Para usar com as famílias

Passo a passo: Criando um álbum de leituras em casa

Veja a sugestão de atividade criada por Heloísa Jordão a partir de um plano de aula de NOVA ESCOLA

Além de selecionar os textos, a família deve procurar um espaço acolhedor na casa, como o quintal ou a sala de estar. Ilustração: Ana Maria Sena/NOVA ESCOLA

Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Mas, diante do isolamento social devido à pandemia de coronavírus, como fazer uma roda de leitura em casa? 

Heloísa Jordão, especialista de Língua Portuguesa do Time de Autores de NOVA ESCOLA dá dicas para colocar em prática o plano de aula Rodas de Leitura, criado pela professora Jéssica Tayrine Gomes de Melo Bezerra, durante a quarentena. A atividade tem o intuito de desenvolver rodas de leitura com foco no gênero conto acumulativo, mas também, pode ser adaptada para outros tipos de contos. 

À distância, o professor pode atuar como mediador, auxiliando tanto o aluno quanto o adulto responsável. “O objetivo principal desse plano é desenvolver uma postura positiva no aluno para esse tipo de leitura, para ler por prazer, para se divertir e conhecer novas coisas”, destaca a professora. 

Indicado para: Turmas do 1º ano do Ensino Fundamental

Material: Contos em formato físico ou digital (você pode encontrar algumas opções gratuitas nesta caixa: clique aqui).

Espaço: A família pode escolher qualquer cômodo da casa que possa ser organizado de maneira aconchegante, como o quarto ou a sala.

PASSO A PASSO

1. Selecione livros físicos ou digitalizados: É fundamental que a criança tenha à disposição um conjunto de quatro ou cinco livros de literatura infantil, mesmo que ela ainda não consiga realizar essa leitura sozinha. Caso a família não tenha o livro físico em casa, uma boa dica é enviar, por WhatsApp, alguns dos contos selecionados por NOVA ESCOLA para esta caixa.

2. Organize um espaço para leitura em casa: Ter um espaço para realizar essa leitura é outro ponto importante. Na sala, no quarto ou em qualquer outro cômodo, peça para a família organizar um cantinho aconchegante com tapetes, almofadas ou até mesmo uma cabana feita com lençol. Pronto, pode começar a diversão!

3. Crie um “álbum de histórias lidas”: A ideia é de que a criança leia com a mediação do adulto e, ao final da leitura, escolha um ponto do livro para registrar em um caderno ou bloco de anotações que será chamado de “álbum de histórias lidas”. “É importante criar esse registro como algo divertido e interessante, para o qual a criança goste de voltar para lembrar de personagens e do que aconteceu naquela história”, comenta Heloísa.

4. Peça para que a criança registre a história: O último passo é pedir ao aluno que anote no caderno o que mais chamou atenção na história lida, o que pode ser feito com a ajuda de um adulto. Para deixar a atividade ainda mais atrativa, deixe que a criança ornamente o caderno como quiser.



Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema