Baixe o PDF: Tabela com habilidades prioritárias da BNCC e atividades de Matemática
Conheça os conteúdos que devem ser focais para os professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental no componente curricular
O ano de 2020 já era um marco para a Educação Brasileira por ser o primeiro em que escolas públicas e particulares brasileiras passaram a adotar de forma obrigatória a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No caminho, porém, surgiu a pandemia de covid-19, que alterou profundamente as formas de se relacionar com os alunos. Em meio a tantas dificuldades, a melhor forma de se replanejar neste ano é justamente por meio da BNCC, que serve de norte para as priorizações tão necessárias a serem feitas.
Com o objetivo de eleger habilidades prioritárias da BNCC em Matemática, NOVA ESCOLA convidou a especialista Luciana Tenuta para mapear aquilo que deve estar no foco dos professores no atual momento. Luciana é mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista do Time de Autores NOVA ESCOLA. A tabela de priorização está baseada no escopo-sequência original dos Planos de Aula NOVA ESCOLA, criado em 2017 por um grupo de especialistas coordenado por Kátia Smole, diretora do Mathema.
Em Matemática, Luciana priorizou para 1º, 2º e 3º ano as atividades relacionadas à compreensão do sistema de numeração decimal e as habilidades numéricas, além de cálculos fundamentais de adição, subtração, multiplicação e divisão. A especialista explica que utilizou como critérios, além dos conteúdos prioritários, aqueles possíveis de serem desenvolvidos em casa, já que estamos atravessando um período de aulas remotas ou suspensas. “A unidade temática dos Números é muito forte, porque é o carro-chefe dos anos iniciais”, afirma.
Além disso, priorizou-se a localização na Geometria e o desenvolvimento da noção de tempo em Grandezas e Medidas por serem noções complexas e importantes para o aprendizado dos estudantes, fáceis de serem trabalhadas a partir de situações cotidianas. Nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, há grande ênfase na resolução de problemas matemáticos, com o objetivo de desenvolver nos alunos diferentes estratégias para os cálculos.
Clique no botão abaixo para conferir a tabela em PDF, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas. Lembre-se que, como sempre, trata-se de uma sugestão que você pode e deve adaptar à realidade do seu replanejamento, da sua escola e de seus alunos.
PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.
*Texto atualizado em 09/06/2020: Diferente do que dizia a versão anterior da matéria, a tabela de priorização foi organizada por Luciana Tenuta. Kátia Smole coordenou a produção do escopo-sequência original dos Planos de Aula NOVA ESCOLA, em 2017. A informação foi corrigida.
Mais sobre esse tema