Planejamento

Reunião com as famílias: dicas para organizar encontros on-line ou na escola

Adaptação, impactos da pandemia e combinados para o ano seguinte devem estar na pauta de todas as unidades de Educação Infantil. Saiba como preparar um encontro proveitoso para todos os envolvidos

Ilustração abstrata de professora organizando um espaço em miniatura para uma reunião com as famílias.
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Celebração: esta é a palavra que dará a tônica dos eventos de encerramento do ano na Creche Baroneza de Limeira, em São Paulo, especialmente na despedida das crianças e na última reunião de 2021 com as famílias. “É como se preparar para receber um parente querido em casa”, afirma a diretora Ceila Pastório ao se referir aos preparativos para o encontro com os pais e responsáveis, que será realizado em algumas semanas.

Para as escolas que ainda não definiram como será esse momento, uma boa dica é já ir encaminhando aos responsáveis algumas propostas de data e horário para a realização do encontro, seja ele virtual, seja presencial, para que se faça uma votação cujo resultado seja o melhor para a maioria.

Karina Rizek, especialista em Educação Infantil e consultora da Avante Educação e Mobilização Social, recomenda realizar a reunião após os relatórios e portfólios das produções das crianças serem apreciados pelas famílias para que possam trazer dúvidas para o debate. Isso também colabora para que o encontro não seja apenas de fala e escuta, mas sim, participativa, de modo que todos possam colaborar para o enriquecimento das discussões. 

Além disso, temas gerais como adaptação ou readaptação das crianças ao ambiente escolar, impactos da pandemia e do isolamento no desenvolvimento das crianças ao longo do ano, e a definição de combinados para 2022, tendem a estar na pauta de toda escola de Educação Infantil.


Leia também
Como será o fechamento do ano em escolas de Educação Infantil?
Portfólio: como juntar as produções em casa e na escola no fechamento do ano
Educação Infantil: 6 propostas para se despedir das crianças em 2021


Na hora de definir outros assuntos, porém, é crucial considerar as peculiaridades de cada comunidade escolar. Além disso, toda reunião de responsáveis, segundo as especialistas, é um momento riquíssimo de formação, cujos temas a serem trabalhados dependem de cada contexto.

“Vai muito de cada escola ir se organizando nesse sentido, mas é importante conversar sobre as conquistas do grupo, as perspectivas daqui para a frente, e, claro, deixar muito espaço para responder às dúvidas e receber sugestões dos pais e responsáveis. Reservar um momento e um espaço para que cada família possa falar especificamente sobre o seu filho, caso haja essa necessidade, também pode ser bastante interessante”, reforça Karina.

Outro ponto de atenção, de acordo com Ceila Pastório, é que essa reunião não seja um encontro para reclamar, mas sim, um momento de troca, para que as famílias participem, falem, opinem e registrem tudo isso. “As questões pontuais devem ser trabalhadas individualmente com cada família, de modo que não precisam ser levadas para o coletivo. Temos tido muito sucesso com esse modelo de reunião, tanto no presencial quanto no on-line”, comenta. 

Considerando que a pandemia ainda não acabou, vale frisar que a reunião de pais pode ser realizada, tanto no ambiente virtual, por meio de plataformas como o Google Meet e o Zoom, quanto no presencial, com respeito aos protocolos de biossegurança contra a covid-19. 

Confira, a seguir, outras dicas para organizar esse momento: 

divisória

1. “É como se preparar para receber um parente querido em casa.”

Se a reunião for presencial, organize a escola para receber as famílias. “Garanta que o ambiente esteja limpo, organizado e bonito para receber os pais. Durante a recepção, coloque uma música ambiente para tocar. Se possível, ofereça um lanche, uma mesa de frutas ou outros aperitivos aos familiares”, sugere Ceila Pastório. 

2. Decore o ambiente com as produções das crianças.

Não só na última reunião do ano, mas em todos os encontros com pais, é importante expor o que as crianças fizeram no decorrer dos meses para que as famílias possam apreciar os trabalhos de seus filhos. 

3. Garanta às famílias momentos de fala.

Tanto no presencial quanto no on-line, é crucial assegurar que os pais possam falar. Se a reunião for on-line, uma boa dica é incentivar o uso do chat para tecer perguntas ou comentários. De modo geral, é importante acolher carinhosamente as famílias, deixar claros a pauta e o tempo de reunião para que os pais se preparem; e depois, dentro do horário estabelecido, abrir espaço para aqueles que queiram ficar. Usar o chat por exemplo para fazer perguntas.

4. No encontro on-line, use recursos digitais.

Enquanto os pais vão entrando na sala virtual, coloque uma música ambiente ou trechos de vídeos das crianças. Também é possível fazer uma apresentação animada da pauta e ilustrar as falas com imagens. “Tudo isso é uma forma de enriquecer esses momentos. São detalhes importantes que tornam a reunião on-line mais atrativa”, reflete Ceila.

divisória

Mais sobre esse tema