Planejamento

Educação Infantil: 6 propostas para se despedir das crianças em 2021

É hora de olhar para trás, refletir e celebrar as conquistas dos pequenos ao longo da pandemia. Conheça sugestões para fazer o fechamento do ciclo com as crianças e suas famílias

Ilustração abstrata de professora brincando com bebê. Objetos de sala flutuando ao redor.
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

Todo dezembro pede por uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano. Na Educação Infantil não é diferente. A poucas semanas de 2021 chegar ao fim, é fundamental olhar para trás e observar, sobretudo, os aspectos positivos de cada turma e da própria escola para, só então, encerrar as atividades e se despedir das crianças. 

“Mais do que pensar em festividades, fim de ano é um momento para celebrar conquistas, ainda mais em meio a uma pandemia”, afirma Karina Rizek, especialista em Educação Infantil e consultora da Avante Educação e Mobilização Social.

Por isso, uma boa despedida requer momentos de celebração da trajetória das crianças ao longo deste ano, o que pode acontecer de diversas formas. A dica de Karina é pensar, especialmente para as turmas a partir dos 2 anos, em situações que mostrem ao mundo parte do que foi aprendido nos últimos meses, seja remota, seja presencialmente. Uma exposição das produções das crianças, ou apresentações de música, dança ou teatro, por exemplo, é sempre ótima dica, segundo a educadora.


Leia também
Como será o fechamento do ano em escolas de Educação Infantil?
Portfólio: como juntar as produções em casa e na escola no fechamento do ano
Reunião com as famílias: dicas para organizar encontros on-line ou na escola


Karina explica, ainda, que a lógica é a mesma com os bebês (de zero a 1 ano e 6 meses). O que muda, no entanto, é que a organização das propostas tende a ter muito mais a mão do professor. Com isso, é possível colocar em prática ideias a partir do que foi trabalhado com esse grupo etário no decorrer dos meses, como, por exemplo, aspectos sensoriais. Com isso, as famílias podem ser convidadas a fazer uma meleca juntamente com as crianças e vivenciarem juntos o momento de despedida.

Com as demais faixas etárias, outras práticas menos tradicionais também são bem-vindas. Exemplo disso é a proposta da professora Vanessa Machado de Carvalho, que atende crianças de 3 e 4 anos de idade, no CEI Semeando o Futuro, de São Paulo. Como parte das atividades de despedida, ela incluiu uma oficina de ioga, que será mediada por uma instrutora, para as famílias e seus filhos. “Ao final da prática, vamos entregar um vidrinho de óleo essencial preparado para as crianças como forma de estimular o conforto por meio do olfato, pois lembrará da experiência realizada, e isso trará mais segurança na transição da creche para a EMEI”, explica. 

A diretora da escola, Caroline Milaré Campion, acrescenta que outras atividades serão realizadas para celebrar o encerramento do ano, como uma plantação de batata-doce no canteiro da unidade, com uma mostra de fotos das oficinas de plantio com as crianças. “Seja ioga, piquenique, oficinas ou exposições, é importante que faça sentido para as crianças. Ao receber as famílias no espaço escolar com esse olhar, nós tiramos o foco de ser um evento e todos os envolvidos se sentem participantes e atores do processo”, observa a gestora. 

Ceila Pastório, diretora da Creche Baroneza de Limeira, na capital paulista, ressalta a importância da participação das famílias neste momento tão especial para toda a comunidade escolar. “É importante que essa data seja vivenciada com a família porque é um momento em que a gente celebra as relações e os vínculos construídos, bem como os processos das crianças, e rimos juntos dos desafios, dos choros de pais e filhos e do que vivemos coletivamente. É, de fato, um momento de grande celebração”, reforça.

Vale frisar que todas as atividades presenciais devem respeitar os protocolos de segurança em decorrência da pandemia de covid-19, tais como o uso de máscara e de álcool em gel e evitar aglomerações. Por isso, a sugestão das especialistas é organizar em pequenos grupos a ida das famílias à escola. As atividades também podem ser registradas e compartilhadas em vídeo por meio do WhatsApp para as famílias que não puderem ir à escola.

Confira, a seguir, 6 dicas para organizar a despedida na sua escola 

divisória

1. Exposições e apresentações.

Uma exposição das produções feitas ao longo do ano, ou apresentações de música e teatro, por exemplo, é ótima atividade para se despedir das crianças. Se a proposta for realizada presencialmente, as famílias podem ser divididas em pequenos grupos para observar a mostra ou assistir à apresentação. Outra sugestão é propor a apreciação dos trabalhos entre as turmas para que cada uma possa observar o que foi feito pelas outras. 

2. Comida favorita.

Comida é, geralmente, sinônimo de afeto e troca. Pensando nisso, uma boa sugestão de confraternização para se despedir das crianças é convidar as famílias para preparar, junto dos pequenos, suas comidas favoritas e compartilhar com as outras durante um encontro na escola. 

3. Piquenique.

Que tal aproveitar a área externa da escola para fazer um piquenique com as crianças? As famílias também podem ser convidadas a participar levando, por exemplo, suas frutas favoritas para compartilharem com os demais. A ideia é construir um momento envolvendo confraternização, cujo resultado final possa ser gostoso.

4. Noite do pijama.

Passar a noite na escola com os colegas pode ser uma atividade muito divertida para as crianças que estão encerrando o ciclo da Educação Infantil. Por isso, algumas atividades como confecção de pizzas, caça ao tesouro e sessão de cinema pouco antes de dormir podem incrementar e tornar ainda mais inesquecível esse momento. 

5. Decoração da árvore de Natal.

Se a escola tiver uma árvore de Natal, convide as crianças de cada turma a produzirem enfeites natalinos. Esse é um momento prazeroso e importante para a formação de vínculos. Por isso, os pais e responsáveis também podem ser convidados a participar. 

6. Meleca com as famílias.

Com os bebês, o professor pode pensar em atividades que explorem aspectos sensoriais, como a confecção de meleca. Nessa proposta, a ideia é contar com a participação das famílias, em pequenos grupos ao longo da semana, seja na hora da entrada, seja na hora de saída, para um momento de despedida e celebração daquilo que as crianças experimentaram no decorrer deste ano.

divisória

Mais sobre esse tema