Apoio:
Para baixar: 5 jogos para usar com planos de aula
Seleção inclui propostas de trabalho com conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Geografia
Jogos de tabuleiro, memória e baralho. Para auxiliá-los a elaborarem propostas que aliem o lúdico ao pedagógico, selecionamos cinco planos de aula que utilizam diversos tipos de jogos não digitais. Confira abaixo. Ao acessar os links, você pode clicar na aba “adaptações para usar a distância” e verificar as orientações para o uso neste período de quarentena.
Avançando com o resto
Área do conhecimento: Matemática
Indicado para: 5º ano
Nesse jogo de tabuleiro, vence quem calcular as divisões e os restos mais rapidamente. Por meio dele, os alunos poderão praticar o cálculo mental envolvendo multiplicação e divisão exatas e não exatas e, assim, entender a representação dos restos.
Brincando com frações
Área do conhecimento: Matemática
Indicado para: 4º ano
Nessa atividade lúdica com baralho, o objetivo é identificar, calcular e representar as frações unitárias de quantidades discretas e contínuas.
De quem é este filhote?
Área do conhecimento: Ciências
Indicado para: 3º ano
Nessa proposta, os alunos conhecerão diversos animais enquanto filhotes e também após se tornarem adultos, depois buscarão compará-los por meio de uma adaptação do jogo da memória. Durante o desafio, a ideia é fazer com que as crianças percebam as semelhanças e as diferenças entre as duas etapas do ciclo de vida de cada animal.
Jogo da memória com antônimos e sinônimos
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Indicado para: 2º ano
Misturando elementos do jogo da memória e do stop, a proposta dessa atividade é trabalhar as relações de sinonímia e antonímia (focando nos antônimos formados pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-).
Mapas simples: o uso de representações para orientação e localização
Área do conhecimento: Geografia
Indicado para: 1º ano
O objetivo aqui é elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Mais sobre esse tema