Para usar com as crianças

Use ferramentas digitais para encurtar a distância da turma

Durante o período de distanciamento social, professores podem criar espaços virtuais para manter contato e compartilhar conteúdo

Ilustração: Marcella Tamayo/NOVA ESCOLA

Na primeira infância, interações, vínculos, capacidade de se comunicar e de se desenvolver estão fortemente ligados à afetividade. Esse estado psicológico influencia o comportamento e o aprendizado, fortalece a autoestima e ajuda a criança a sentir-se segura num mundo ainda em fase de exploração. Afeto nunca é demais, todos sabem. E manter essa sensação de bem-estar numa época em que as demonstrações físicas de carinho estão suspensas requer estratégias. Não é porque o professor, as auxiliares e os amigos de classe estão distantes que o carinho vai deixar de se manifestar.

A tecnologia encurta distâncias, aproxima pessoas e pode ajudar a transmitir e receber afeto. Na quarentena, professores conseguem manter contato com a turma por meio de ferramentas digitais. Vai foto, volta beijo. Vai vídeo, vem alegria. Confira sugestões para manter a linha direta com as crianças. Assim ninguém fica parado e a angústia da separação diminui.

Crie espaços virtuais para encontros e trocas de informações

- O WhatsApp é grande aliado na comunicação. Você pode criar um grupo da turma para que os colegas de classe troquem fotos, contem o que estão fazendo e enviem beijos e abraços aos interlocutores do outro lado. “Os amigos da minha neta estão fazendo lives (transmissões ao vivo) e trocando informações”, conta Damaris Gomes Maranhão, mestre em Enfermagem Pediátrica, doutora em Ciências da Saúde, consultora e formadora do Instituto Avisa Lá

- O Instagram também encurta distâncias. Transmissões em tempo real conectam e favorecem interações. O professor pode, por exemplo, combinar um horário e contar histórias às crianças. “Minha filha, professora de música e artes cênicas numa escola de São Paulo, narra historinhas pelo Instagram. Dia desses recebeu o vídeo de um menino que a acompanhou ao violão, cada um na sua casa, mas ambos compartilhando uma mesma experiência”, relembra Damaris.

Faça uma curadoria de conteúdos para compartilhar com as famílias

- Produzir e compartilhar com as famílias uma boa lista de músicas infantis é uma excelente maneira de tirar o foco do momento tenso e direcionar a atenção da garotada para a diversão que também ensina. Elas podem aprender, por exemplo, sobre como tomar banho, a importância de manter as mãos limpas e outras dicas de higiene. “Neste período de ênfase na higiene, a brincadeira e a música têm função de arejar”, diz Ana Paula Yasbek, diretora do Espaço Educação Infantil, em São Paulo.

- Selecionar no YouTube vídeos que ajudam a entender o que são os micróbios e qual a importância das medidas de higiene também pode ser uma estratégia para ensinar bons hábitos às crianças. “Há um vídeo no YouTube, O Espirro (Assista aqui), em que uma pessoa espirra assim que chega a uma festa. Invisível para ela, uma secreção verde representa a contaminação e vemos seu percurso da mão para a maçaneta, depois para um doce e assim continuamente, até que a mulher vai ao banheiro lavar as mãos. Nesse momento, os micróbios se desprendem e caem no ralo da pia”, relembra Damaris. Depois de assistir ao vídeo, dá para explicar como higienizar corretamente as mãos.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!