Apoio:

Para usar com os alunos

Para baixar: 5 jogos para usar com planos de aula

Seleção inclui propostas de trabalho com conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia

Durante a quarentena, os alunos podem usar as opções não digitais para jogar em família, com irmãos, pais ou responsáveis. Ilustração: Estúdio Kiwi

Jogos de tabuleiro, memória e baralho. Para auxiliá-los a elaborarem propostas que aliem o lúdico ao pedagógico, selecionamos cinco planos de aula que utilizam diversos tipos de jogos não digitais. Confira abaixo. Ao acessar os links, você pode clicar na aba “adaptações para usar a distância” e verificar as orientações para o uso neste período de quarentena.

Avançando com o resto

Área do conhecimento: Matemática

Indicado para: 5º ano

Nesse jogo de tabuleiro, vence quem calcular as divisões e os restos mais rapidamente. Por meio dele, os alunos poderão praticar o cálculo mental envolvendo multiplicação e divisão exatas e não exatas e, assim, entender a representação dos restos.

Veja o plano de aula

Baixe o tabuleiro do jogo

Brincando com frações

Área do conhecimento: Matemática

Indicado para: 4º ano

Nessa atividade lúdica com baralho, o objetivo é identificar, calcular e representar as frações unitárias de quantidades discretas e contínuas.

Baixe o baralho do jogo

De quem é este filhote?

Área do conhecimento: Ciências

Indicado para: 3º ano

Nessa proposta, os alunos conhecerão diversos animais enquanto filhotes e também após se tornarem adultos, depois buscarão compará-los por meio de uma adaptação do jogo da memória. Durante o desafio, a ideia é fazer com que as crianças percebam as semelhanças e as diferenças entre as duas etapas do ciclo de vida de cada animal.

Baixe o jogo de memória

Jogo da memória com antônimos e sinônimos

Área do conhecimento: Língua Portuguesa

Indicado para: 2º ano

Misturando elementos do jogo da memória e do stop, a proposta dessa atividade é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).

Baixe o jogo de memória

Mapas simples: o uso de representações para orientação e localização

Área do conhecimento: Geografia

Indicado para: 1º ano

O objetivo aqui é elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Baixe o mapa do jogo