massinha comestível. Com os pequenos em diferentes explorações, entenda como acompanhar, registrar e organizar a atividade.

Mais sobre esse tema