Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: promova uma caça ao tesouro na volta às aulas

Para ajudar na readaptação, essa atividade de deslocamento nos espaços da escola é uma forma divertida e segura para os alunos se mexerem e refletirem sobre o que estão sentindo

Atividade abre espaço para o diálogo sobre as novas regras e cuidados sanitários na escola. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Por conta da pandemia do coronavírus, a hora de voltar para a escola presencialmente é inédita e delicada para todos os envolvidos. Assim, mapear e acolher os sentimentos das crianças em uma eventual retorno é importante para dar sequência ao trabalho escolar. O objetivo da atividade a seguir, sugerida pelo consultor Luis Vasquinho, é acolher as crianças e mostrar de forma divertida que a escola é um espaço seguro e compartilhado, bem como demonstrar que a comunidade escolar está preocupada e aberta para falar sobre os sentimentos das crianças. Além disso, o momento também serve para discutir as novas regras e cuidados sanitários necessários para um retorno seguro (como o uso de máscaras, o distanciamento e os cuidados com a higiene). A estratégia sugerida aqui é propor uma espécie de “caça ao tesouro” nos espaços da escola. Vamos lá?

ATIVIDADE: CAÇA AO TESOURO NA VOLTA ÀS AULAS

Aproveite o retorno para discutir e acolher os sentimentos dos alunos


Indicado para: Turmas do 1º e 2º ano

Materiais: Baldes com água e sabão e “pistas” confeccionadas com EVA. 

Na BNCC: A atividade trabalha as Competências Gerais do Autoconhecimento e autocuidado (Competência 8), Comunicação (Competência 4), Argumentação (Competência 7), Empatia e Cooperação (Competência 9) e Responsabilidade e Cidadania (Competência 10). 


PASSO A PASSO

1. Conheça as recomendações sanitárias: O primeiro passo é se familiarizar com as recomendações mais atualizadas dos órgãos de saúde (OMS, Sociedade Brasileira de Pediatria etc.) bem como as adotadas pelo estado ou município em que a escola está localizada. Discuta com os outros professores e com a gestão escolar para organizar esses combinados. 

2. Prepare os espaços e as pistas da caça ao tesouro: Para trazer as informações de forma lúdica, uma sugestão é preparar vários baldes com água e sabão e mergulhar no recipiente plaquinhas,  feitas em EVA ou outro material resistente à água,  com frases de boas-vindas ou de incentivo (“Somos fortes” e “Vamos superar juntos”, por exemplo) que, ao final da atividade, possa ser montada pelas crianças. Espalhe os baldes pela escola - a quantidade será decidida por você, de acordo com o tempo disponível e a adesão da escola à atividade, mas tente definir pelo menos quatro momentos - e, em cada um, coloque os trechos da frase.

3. Divida os estudantes presentes em pequenos grupos: Diga às crianças que vocês participarão de uma caça ao tesouro na escola e separe os alunos presentes em pequenos grupos. 

4. Ofereça as pistas: elas deverão indicar para onde o aluno deve se deslocar para encontrar as partes do tesouro (“Local onde trabalha a secretária da escola”, “Local onde fazemos as refeições” etc). Ao escolher os espaços para a atividade, opte por aqueles que sejam arejados ou que permitam que os alunos sentem-se a uma distância segura. 

PONTO DE ATENÇÃO:  A ideia do balde com água e sabão é para reforçar os cuidados com a higiene: sempre que os alunos mergulharem as mãos no recipiente, aproveite para pedir para lavarem as mãos adequadamente (veja aqui um passo a passo) e reforce a importância do gesto para o cuidado de si e do coletivo. Outra possibilidade é colocar os trechos em um recipiente seco, mas, depois disso é importante que os alunos possam lavar as mãos ou utilizar o álcool gel. 

5. Aproveite os momentos para discutir os sentimentos: A cada pista, aproveite para discutir o “novo normal” da escola. Se o balde estiver no refeitório, por exemplo, converse com as crianças sobre como era o momento do lanche e como ele deve ser feito agora. Explique que as mudanças são pensadas para garantir a segurança de todos. Fique muito atento à fala deles e dê tempo para que expressem como estão se sentindo. 

PONTO DE ATENÇÃO: : Especialmente nesta faixa etária, é comum que o aluno tenha dificuldade em se expressar. Por isso, dê tempo para que cada um encadeie os pensamentos e verbalize o que está sentindo. “É muito importante valorizar o momento de fala dos alunos e entender o que eles sentem e quais expectativas têm a respeito do retorno”, aconselha o professor Vasquinho. 

6. Observe e mapeie os sentimentos:. A atividade também é oportuna para o professor entender como as crianças estão se sentindo. Algumas podem estar com medo, outras com raiva ou tristes. Uma sugestão é preparar uma tabela com o nome dos alunos em uma coluna e, em outra, uma régua ou escala dos sentimentos possíveis para fazer esse registro. Confira, abaixo, um exemplo:

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7.Construa a frase ao final da atividade: Para finalizar, peça para que as crianças juntem todos os pedaços da frase encontrada com base nas pistas e sugira que ela seja exposta na sala de aula ou em outro espaço da escola. Outra possibilidade é fotografar e enviar para os alunos que não puderam participar da atividade. Aqui, a sugestão foi construir uma frase motivacional, mas você pode optar por uma mandala, por exemplo, ou outra intervenção que julgue mais adequada. O objetivo é que o aluno compreenda que a situação é difícil, mas passageira, e que ele tem condições, ao lado dos colegas e da equipe da escola, de superá-la. 

8. Compartilhe as descobertas com os demais professores: Com base nas informações e observações que você conseguiu mapear com a atividade, faça uma reflexão com o restante da equipe, compartilhando o que foi descoberto sobre o perfil e os sentimentos expressos pelas crianças. Depois, discuta e desenvolva estratégias para ajudar os alunos


Esta Sugestão de Atividade foi elaborada pelo professor de Educação Física e pedagogo Luis Henrique Vasquinho

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